29 de outubro de 2013

SAPOS, RÃS E PERERECAS

Os anfíbios são animais que vivem parte de sua vida em ambiente aquático (fase larval) e parte em ambiente terrestre (adulto). No Brasil, ocorrem cerca de 800 espécies, sendo que o grupo mais diversificado é o dos anuros.

Os anuros compreendem animais sem cauda. Fazem parte desse grupo os sapos, pererecas e rãs. Esses seres são frequentemente motivo de medo e nojo por grande parte das pessoas, entretanto não há motivo para pânico. Vamos conhecer algumas características desses animaizinhos?


Os sapos são geralmente da família Bufonidae. Apresentam pele seca e áspera, sendo capazes de dar pequenos saltos. Frequentemente os adultos são encontrados em ambientes com pouca água, entretanto eles voltam para lagos e lagoas na época de reprodução. Eles possuem tamanho médio e não são usados na alimentação humana. 

Os sapos possuem uma glândula de veneno localizada próxima à região dos olhos. Vale destacar que não há motivo para pânico, pois, diferente do que muita gente pensa, eles não lançam veneno. A substância tóxica só é liberada quando a glândula é pressionada, como quando o animal é mordido por outro. Entre as espécies de sapo brasileiras, podemos destacar o sapo-cururu (Bufo marinus).




Existem espécies de rãs em inúmeras famílias, mas podemos destacar a família Ranidae e Leptodactylidae. Esses animais são de tamanho médio a grande, sendo capazes de darem saltos longos que podem atingir mais de 1 metro de comprimento. Diferentemente dos sapos, gostam de viver próximos a lagos e lagoas. A pele é mais fina e úmida que a dos sapos e suas patas traseiras são longas. As rãs frequentemente são usadas na culinária.





Por fim, temos as pererecas, que, assim como as rãs, possuem representantes em diversas famílias, sendo uma delas a família Hylidae. Quando comparadas a sapos e rãs, ela apresenta tamanho muito reduzido. Sua pele é lisa e úmida como a das rãs, podendo ser diferenciada pelos seus dedos. Os dedos das pererecas possuem ventosas que permitem que elas literalmente subam pelas paredes. Essas ventosas são importantes, uma vez que elas possuem hábito arborícola. 

Agora você já sabe a diferença entre esses três tipos de anfíbios! Quando ouvir alguém falando que a rã é a fêmea do sapo, explique a diferença‼!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: