7 de abril de 2013

SAPOS SÃO SERES INOFENSIVOS E MUITO FOFOS!!!


Essa foto é para desmitificar as histórias que cresci ouvindo e que ainda ouço sobre sapos.

# Eles não esguicham veneno, o par de glândulas paratóides (produtoras de toxina) ficam atrás dos olhos e só liberam o "veneno" se forem pressionadas.
# Eles não urinam veneno e sim "xixi" mesmo. O seu xixi é venenoso?
# A pele deles não é venenosa, apenas "geladinha " e rugosa.
# Eles não dão "cobreiro" ou alergias.
# Eles não mordem nem arranham.

Sapos são anfíbios inofensivos, que tem fundamental importância no equilíbrio dos ecossistemas, devido à seu papel nas cadeias alimentares. Ele controla o tamanho das populações de insetos e outros pequenos invertebrados.

Sapos respiram por pulmões pouco desenvolvidos e através da pele (respiração cutânea), necessitam de água para reprodução e dependem de ambientes úmidos e sombrios para sua sobrevivência, já que são bastante suscetíveis à desidratação.

Não ponha sal ou álcool sobre os sapos, eles poderão morrer desidratados ou sofrer graves queimaduras. Isso é crueldade!

Não mate os sapos! Você prefere ter um sapo inofensivo no seu quintal ou diversos insetos transmissores de doenças dentro de sua casa?

Ensine seus cães e gatos a conviverem com sapos, a fim de que não desfiram mordidas e ataques sobre ele.

Ignorância é o desconhecimento de alguma coisa. Ignorância gera medo, e o medo gera atitudes irracionais. Não seja ignorante! Preserve os sapos, rãs e pererecas!

3 comentários:

  1. Perfeito o texto, eu adoro esses animais, e queria muito que as pessoas entendessem a importância deles para os ecossistemas.

    ResponderExcluir
  2. Amo sapos, rãs e pererecas. Queria saber se posso criá-los em casa, em um aquário, e qual desses é mais fácil para criar. Ouvi dizer que é a rã, por não pular tanto quantos os outros.

    ResponderExcluir
  3. Amo esses animais. Queria saber se posso criá-los em casa, num aquário, sem prejudicá-los. Qual deles é mais adepto?

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: