10 de setembro de 2011

REINO ANIMAL - PLATELMINTOS E NEMATÓDEOS






















COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS:  Neste ano de 2011, tenho em uma turma de 6ª série um aluno com deficiência visual (cego), isso fez com que eu me sentisse desafiada a encontrar alternativas que pudessem explorar o sentido do tato e facilitar a compreensão daquilo que ele não pode ver. No estudo dos platelmintos e nematódeos utilizei massa cozida dos tipos talharim (corpo longo e achatado como dos platelmintos) e espaguete  (corpo fino, cilíndrico e afilado nas pontas como nematódeos). Para minha surpresa não só o referido aluno aproveitou a atividade, como toda a turma que envolveu-se bastante. Anteriormente, quando estudamos os poríferos, utilizei uma berinjela para que manuseassem, sentido a forma e textura (veja descrição completa na postagem sobre Poríferos). Infelizmente este meu aluno está mudando para outra cidade, sentiremos muita saudade pois é um menino querido, inteligente, um exemplo de superação. Sou grata a ele por avivar em mim meu lado de improvisação que estava meio adormecido, continuarei buscando materiais alternativos e atividades práticas para incrementar minhas aulas, pois todos os alunos aprendem mais dessa forma, e a Ciências fica uma disciplina mais atraente e divertida. Cada vez que chego na aula, eles já perguntam: " O que vamos fazer hoje?" "O que a senhora trouxe para a gente ver e pegar?"

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