31 de março de 2012

      O homem é um grão de areia na imensidão da terra. E não erra quem diz que a terra inteira é um grão poeira no universo e que meu verso é nada comparado a tais grandezas. Mas, digo com certeza, meu verso, comparado à vida, tem alto valor, pois, há de ficar quando minha vida se for. E então! Respondam-me, por favor: Qual o valor mais alto? O universo, a terra, a vida ou o verso? É verdade que o homem é um grão na imensidão da terra. Mas, é um grão que guarda em si a vida, o amor e o verso. E então se dá o reverso: o grão de pó ganha grandeza. E nós ganhamos a certeza que a poesia indica: as eras do universo passam e o homem que ama fica.

(Da obra de Carlos Alberto Soffredini) HOJE É DIA DE MARIA 

30 de março de 2012

TAMANDUÁ-MIRIM

Essa é outra espécie de mamífero que tive a alegria de conhecer pessoalmente, pena que numa situação desfavorável ao animal:


Nome Científico: Tamandua tetradactyla

Nome popular: Tamanduá-mirim, tamanduá-de-colete

Mamífero Xenartro da Família Myrmecophagidae

Distribuição: Ocorre na América do Sul


Descrição: A pelagem é curta e densa e sua coloração é amarela pálida, com duas listras pretas que avançam da região escapular até a porção posterior do animal, lembrando um colete. O comprimento de corpo é geralmente entre 47 e 77 cm, com uma cauda de 40 a 68 cm, e o peso em torno de sete kg.
    O tamanduá mirim possui a cauda preênsil sendo sua extremidade desprovida de pêlos. Os membros anteriores são muito desenvolvidos e cada um apresenta quatro dedos com garras recurvadas, sendo que a garra do terceiro dedo é a maior, mas proporcionalmente não tão longa quanto a equivalente no tamanduá-bandeira. Já o membro posterior apresenta cinco dedos com garras menores. 

   Quando o tamanduá- mirim é atacado, sua defesa consiste em assumir uma postura ereta, sob um tripé formado por suas pernas traseiras e sua cauda, deixando assim as garras dianteiras livres para o combate.

    Esta espécie utiliza de diferentes habitats, como floresta decídua, floresta úmida, cerrado etc. No Brasil, a espécie ocorre em todos os biomas (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Campos Sulinos).
    Tem hábitos preferencialmente noturnos, mas também costuma sair em busca de alimento durante o crepúsculo. Mamífero, prefere alimentar-se de insetos, sendo a formiga e o cupim seus preferidos. Utiliza as fortes garras para fazer um buraco no cupinzeiro e, com a língua, captura os insetos.
    Esta espécie encontra-se ameaçada pela ação predatória dos homens, pela redução das florestas, pelas queimadas que eliminam sua fonte de alimento, pelos atropelamentos em rodovias que cruzam seu habitat natural e pelo ataque de cães domésticos.

RINOCERONTES À CAMINHO DA EXTINÇÃO



    Os rinocerontes são grandes mamíferos perissodátilos (com número ímpar de dedos em cada pata) caracterizados por apresentarem uma pele espessa e pregueada e um ou dois chifres sobre o nariz; é esta característica que está na origem do nome.
    Estes animais habitam as savanas e florestas tropicais da África e Ásia.
    Como símbolo do safári africano, pertence ao grupo de animais selvagens chamado de big five, correspondente aos cinco animais mais difíceis de se caçar:leãoleopardoelefantebúfalo e rinoceronte.

    No entanto, mesmo sendo difíceis de se caçar, eles têm sido alvo fácil de gangues de caçadores, especialmente para a extração de seus chifres, que são utilizados na medicina alternativa popular.

      Em oito anos, os rinocerontes poderão ser extintos da África do Sul e após certamente da Ásia. 
    Só nos três primeiros meses de 2012 mais de mil rinocerontes foram mortos durante caçadas esportivas promovidas por agências de turismo. O número corresponde ao triplo do que foi registrado em todo o ano de 2011 no país.
                                            Rinoceronte encontrado morto e sem os chifres.

        Na extração dos chifres, o caçador arranca metade da cabeça do animal, que acaba morrendo de dor e hemorragia. Uma crueldade!
    A Avaaz está fazendo uma petição mundial para pressionar a criação de medidas que protejam os rinocerontes, basta seguir o link :
                          http://www.avaaz.org/po/save_rhinos/?cl=1695174438&v=13397


    Eu já assinei e você vai ficar aí de braços cruzados???


Fontes e mais informações:


http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/20823/caca+de+rinocerontes+na+africa+do+sul+pode+levar+especie+a+extincao.shtml


http://artedofim.blogspot.com.br/


http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/efe/2012/03/27/caca-furtiva-na-africa-do-sul-ameaca-rinoceronte-de-extincao.jhtm


http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/03/caca-excessiva-de-rinocerontes-na-africa-do-sul-ameaca-especies.html

26 de março de 2012

FURÃO-PEQUENO

Recentemente tive o prazer de conhecer pessoalmente esse animal muito gracioso, aqui vão algumas imagens e informações sobre o Furão-pequeno:

Espécie: Galicits cuja

Nome Popular: furão, furão-pequeno

Família: Mustelidae

Tamanho: 55 a 64 cm

Peso: 1 kg

Coloração: focinho, ventre, patas e pescoço são pretos, partes superiores e laterais cinzento-amareladas.

Habitat: áreas abertas e florestadas

Alimentação: pequenos mamíferos

Curiosidades: corre muito bem por entre a vegetação fechada e baixa, devido ao formato de seu corpo. Podem formar grupos familiares que buscam juntos por alimentos, andando em fila indiana.

Distribuição Geográfica: Sul e Sudeste do Brasil.

20 de março de 2012

RECICLANDO GARRAFAS PET

      Uma garrafa PET leva mais de 400 anos para se decompor no meio ambiente, assim sua reciclagem e reutilização na transformação de novos produtos são essenciais para um Mundo mais Sustentável.
     Aqui vão algumas ideias de reaproveitamento de Pet's:

















No link abaixo, veja um modelo de vassoura utilizando garrafa PET:

http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?Editoria=7&SubEditoria=27

RECICLANDO PNEUS

Pneus velhos podem ser reaproveitados e transformados em puffs, vasos de flores, balanços para crianças, divãs, sofás, entre outros. Basta usar a criatividade!