Aula sobre Anelídeos
Objetivos:
1) Verificar a importância ecológica dos anelídeos.
2) Observar e identificar a morfologia externa da minhoca, em especial o clitelo, associando-o a reprodução.
3) Assegurar o entendimento e o registro pelo aluno da digestão, a respiração, circulação, reprodução, locomoção e excreção dos anelídeos.
Comentário:
Os anelídeos são de suma importância no ambiente, pois se alimentam de restos de vegetais e animais mortos, reciclando assim a matéria orgânica. Ao final de sua digestão, liberam adubo orgânico, rico em nutrientes, necessários ao bom desenvolvimento dos vegetais, favorecendo assim a agricultura. Ao se movimentar no interior da terra, movimentam enorme quantidade de solo, fazendo com que este fique mais arejado, devido aos túneis e receba maior quantidade de água. Este intenso movimento permite a mistura do solo de camadas mais profundas, com camadas mais superficiais, incorporando gases atmosféricos.
Desenvolvimento:
1) Formar duplas, e solicitar que os alunos façam a leitura de um texto sobre Anelídeos, previamente selecionado pelo professor e discutam suas informações.
2) O professor deverá explicar a morfologia externa e interna, bem como a fisiologia dos anelídeos.
3) Em seguida, a classe fará a construção de um "minhocário", a fim de os alunos observem algumas características. Para isso, devem-se seguir os seguintes passos:
a) No aquário, os alunos colocarão primeiramente a areia.
b) Depois colocarão a terra vermelha.
c) Por último a terra preta.
d) Acrescentarão um pouco de água e folhas de vegetais.
e) Colocarão as minhocas.
f) Fixarão o saco de plástico preto ao redor do aquário com a fita crepe.
g) Os alunos deverão registrar em seu caderno e/ou elaborar um relatório.
h) Após algumas semanas, os mesmos deverão retirar o saco plástico, observar o ocorrido e registrar novamente a sua conclusão.
Materiais:
Aquário de vidro, areia, terra vermelha, terra preta, minhocas, folhas de vegetais, saco de lixo preto e fita crepe.
Sugestões e dicas:
O docente poderá discutir também a importância medicinal da sanguessuga.
Elaborado por Cristina Faganeli Braun Seixas.
OUTRA SUGESTÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MINHOCÁRIO
Um minhocário é um modelo que representa um ambiente em que vivem as minhocas.
Para construir um e observar a atividade desses anelídeos, sugerimos dois tipos de montagem, uma utilizando um aquário ou vidro e a outra com garrafas PET.
Material:
ü Um aquário pequeno ou um vidro de conserva grande e de boca larga.
ü Terra de jardim (terra escura)
ü Terra de cor diferente (marrom claro, avermelhada ou areia)
ü Pó de giz
ü Pó de carvão
ü Algumas minhocas - Peça aos alunos que busquem algumas minhocas no quintal de casa. Eles deverão acondicioná-las em potes de margarina vazios ou potes de vidro. Lembre-os de furar a tampa para a entrada de ar no pote.
ü Um pedaço de tule ou tela de náilon (pode ser usada, velha, etc.)
ü Um pedaço de tecido escuro ou cartolina preta
Montagem:
ü No fundo do vidro, coloque uma grossa camada de terra escura
ü Alterne com uma camada de terra clara e depois uma de pó de giz
ü Comece novamente com uma camada de terra escura, terra clara e pó de carvão.
ü Vá repetindo as camadas até encher o vidro.
ü Regue a mistura, mas não encharque de água, deixe úmido.
ü Sobre a camada superior, solte as minhocas.
ü Feche o vidro com tela de náilon ou tule.
ü Envolva o aquário com pano escuro ou cartolina preta.
ü Coloque num lugar que não bata Sol.
ü Aguarde uma semana.
DICA: Se o professor desejar fazer o minhocário com sucata, sugerimos a construção deste com garrafas PET.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
• Uma garrafa plástica (PET) grande
• Uma garrafa plástica (PET) mais estreita (opcional)
• Tesoura
• Água
• Folhas secas
• Capim
• Cascalho
• Terra Vegetal
• Areia
• Um grande pedaço de plástico grosso e opaco (ex.: um saco preto de lixo) ou um pedaço de tecido escuro, para cobrir o minhocário.
• Uma garrafa plástica (PET) mais estreita (opcional)
• Tesoura
• Água
• Folhas secas
• Capim
• Cascalho
• Terra Vegetal
• Areia
• Um grande pedaço de plástico grosso e opaco (ex.: um saco preto de lixo) ou um pedaço de tecido escuro, para cobrir o minhocário.
PASSO A PASSO:
1. Prepare o minhocário: Lave a garrafa mais larga e corte seu topo, transformando-a numa espécie de "grande copo". Caso tenha a segunda garrafa (mais estreita), lave-a também e encha-a até a metade com água, colocando-a dentro da primeira (que já está cortada). A garrafa menor com água servirá para diminuir a temperatura do minhocário.
2. Agora coloque uma camada de cascalho no vão entre as duas garrafas (caso não possua a garrafa menor, coloque simplesmente no fundo da garrafa cortada). Depois, vá colocando alternadamente sobre o cascalho - em camadas de aproximadamente dois centímetros - a terra vegetal e a areia, começando pela terra. Quando o minhocário estiver quase cheio, acrescente uma camada espessa de folhas mortas e capim.
3. Chame a atenção dos alunos para as camadas de areia e terra vegetal do minhocário. Elas estão uniformes formando um claro-escuro. Numere estas camadas para, no final da experiência, observar o que mudou.
4. Coloque algumas minhocas sobre a camada de folhas mortas. Espere que penetrem na terra. Lave bem as mãos após a operação.
5. Após alguns minutos, cubra o minhocário, pois as minhocas estão acostumadas a viver dentro da terra. Para imitar o ambiente escuro, cubra com um pedaço de plástico preto ou tecido grosso escuro, que não deixe passar luz.
6. Manutenção: Coloque o minhocário em local fresco e protegido. A terra deve ficar úmida, mas não encharcada, pois as minhocas morreriam afogadas. Deixe o recipiente assim, coberto e em local protegido, por duas semanas.
7. Final: Após as duas semanas, traga o minhocário para o centro da sala e retire o plástico que o envolve. Compare o que estiver vendo, com o formato das camadas de terra e areia do início da experiência. A mudança mostra como as minhocas revolveram a terra. Após o término da experiência, devolva estes animais ao local onde os pegou.
OBSERVAÇÕES E QUESTÕES:
Após a realização da experiência, trabalhe questões relativas ao comportamento dos anelídeos e do que pode ser observado, tais como:
a) Houve modificação na estrutura da terra colocada no ínicio da experiência? Como você explica isso?
b) O tempo foi suficiente? Você acha necessário observar por mais uma semana?
c) Por que foi preciso envolver o minhocário com pano escuro?
d) Por que o minhocário não deve ser colocado em local que bata sol?
e) Por que não podemos encharcar o minhocário de água?
b) O tempo foi suficiente? Você acha necessário observar por mais uma semana?
c) Por que foi preciso envolver o minhocário com pano escuro?
d) Por que o minhocário não deve ser colocado em local que bata sol?
e) Por que não podemos encharcar o minhocário de água?
Outras atividades com as minhocas:
1) Com o uso de luvas, observe algumas minhocas e localize o seu clitelo.
2) Coloque uma minhoca sobre uma folha de caderno e outra sobre uma lâmina de vidro. Elas conseguem se deslocar igualmente em ambas as superfícies? Explique.
3) Acenda uma lâmpada próxima a uma minhoca. Como ela reage? Instrua os alunos para não aproximar demais a luz da minhoca, nem a machucar os animais de maneira alguma.
Todas as observações, como o passo a passo da confecção do minhocário devem ser registradas em um relatório, a ser entregue para o professor.