18 de janeiro de 2011

COCA-COLA e MENTOS

     Você já deve ter ouvido falar que tomar coca-cola diet ou light e ingerir uma bala Mentos pode levar à morte. Existem alguns sites na internet falando sobre isso e até mesmo histórias sobre crianças que morreram devido a essa "mistura mortal".
       Nada a ver!!!!!!!!!!!!!!!!!! Isso é pura invenção e sensacionalismo! Nem tudo que circula na net é verdade.


       O consumo de Coca-Cola ou Coca-Cola Light associado a balas não traz qualquer dano à saúde. Líquidos como refrigerantes, cervejas e águas minerais gasosas em contato com sólidos como areia, sal, açúcar ou gelo liberam o gás da bebida mais rapidamente.
      
       No caso dos vídeos que circulam na internet que mostram pessoas jogando balas da marca Mentos em garrafas de Coca-Cola ou Coca-Cola Light, a entrada da bala no meio líquido faz com que o gás se concentre ao redor dela. Esta concentração leva à expansão do gás, que sai pelo gargalo da garrafa rapidamente e em maior quantidade.
      
       Com relação ao ser humano, ao ingerir uma bebida gasosa, esta entra em contato com a comida e o máximo que pode ocorrer é uma pequena expansão do gás dentro da boca, que se dissipa rapidamente, até mesmo através de um "bom arroto".

       Na verdade, o que acontece é:

       As balas de Mentos provocam uma pequena revolução na garrafa: em contato com o refri, as balas aumentam a quantidade de gás e provocam o surgimento de bolhas grandes, que tendem a escapar na forma de um jato explosivo.

       O equilíbrio entre o gás e o líquido nos refrigerantes é facilmente quebrável. Se você pegar um pedaço de gelo e jogar na Coca, também vão se formar bolhas em torno dele. Qualquer coisa que quebre a homogeneidade do sistema gás-líquido provoca uma saída de gás.  

       Mas por que só com o Mentos a coisa bomba pra valer?

       Mais densa que o refri, a bala vai direto para o fundo da garrafa quando jogada lá dentro. Além disso, o Mentos tem ácido cítrico - o mesmo do limão -, que tende a aumentar a formação de gás carbônico. Outro fator é a superfície irregular da bala - vista pelo microscópio, ela apresenta buracos minúsculos. E, quanto mais irregular uma superfície, maior a tendência de provocar bolhas. E a Coca Light, apesar de ter se consagrado na internet como o refri ideal para essa bomba nojenta, não é a única bebida que provoca o jato,  com guaraná e soda também dá certo. Na teoria, isso pode acontecer com qualquer refrigerante, especialmente nos diet e light. Por ser mais denso por causa do açúcar, o refrigerante normal retém a expansão do gás carbônico. No refri diet, que não leva açúcar na fórmula, as bolhas têm mais liberdade para se movimentar.

AGORA, FAÇA ESSA EXPERIÊNCIA:

Geiser-cola

INGREDIENTES:
1 Coca-Cola Light -  2 litros
1 Pacote de bala Mentos
1 Tubo de cola branca

PROCEDIMENTOS:

1. Para conseguir uma explosão considerável, você vai precisar de mais de uma bala. A sugestão é grudar, com cola branca, sete confeitos de Mentos em sequência. Espere cerca de uma hora até a cola secar.

2. Só abra a garrafa na hora da experiência - senão o gás do refri escapa e a explosão perde a força. Com a tampa aberta, jogue as sete balas juntas e saia de perto! Por que sete balas? Por que dá uma explosão bacana. Quanto mais balas, maior a sujeira...

3. O gás que forma as bolhinhas do refrigerante é o gás carbônico, colocado dentro da garrafa a uma pressão de 5 atmosferas, cinco vezes a pressão normal da atmosfera. Por causa disso, qualquer alteração no refri pode fazer com que o gás fique mais agitado e tenda a escapar.

4. Quando a  "rajada de Mentos" é jogada no refrigerante, duas coisas acontecem simultaneamente. A primeira é que o ácido cítrico da bala é dissolvido pela água. Isso desencadeia uma série de reações físicas que culminam com a geração de mais bolhas de gás carbônico

5. A segunda coisa que acontece é que, como o Mentos é sólido e pesado, as balas vão direto para o fundo da garrafa. Nesse movimento, os microporos da superfície da bala tendem a agir como pontos de atração de bolhas, formando bolhas cada vez maiores junto da bala.

6. Essas bolhas grandes de gás carbônico se formam no fundo da garrafa - mas, como são leves, tendem a subir. Conforme sobem violentamente, elas arrastam parte do líquido para cima e vão formando um número maior de pequenas bolhas, ganhando volume.

7. Para sair da garrafa, esse turbilhão de bolhas e líquido enfrenta um último desafio: o gargalo da garrafa. Submetida a esse "estreitamento de pista", a mistura sai a uma pressão elevada, gerando um jato de refri que pode alcançar quase 2 metros de altura!

ATENÇÃO!

Este EXPERIMENTO  faz muita sujeira! É importante também se afastar da garrafa após jogar as balas!

4 comentários:

  1. Super bacana seu blog! Os posts são excelentes...

    Já estou seguindo e voltarei mais vezes!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. legallllllllllllllllllllll!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: