10 de abril de 2012

AREIA - UM MUNDO DE GRÃOS


DE ONDE ELA VEM?
A areia é um tipo de solo que está sempre se formando e se modificando. Esse processo todo começa quando elementos como rochas, conchas e vegetais se decompõem com a ação da água, do vento e do calor. Com o passar do tempo, eles se transformam em partículas que são levadas pela água dos rios, por enxurradas, geleiras e ventos e vão parar nos mais diversos lugares, formando diferentes paisagens pelo planeta. 


MUITAS DIFERENÇAS 
A areia é formada por materiais diferentes, de acordo com a origem dos grãos e o local onde eles se juntam. A areia das praias, por exemplo, tem sal e vestígios de conchas e corais, que não se veem na areia dos desertos. A cor da areia também varia, dependendo dos seus componentes, por isso há praias branquinhas, outras mais amareladas ou vermelhas e até algumas com areia preta, composta principalmente por rochas vulcânicas. 


O SAARA NA AMAZÔNIA
Ao estudar imagens e informações colhidas por satélites, pesquisadores descobriram partículas de areia na floresta Amazônica que vêm do deserto do Saara, na África. Elas são trazidas pelo vento, atravessam o oceano Atlântico e chegam ao solo da floresta graças às chuvas frequentes da região. Essa areia do deserto é uma das fontes de nutrientes que fertilizam o solo da Amazônia e garantem a vida à vegetação local. 


VIDA ESCONDIDA
A areia da praia é a casa de muitos bichos, alguns deles microscópicos. Observando com cuidado, você acha furinhos e rastros que dão pistas para localizar vários moluscos, crustáceos e outros animais que se escondem entre os grãos de areia. Dependendo da espécie, eles podem se instalar na parte mais distante da água do mar, na parte mediana, que recebe água só quando a mare sobe, ou na areia que está sempre submersa. 


MUITA DIVERSÃO!
Você é do tipo que adora construir castelos de areia? Tem gente que leva essa brincadeira bem a sério e existem até concursos pelo mundo. Os artistas criam castelos e outras esculturas usando areia. Vale fazer um personagem, uma paisagem ou o que mais vier à cabeça. De acordo com o Guinness Book, o livro dos recordes, um incrível castelo de 9,6 metros de altura é o mais alto em areia já erguido!


É DE VERDADE!
De vez em quando, um vilão de filme ou desenho cai numa poça de areia movediça. O incrível é que esse tipo de armadilha existe mesmo. Se a água de um rio inunda uma região cheia de areia, entre duas áreas elevadas, forma-se algo como uma piscina pastosa de areia. Só que ela não é tão perigosa como parece. Uma pessoa pode boiar na areia movediça até encontrar a margem, mas animais podem atolar e ficar presos.


QUE POEIRÃO!
Os desertos parecem verdadeiros oceanos de areia. E têm até tempestades! Muitas vezes, os raios solares esquentam muito o solo e rompem a camada de ar gelado que se formou sobre ele durante a noite. O deslocamento de camadas de ar causa ventos de até 100 quilômetros por hora, que arrastam grandes quantidades de areia. Só no deserto do Saara acontecem mais ou menos 80 tempestades de areia por dia.


VOCÊ SABIA QUE...
O tamanho dos grãos de areia varia conforme o material de que se originam e a distância que percorreram? 

Grãos mais finos viajaram muito e se desgastaram mais. 

Os ventos formam redemoinhos de areia, que, com o tempo, dão origem às dunas? 

Alguns cientistas calcularam que há mais grãos de areia na Terra do que estrelas na parte que podemos ver do Universo? 

Uma praia do Havaí tem areia verde? Minerais como magnésio e ferro garantem essa cor. 

Há colecionadores de areia que recolhem amostras pelo mundo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: