16 de abril de 2012

SURICATOS: OS OLHOS DA SAVANA




À primeira vista estes bichos parecem indefesos, mas não se deixe enganar! Os suricatos são muito espertos e escapam até de predadores como águias e felinos. Sabe qual é o segredo de tanto sucesso? Viver em grupos em que todos dividem tarefas importantes para nunca deixar os companheiros sozinhos numa enrascada. 

A UNIÃO FAZ A FORÇA 
Cada grupo reúne até 40 animais que moram em túneis cavados por eles mesmos. As tocas se comunicam entre si e têm várias portas para facilitar a entrada se um predador aparecer. E o que não falta no bando é organização. Todo mundo tem uma tarefa, que pode variar a cada dia: alguns procuram comida, outros ficam nas tocas, ajudando as famílias, e há até os que cuidam da segurança do grupo todo. É graças a toda essa trabalheira que os suricatos conseguem sobreviver mesmo sendo mamíferos tão pequenos. 

FICHA DO BICHO :
TAMANHO -
 cerca de 30 centímetros 
PESO - mais ou menos um quilo 
ALIMENTAÇÃO - insetos, larvas, roedores, aranhas, escorpiões, cobras, ovos e frutas 
TEMPO DE VIDA - até 13 anos 
ONDE VIVE - no sul da África 

O olfato é apurado para encontrar inimigos e achar presas enterradas em buracos. Pelos escuros ao redor dos olhos protegem contra a luminosidade, como óculos de sol. As orelhas se dobram para impedir a entrada de areia enquanto o animal cava sua toca. 


AS MELHORES BABÁS 
Os suricatos se unem até para cuidar dos filhotes: enquanto as fêmeas que estão amamentando saem para comer, outros machos e fêmeas cuidam dos bebês, sem se afastar deles até a mãe voltar. 



SEGURANÇA MÁXIMA 
Para garantir que o grupo esteja a salvo, alguns suricatos ficam, todo dia, em lugares altos da região em que vivem. Aí, se veem algum predador, eles emitem um som alto e todos voltam para as tocas.


5 comentários:

  1. Olá, adoro os suricatos, acompanho assistindo as séries no Animal Planet, sao muito inteligentes., rápidos, adoro mesmo, a ponto de chorar, quando acontece algo, pois, vários suricatos das séries morreram, salvando os seus filhotes, muito triste, é uma pena que parece que acabou e agora somente ficam reprisando , pena mesmo, eles são muito interessantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São animais fascinantes Maria, que bom que tens tanta sensibilidade em relação a eles... Bjs

      Excluir
  2. brigado pela ajuda pro meu trabalho

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: