20 de maio de 2014

CONSUMO VERDE - TEXTO E ATIVIDADES




Consumo verde é aquele em que o consumidor, além de buscar melhor qualidade e preço, inclui em seu poder de escolha, a variável ambiental, dando preferência a produtos e serviços que não agridam o meio ambiente, tanto na produção, quanto na distribuição, no consumo e no descarte final.

Esta estratégia tem alguns benefícios importantes, como o fato de os cidadãos comuns sentirem, na prática, que podem ajudar a reduzir os problemas ambientais. Além disso, os consumidores verdes sentem-se parte de um grupo crescente de pessoas preocupadas com o impacto ambiental de suas escolhas.

Mas a estratégia de consumo verde tem algumas limitações. Os consumidores são estimulados a trocar uma marca X por uma marca Y, para que os produtores percebam que suas escolhas mudaram.

A possibilidade de escolha, portanto, acabou se resumindo a diferentes marcas e não entre consumismo e não-consumismo. Muitas empresas passaram a se interessar em mapear o poder de compra de pessoas com alto poder aquisitivo interessadas em um estilo de vida de baixo impacto ambiental, percebendo-as como um novo nicho de mercado. Assim, a necessidade de redução e modificação dos padrões de consumo foi substituída pelo simples “esverdeamento” dos produtos e serviços.

Além disso, o consumo verde atacaria somente uma parte do problema – a tecnologia – enfatizando o desenvolvimento de produtos verdes para uma parcela da sociedade, enquanto os pobres ficam com produtos inferiores e com um nível de consumo abaixo da satisfação de suas necessidades básicas. O tema da desigualdade no acesso aos bens ambientais desapareceu completamente dos debates e propostas de consumo verde .




EXPLORANDO O TEXTO:

1. PROCURE AS PALAVRAS E COMPLETE AS FRASES ABAIXO:

C
I
D
A
D
Ã
O
S
U
L
K
Z
Ç
X
R
V
E
R
D
E
B
C
T
A
V
M
P
R
E
Ç
O
T
O
S
B
E
N
S
X
A
C
N
A
M
B
I
E
N
T
E
Z
O
D
L
F
I
M
P
A
C
T
O
A
B
Z
M
A
R
C
A
W
C
O
M
P
R
A
Q
N
I
V
E
L
M
F
S
V
I
D
A
B



a) Consumo______________________ 

b) Melhor qualidade e __________ 

c) Meio_________________________ 

d) _______________________comuns 

e) ___________________ambientais 

f) Trocar um___________________X 

g) Mapear o poder de____________ 

h) Estilo de ___________________ 

i) ______________de consumo baixo 

j) ____________________ambientais 

*As palavras estãos no texto, é só procurar a frase e completar. 


2. Selecione algumas frases e produza um texto com o tema: MUNDO VERDE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: