26 de novembro de 2013

LAGARTA-VERDE: Opsiphanes sp.

Resolvi publicar alguma coisa referente a esta bela lagarta, especialmente após um comentário deixado no blog referente à postagem da Lagarta-do-coqueiro.

Pesquisei bastante, mas encontrei pouco material sobre a lagarta abaixo:


Quanto a identificação, arrisco-me somente ao gênero: Opsiphanes.

Existem várias espécies e subespécies bastante semelhantes, mas todas inofensivas. Algumas alimentam-se de coqueiros, especialmente o gerivá, outras de palmeiras e até mesmo de helicônias.

Há algum tempo surgiu uma na minha casa, peguei-a delicadamente e coloquei no coqueiro do vizinho, hehehehehe... Fotografei a interação com a mesma para comprovar que é inofensiva, quando encontrar as fotos, publico aqui neste post.

Abaixo imagens de adultos de uma das espécies de Opsiphanes: 



http://ppbio.inpa.gov.br/sites/default/files/Guia_borboletas.pdf

6 comentários:

  1. muito legal encontrei uma dessa aqui na minha casa e ela ja virou casulo quero ver como vai ficar a borboleta, eu ate dei um nime para ela, resolvi chamala ela de RAINBOW porque toda ves que olhava para a cor verde dela lambrava do arco-iris..

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa tambrt apareceu delas, mas algumas sumiram. Uma delas pôs ovos e definhou sobre eles até a morte, cuidando deles. Ela não deveria virar horboleta e e só dps por ovos? Fiquei triste com a morte dela, pois já era de estimação...

    ResponderExcluir
  3. estou com duas destas num cioqueieinh do meu jardim, alguém sabe sobre o ciclo?

    ResponderExcluir
  4. Olá poxa ela apareceu aqui na minha palmeira fez um estrago 😔consegui tirar e por em um terreno abandonado com vários verdes , vamos vê se eu consigo salvar a palmeira . Pois acho que ela vai se dar bem aonde eu a deixei.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: