4 de abril de 2012

DISTRIBUIÇÃO DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA

Onde é encontrada a Diversidade Biológica?

Richard B. Primack e Efraim Rodrigues


      Os ambientes mais ricos em termos de quantidades de espécies são as florestas tropicais, os recifes de corais, os grandes lagos tropicais e as profundezas do mar. Há também abundância de espécies em habitats tropicais secos, como florestas tropicais estacionais, savanas (cerrados), desertos e regiões temperadas de arbustos de clima mediterrâneo como as encontradas no sul da áfrica, sul da Califórnia e sudoeste da Austrália. Nas florestas tropicais, esta diversidade é devida principalmente à grande abundância de espécies de animais em uma única classe: os insetos. Nos recifes de corais e nas profundezas do mar, a diversidade se deve a uma gama muito mais ampla de filos e classes. A diversidade no fundo do mar pode ser devida à longa existência, tamanho de área e estabilidade desse meio ambiente, bem como a especificidade de determinados tipos de sedimentos. A razão da grande diversidade de peixes e outras espécies em grandses lagos tropicais, é a rápida radiação evolucionária em uma série de habitats produtivos e isolados.






     Em quase todos os grupos de organismos, a diversidade de espécies aumenta em direção aos trópicos. Por exemplo, a Tailândia tem 288 espécies de mamíferos, enquanto que a França possui apenas 93, e os dois países ocupam, a grosso modo, a mesma área. O contraste é particularmente notável no caso das árvores. Um hectare de floresta na Amazônia peruana ou na Baixa Malásia tem aproximadamente 200 ou mais espécies, enquanto que uma floresta temperada contém 30 espécies por hectare ou menos. Os padrões de diversidade das espécies terrestres encontram paralelo nos padrões das espécies marinhas e aumento semelhante de diversidade de espécies em direção aos trópicos. Por exemplo, a Grande Barreira de Recifes, na costa da Austrália, tem 50 gêneros de Corais formados por recifes em seu limite norte onde ele se aproxima dos trópicos, mas apenas 10 gêneros em seu limite sul.





     A maior diversidade de espécies é encontrada nas florestas tropicais. Embora as florestas tropicais ocupem apenas 7% da extensão da Terra, elas contém mais da metade das espécies de todo o mundo. Esta estimativa é baseada apenas em amostras limitadas de insetos e outros artrópodes, grupos que são conhecidos por conter a maioria das espécies do mundo. Estimativas do número de espécies de insetos não descritos nas florestas tropicais, variam de 5 a 30 milhões. Dez milhões é uma estimativa considerada razoável atualmente. Se esta quantidade estiver correta, significa que os insetos encontrados nas florestas tropicais podem representar 90% das espécies de todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: