4 de fevereiro de 2015

JOGOS QUE MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

Jogo da Água: neste jogo da Câmara dos Deputados, os pequenos precisam encontrar soluções para oito situações que podem causar o desperdício de água, como escovar os dentes e lavar roupas. Ao escolher a melhor forma de lidar com problemas do dia a dia, eles aprendem novas maneiras de economizar água.

Patrulha Gota D’Água: as crianças ajudam o Super H2O a acabar com o desperdício e aprendem mais sobre a importância da água. Neste jogo do Clubinho Sabesp, as crianças precisam recolher as gotas desperdiçadas pela cidade e fugir dos vilões Ratantan e Dr. Gastão. Os menorezinhos vão adorar a aventura!

Água em Jogo: este game é perfeito para os adolescentes. O desafio é evitar o racionamento de água para a população. Com uma interface bastante realista, o mais bacana é que o jogo da Agência Nacional de Águas (ANA) conta com eventos naturais inesperados, como inundações e períodos de estiagem, além de indicadores e ferramentas reais de fiscalização.


A TERRA - O LUGAR DE TODOS

A Terra – o lugar de todos


A Terra é o único planeta do Sistema Solar que possui seres vivos (plantas, animais, seres humanos e os microorganismos).
Na Terra, todos os seres vivos estão mergulhados em uma “casquinha” de ar. É a atmosfera, uma fina camada de ar (mistura de gases) que envolve a Terra. O oxigênio, um dos gases que forma o ar, é indispensável para a respiração dos seres vivos.
A crosta terrestre, sobre a qual vivemos, é uma fina camada sólida que se apóia em rochas derretidas e viscosas, situadas logo abaixo dela. O solo onde plantamos é uma camada ainda mais fininha na superfície da crosta terrestre; porém a maior parte da superfície terrestre é coberta por uma fina camada de água (rios, lagos, mares, oceanos).
Só existe vida na Terra, porque o Sol fornece energia (luz e calor), que é fundamental para o desenvolvimento de todos os seres vivos, para o ciclo da água e, principalmente para a sobrevivência das plantas que utilizam a luz solar para realizar a fotossíntese, na qual produzem seu próprio alimento e liberam oxigênio para respirarmos.
Portanto, no planeta Terra, apenas em uma fina camada é que existe vida, ou seja, a biosfera (esfera em que há vida).
Na biosfera ocorre uma grande biodiversidade, isso quer dizer que há uma grande quantidade de seres vivos diferentes.
Mesmo sendo tão pequena, a Terra é a morada do homem e dos demais seres vivos. Dela retira-se tudo que é preciso para viver!
Tudo volta para a Terra quando os seres vivos morrem, é um contínuo ciclo; nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Por isso, é importantíssimo preservar o planeta, pois é a única casa que temos!



1. Escreva cinco atitudes que as pessoas podem ter para que a Terra seja um lugar cada vez melhor.

2. Sem a luz do Sol não existiria vida na Terra. Por quê?

3. Será que a vida na Terra seria possível sem água e sem ar? Explique.

4. O que é atmosfera?

5. O que é biosfera?

6. Por que dizemos que na natureza tudo é um ciclo contínuo? Dê um exemplo.




PLANO DE AULA: CÉLULAS-TRONCO

Este Plano de Aula elaborado por Cristina Faganeli Seixas, utilizei com turmas de 8º ano, foi bastante proveitoso e significativo para os alunos.

Células-tronco



Objetivos: Incentivar a discussão e a análise crítica do uso científico das células-tronco. 

Comentário introdutório:
De modo geral, as células-tronco são apresentadas como uma promessa de resolução de doenças tais como diabetes, mal de Parkinson e de Alzheimer, alguns tipos de câncer, doenças degenerativas e cardíacas, etc. No entanto, estas e outras possíveis soluções ainda são, somente, uma luz no fim do túnel, pois as pesquisas se encontram em estágio inicial. De qualquer modo, já está consignado o direito, garantido por lei, de manipular embriões em busca de células-tronco. 

Materiais: Diferentes textos sobre o tema (veja sugestões abaixo). 

Estratégias:

1) O professor deverá trazer diferentes reportagens sobre o tema, espalhá-las sobre uma mesa e solicitar que os alunos escolham uma delas, leiam e registrem as informações principais. 

2) Dividir a sala em dois grupos e determinar um deles seja a favor do uso de células-tronco e outro contra. 

3) Os grupos discutirão as informações obtidas nos diferentes textos, anotando os argumentos favoráveis ao seu ponto de vista, que deverá ser posteriormente defendido. 

4) Deixar os grupos discutirem aproximadamente por 10 minutos e anotarem seus argumentos para discussão posterior com o restante da classe. 

5) Organizar os dois grupos, um de frente para o outro. 

6) Deixar que cada grupo escolha um relator que anotará os argumentos utilizados durante a discussão, bem como um mediador para assegurar a postura dos alunos de seu grupo, bem como intervir quando ocorrer alguma eventual animosidade. 

7) A partir daí, terá início o debate. 


Sugestão: O professor poderá solicitar que os alunos redijam textos dissertativos em que exponham suas opiniões.