Sei que não tem muito a ver com o perfil e assuntos do blog, mas não poderia deixar de parabenizar aqui a belíssima, elegantíssima e simpática Leila Lopes, angolana e vencedora do Miss Universo 2011.
12 de setembro de 2011
10 de setembro de 2011
REINO ANIMAL - PLATELMINTOS E NEMATÓDEOS
COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS: Neste ano de 2011, tenho em uma turma de 6ª série um aluno com deficiência visual (cego), isso fez com que eu me sentisse desafiada a encontrar alternativas que pudessem explorar o sentido do tato e facilitar a compreensão daquilo que ele não pode ver. No estudo dos platelmintos e nematódeos utilizei massa cozida dos tipos talharim (corpo longo e achatado como dos platelmintos) e espaguete (corpo fino, cilíndrico e afilado nas pontas como nematódeos). Para minha surpresa não só o referido aluno aproveitou a atividade, como toda a turma que envolveu-se bastante. Anteriormente, quando estudamos os poríferos, utilizei uma berinjela para que manuseassem, sentido a forma e textura (veja descrição completa na postagem sobre Poríferos). Infelizmente este meu aluno está mudando para outra cidade, sentiremos muita saudade pois é um menino querido, inteligente, um exemplo de superação. Sou grata a ele por avivar em mim meu lado de improvisação que estava meio adormecido, continuarei buscando materiais alternativos e atividades práticas para incrementar minhas aulas, pois todos os alunos aprendem mais dessa forma, e a Ciências fica uma disciplina mais atraente e divertida. Cada vez que chego na aula, eles já perguntam: " O que vamos fazer hoje?" "O que a senhora trouxe para a gente ver e pegar?"
6 de setembro de 2011
REINO ANIMAL - FILO PORÍFERA
AULA PRÁTICA: Dividir a turma em grupos e solicitar que cada grupo traga para a aula uma berinjela. Com um palito de churrasquinho fazer diversos furos horizontalmente na berinjela, após cortar a parte com o cabinho e as folhas e com uma faca fazer um buraco nessa região (semelhante ao ósculo de uma esponja). Os alunos então, deverão manusear a berinjela, sentindo seu formato e textura, após colocá-la em uma jarra com água e observar a água entrando pelos poros (buracos feitos com palito) e saindo pelo ósculo (buraco na parte superior). Explicar o processo de filtração e o caminho da água no corpo dos poríferos. Se quiser poderão lavar bem as berinjelas e aproveitá-las na merenda escolar.
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