26 de abril de 2011

JOHN JAMES AUDUBON

      Hoje, em 26 de março de 2011, quem acessar a página inicial do Google se deparará com uma bela pintura de John James Audubon, homenageando pelo seu 226º aniversário. Essa bela pintura chamou minha atenção e resolvi pesquisar sobre seu criador. 


      John James Audubon (26 de Abril de 178527 de Janeiro 1851) foi um naturalista norte-americano de origem francesa, especializado na ilustração científica de aves. O seu trabalho mais conhecido The Birds of America (As Aves da América em língua portuguesa) alcançou, durante a sua vida, sucesso comercial e trouxe-lhe enorme popularidade junto do público. O prestígio científico alcançado pela obra valeu-lhe elogios e permitiu-lhe tornar-se o segundo americano (depois de Benjamin Franklin) a ser incluido à selecta Royal Society britânica para as ciências. No final de sua vida, ele dedicou-se a pintar quadrúpedes da América.











      Lindas pinturas! Bom, conheçam agora o outro lado da história:

      Nascido em 26 de abril de 1785, Audubon era um ornitólogo, naturalista, caçador e pintor. Ele ficou amplamente conhecido por seu trabalho ao catalogar as aves da América do Norte.
      A arte de Audubon é realmente impressionante, repleta de cores e movimentos, sempre ambientada o mais próximo possível da realidade. Quem já tentou observar pássaros deve ter percebido que não é uma tarefa muito fácil capturar o movimento, então como Audubon conseguia reproduzir com tanta fidelidade os movimentos?
      Aqui é que entra a parte “controversa”: Todas as aves retratadas foram mortas por Audubon e empalhadas, usando estruturas de arames para criar cenas um pouco mais dramáticas do que a realidade (como um bom artista o faria ). Porém, trata-se de uma outra época e essa prática era muito comum entre os ornitólogos.
      Audubon sempre desenhava em tamanho real, o que explica porque algumas das aves maiores têm uma aparência um tanto contorcida: elas simplesmente não cabiam na tela! Suas obras são uma combinação de aquarela, giz ou pastel (para as penas) e guache.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: