9 de abril de 2013

VOCÊ SABE QUANTAS ÁRVORES SÃO NECESSÁRIAS PARA FAZER PAPEL?


   


    
Com certeza, você já deve ter ouvido alguém fazer essa pergunta ou até mesmo você já tenha se perguntado sobre isso.

No Brasil, o papel para uso em impressão, embalagens e diversos outros produtos do nosso dia a dia, é produzido a partir de polpa de celulose, fabricada por meio de processos industriais cuja matéria-prima são as árvores. No País, 100% das árvores utilizadas para este tipo de produção vêm de plantios florestais, poupando, desta forma, nossas florestas nativas.

Mas você sabe o que são florestas nativas?

Florestas nativas são aquelas naturais de uma região, com características próprias e que englobam um ecossistema complexo e único. Esse tipo de floresta deve ser preservado, pois constitui a riqueza e biodiversidade.



Para evitar o uso das florestas nativas, uma das medidas é o plantio florestal, com espécies indicadas especificamente para os produtos que se quer obter. É como uma agricultura de árvores: assim como planta-se milho, arroz, feijão etc para consumo, estas árvores são plantadas com o propósito de gerar produtos para nosso dia a dia.

No Brasil, as árvores mais utilizadas para produção de papel são o eucalipto (originário da Austrália) e o pinus (da América do Norte). Essas árvores são de crescimento rápido e o Brasil é hoje um dos líderes mundiais na produção de papel e celulose.

Essa é a grande vantagem das florestas plantadas - servem como substitutas das florestas nativas e suas árvores tem um ciclo rápido de vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: