11 de janeiro de 2011

LOBO-GUARÁ (Chrysocyon brachyurus)


Classe:  Mammalia

Ordem: Carnivora

Família: Canidae

Nome científicoCrysocyon brachyurus

Nome vulgar: Guará ou lobo-guará

Nome em inglês: Maned wolf

Distribuição mundial: Brasil, Paraguai, Peru e Bolívia.

Distribuição no Brasil: do Rio Grande do Sul até o sul do Pará e Maranhão, incluindo os estados das regiões centro-oeste, sudeste e nordeste.

Categoria de ameaça:  vulnerável
       O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo nativo da América do Sul. É um primo distante dos cães do pólo-norte e parente próximo da raposa-do-campo e do cachorro-do-mato. É muito tímido e solitário, mas não é feroz como muitos pensam. O lobo-guará só ataca quando está com medo.

       Inconfundível, possui patas tão compridas que chegam a atingir 1 metro, estando assim adaptado para a locomoção entre as altas gramíneas do cerrado. A cabeça também é alongada e as orelhas são grandes, eretas e com o pavilhão aberto para diante. Sua cor geral é parda avermelhada, mais clara na região ventral e mais escurecida na dorsal. As patas são inteiramente negras. Cabeça pequena, orelhas grandes, focinho afilado. Alimentam-se de pequenos roedores, aves, répteis, peixes, insetos, moluscos e frutas silvestres, como a lobeira, um fruto parecido com o tomate.

       Ao contrário dos outros lobos, seus hábitos são solitários, formando casais apenas na época de reprodução. Uma vez ao ano a fêmea concebe de 2 a 4 filhotes. Os lobinhos são pardoscom a ponta da cauda branca. Eles recebem cuidados tanto da mãe quanto do pai.



Longevidade: 13 anos

Tamanho: 95 a 115 cm (corpo) e 38 a 50 cm (cauda)

Peso: 20 a 30 kg

      
       AMEAÇAS: A principal ameaça ao lobo-guará provém da redução e destruição do seu habitat, principalmente pela conversão de terras para agricultura e pecuária extensiva, que altera o equilíbrio e a diversidade biológica do ecossistema. Assim, acaba buscando alimento nos ambientes domiciliares, predando animais domésticos, o que, em decorrência, acaba gerando o seu abate ilegal por tiro pelos granjeiros e fazendeiros. Outras ameaças são a suscetibilidade à doenças de cães domésticos e atropelamentos em estradas.

       CURIOSIDADE: Há uma relação de troca interessante entre o lobo-guará e a lobeira: este fruto muito consumido por esta espécie, ajuda a equilibrar a excessiva quantidade de proteína da sua dieta, prevenindo algumas doenças. Por outro lado, as sementes eliminadas em suas fezes garantes a repovoação da espécie vegetal.

       COMO AJUDAR: Colabore com a Pró-Carnívoros, que mantém um projeto de biologia e conservação do lobo-guará na Estação Ecológica de Águas Emendadas (DF), e em outras áreas onde também se encontra essa espécie. A instituição mantém o site atualizado com informações sobre as próprias atividades e sugere diversos caminhos para quem deseja colaborar.
                                   Acesse: http://www.procarnivoros.org.br/

Fontes:
Livro -  100 Animais Ameaçados de Extinção no Brasil e o que você pode fazer para evitar. Sávio Freire Bruno






      
     


4 comentários:

  1. adorei, tem tudo pro meu trabalho sobre extinção. vou falar sobre o lobo-guará!

    ResponderExcluir
  2. ESTOU PREPARANDO NOVA EXPOSIÇÃO DE PINTURAS SOBRE ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO. SUAS FOTOS SÃO LINDAS E O TEXTO MUITO ESCLARECEDOR.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: