9 de fevereiro de 2013

QUESTÕES SOBRE ASTRONOMIA



1. Que cientistas desenvolveram a teoria da Nebulosa Solar primitiva?
2. Há quanto tempo o Sistema Solar formou-se?
3. Como é chamada a nuvem de gás e poeira cósmica que havia inicialmente no Universo?
4. Que corpo celeste se formou inicialmente, no Sistema Solar?
5. O que é o Sistema Solar?
6. O que diz o Modelo Geocêntrico?
7. Que filósofo da Grécia antiga acreditava que a Terra era o centro do Universo?
8. O que fez o astrônomo Cláudio Ptolomeu em relação às ideias de Aristóteles?
9. O que são corpos celestes?
10. O que diz o Modelo Heliocêntrico?
11. Que cientista apresentou, no século XVI, o Modelo Heliocêntrico?
12. Que cientista, em 1610, utilizando uma luneta, comprovou que o Sol era o centro do Sistema Solar?
13. Quais são os planetas que compõem o Sistema Solar?
14. O que é um planeta?
15. O que são planetas rochosos? Dê exemplos.
16. O que são planetas gasosos? Dê exemplos.
17. Qual é o menor planeta do Sistema Solar?
18. Qual é o maior planeta do Sistema Solar?
19. Que planeta encontra-se mais próximo do Sol?
20. Que planeta encontra-se mais afastado do Sol?
21. Qual é o terceiro planeta do Sistema Solar, a partir do Sol
22. Que planeta é conhecido como Planeta Vermelho?
23. Que planeta é conhecido como o Planeta Azul?
24. O que é um planeta extrassolar?
25. Por que Plutão não é mais considerado planeta?
26. O que é o movimento de Rotação da Terra? O que ele determina?
27. O que é o movimento de Translação da terra? O que ele determina?
28. O que é um satélite?
29. Qual é o satélite natural da Terra?
30. O que é um satélite artificial?
31. Que fatores determinam a formação das Estações do Ano?
32. O que determina a formação do Ano Bissexto?
33. Quais são as fases da Lua?
34. Que movimentos a Lua realiza?
35. Explique por que a Lua brilha no céu, se ela não emite luz.
36. O que um cometa?
37.O que são as chamadas “ estrelas-cadentes” ?
38. O que é um meteorito
39. O que é uma estrela?
40. O que são anos-luz?
41. O que é uma constelação?
42. De que maneira alguns povos utilizam as constelações em seu dia-a-dia?
43. O que são galáxias?
44. Em que galáxia vivemos ?
45. Para que serve um telescópio?



Fonte: http://cienciaskatiabio.blogspot.com.br

8 de fevereiro de 2013

DICA DE VÍDEO:

Este vídeo mostra o que acontece com três órgãos vitais do corpo humano após a morte.

http://www.youtube.com/watch?v=fRrTms6oJ1Y

4 de fevereiro de 2013


A CONSTRUÇÃO DA FLORESTA


Foi em um tempo muito distante. Nesta época, o desenvolvimento tecnológico, social e cultural eram tão altos, que a fome não existia. A Humanidade folgava em muito conforto, espaços sempre verdes e confortáveis, mas isto fez com que a população crescesse tanto que quase todas as florestas e superfícies do mar eram residências ou escolas. As partes mais atraentes, como o Cristo Redentor ficaram intactas permitindo que o Homem contemplasse toda a vegetação e paisagem natural. A agricultura era tão bem desenvolvida que apenas produzíamos os alimentos em prédios, não eram mais necessários campos ou lavouras já que estas ocupariam muito espaço e seriam demasiadamente caros. Os bois e cavalos eram criados para o conforto humano em prédios com ar condicionado e alimentação adequada. Também conseguíamos controlar a qualidade do ar, dos rios e dos mares. Apesar da grande devastação causada, a tecnologia para tratar era tão avançada que poderíamos poluir e despoluir sempre à vontade. A água não faltava, a vida era sempre farta.
Furacões e terremotos eram controlados facilmente. As discussões políticas falavam em um limite de seres humanos no planeta e em mantê-los aproximadamente constante, não porque o mundo iria acabar ou faltassem alimentos, mas porque as pessoas estavam cansadas de ter que morar cada vez em prédios mais altos.
Em uma época muito confortável para todos, onde o crescimento humano estava estabilizado, todos se surpreendem com terríveis destruições causadas pelas plantas. Com uma força tão propulsaste, as plantas crescem desde dentro de casas até nos mais estranhos locais, como redes elétricas, estradas e navios. Seu crescimento se torna tão rápido e intenso destruindo tudo que não conseguíamos impedir, nem com tanta tecnologia, que as plantas, desde os mais simples musgos, passando por algas e todo tipo de planta com flor destruíssem os espaços abertos para os seres humanos comerem, estudarem, se divertirem. Até mesmo os prédios que abrigavam as plantações para o abastecimento de todos os alimentos começaram a não mais produzir como antes, e como se fosse uma mágica ou bruxaria, os prédios de plantações eram tomados por plantas invasoras fazendo com que os humanos começassem a morrer de fome. Não era mais possível nem produzir um pé de feijão porque ele misteriosamente era morto por outras plantas invasoras que cresciam rapidamente e sufocava o feijãozinho até a morte.
Os humanos não paravam de pesquisar a provável causa deste crescimento desordenado até que descobrem que um organismo extraterrestre vivia de clorofila e precisava de todos os espaços para si. As forças humanas conseguem lutar contra ele e garantir a volta do conforto e segurança, mantendo cafeterias, shoppings, escolas e outras formas de lazer como a caça, pesca, estradas livres para os carros além de casas grandes e suntuosas. Os prédios de alimentos voltaram a ter suas respectivas safras, com todos os controles possíveis para pragas e terremotos. Desta época em diante, a humanidade se voltou para apenas um tema, uma paixão, um hobby. Todos os famosos e todas as músicas famosas falavam do espaço. Todos pagavam fortunas para viajar para o espaço em busca de outros seres vivos.

                                                                                Fradman Sampaio Bertucci


1 de fevereiro de 2013

ATIVIDADES SOBRE REFLORESTAMENTO


SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA E CLADÍSTICA

     As filogenias estabelecem o parentesco evolutivo entre grupos de seres vivos ou espécies, de animais, vegetais, bactérias, entre outras.
     Essas filogenias ou árvores filogenéticas, por causa das ramificações superiores que se abrem mais e mais, foram utilizadas inclusive por Darwin e outros evolucionistas. É bom lembrar que Lineu, o botânico que muito contribui para a classificação ou sistemática dos seres vivos, era um fixista que, como acreditava em um número fixo de espécies, portanto não aceitava o evolucionismo.
    A cladística é uma ciência que, por meio de características cada vez mais aprofundadas, estuda e comprova o parentesco evolutivo entre grupos ou espécies de seres vivos. Ela defende que duas novas espécies se formam por cladogênese, a partir de uma espécie ancestral. O parentesco evolutivo é relatado pelos cladogramas, figuras que às vezes se confundem com as árvores filogenéticas.

Extraído do Livro  Didático:
BIOLOGIA: seres vivos, anatomia e fisiologia humanas - Volume 2 -  Antônio Pezzi, Demétrio Gowdak e Neide Simões de Mattos. Editora FTD.


SISTEMAS MODERNOS DE CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA



     Filogenia (ou filogênese) (grego: phylon = tribo, raça e genetikos = relativo à gênese = origem) é o termo comumente utilizado para hipóteses de relações evolutivas (ou seja, relações filogenéticas) de um grupo de organismos, isto é, determinar as relações ancestrais entre espécies conhecidas (ambas as que vivem e as extintas). Sistemática Filogenética, proposta por Willi Hennig, é o estudo filogenético desses grupos, geralmente com a finalidade de testar a validade de grupos e sua taxonomia. De acordo com esta abordagem, somente são aceitos como naturais os grupos comprovadamente monofiléticos. 
     A Sistemática Filogenética é uma base sobre a qual diversos métodos foram desenvolvidos, dos quais o dominante atualmente é a Cladística.
   Comumente métodos usados para deduzir filogênese incluem parcimônia, máxima verossimilhança, e Inferência Bayesiana utilizando o algoritmo MCMC (Monte Carlo em Cadeias de Markov). Métodos baseados em distância constroem árvores baseadas em semelhança global que é assumida freqüentemente e que aproxima relações filogenéticas. Todos os métodos, com exceção da parcimônia, dependem de um modelo matemático implícito ou explícito que descreve a evolução dos caracteres observados nas espécies analisadas, e é normalmente usado para filogenia molecular onde os nucleotídeos alinhados são considerados caracteres.
    Na parte final do século XIX, a teoria da recapitulação, ou a lei biogenética de Haeckel foi amplamente aceita. 
    Esta teoria foi expressa como a "ontogenia recapitula a filogenia", isto é, o desenvolvimento de um organismo reflete exatamente o desenvolvimento evolucionário das espécies. Esta teoria perdeu apoiantes no início do século XX por ser incompatível com a evolução e com a genética, estabelecidas por Charles Darwin e Gregor Mendel, respectivamente.
    Em cladística, um clado ou clade (do grego klados, ramo) é um grupo de organismos originados de um único ancestral comum. Em biologia se chama clado cada um dos ramos da árvore filogenética. Por conseguinte um clado é um grupo de espécies com um ancestral comum.
    Qualquer grupo assim considerado é um grupo monofilético de organismos, e podem ser modelados em um cladograma: um diagrama dos organismos em forma de árvore.
    O clado forma parte de uma hipótese científica de modelo relacional evolucionário entre os organismos incluídos na análise. Um clado particular pode ser sustentado ou não diante de uma análise subsequente usando um conjunto diferente de dados ou de um modelo distinto de evolução.


Representação genérica de um cladograma. Cada terminal de um ramo (A, B, C, D, E) representa um grupo ou espécie atual.

    Se um clado se mostra robusto em distintas análises cladísticas, usando diferentes conjuntos de dados, pode ser adotado em uma taxonomia e se tornar um táxon. Contudo um táxon não é necessariamente um clado. Os répteis, por exemplo, são um grupo parafilético porque não incluem aves, as quais possuem um ancestral comum com os répteis. A tendência, entretanto é reorganizar os táxons para formar clados.
   Charles Darwin mostrou, entre outras coisas, que a evolução vem acompanhada de divergência, de maneira que dadas duas espécies, ambas derivarão de um antepassado comum mais ou menos remoto no tempo. Desde então, a taxonomia evolutiva surge como um ideal da classificação biológica de agrupar as espécies por seu grau de parentesco, aproximando as que têm um ancestral comum mais próximo. O estudo do parentesco, análise filogenética ou análise cladística, se realiza agora com ferramentas muito eficazes, como a comparação direta de sequências genéticas. As árvores filogenéticas resumem o que se sabe da história evolutiva e se chamam clados os seus ramos.

ÁRVORE FILOGENÉTICA


    Uma árvore filogenética, por vezes também designada por Árvore da Vida, é uma representação gráfica, em forma de uma árvore, das relações evolutivas entre várias espécies ou as relações de parentesco entre grupos de organismos que habitam o planeta Terra.
    Para melhor explicar esta relação evolutiva constrói-se um diagrama, em forma de árvore, onde troncos representam os ancestrais comuns dos quais derivaram os diferentes grupos de seres vivos representados nos ramos.





    Em uma árvore filogenética, cada nodo (ou nó) com descendentes representa o mais recente antepassado comum, e os comprimentos dos ramos podem representar estimativas do tempo evolutivo. Cada nodo terminal em uma árvore filogenética é chamado de "unidade taxonômica". Nodos internos geralmente são chamados de "unidades taxonômicas hipotéticas". Para a construção de uma árvore filogenética, é fundamental estudar várias características dos organismos que pretendemos representar, de modo a perceber as suas afinidades.



CLADOGRAMA


     Um cladograma é um diagrama usado em cladística que mostra as relações ancestrais entre organismos, para representar a árvore da vida evolutiva. Apesar de terem sido tradicionalmente obtidas principalmente na base de caracteres morfológicos, sequências de DNA e RNA e filogenética computacional são agora normalmente usados para gerar cladogramas.






Fonte: http://www.trabalhosescolares.net

Para saber mais: http://www.trabalhosescolares.net/viewtopic.php?f=1&t=2076

EXERCÍCIOS SOBRE FILOGENIA


1. Marque a alternativa incorreta:
A) A cladística é um método filogenético, e não o contrário.
B) A cladística busca reunir, em um mesmo grupo, grupos de organismo que possuem história evolutiva em comum.
C) Organismos com história evolutiva em comum apresentam apomorfias, ou seja: características derivadas, ausentes no ancestral de ambas.
D) Plesiomorfias podem ser consideradas novidades evolutivas.
E) Plesiomorfias dizem respeito a características primitivas, encontradas no ancestral e nas espécies atuais.


2. Marque com (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
a) (   ) A Filogenia considera relações de ancestralidade comum entre grupos. .
b) ( ) Árvores filogenéticas são diagramas que representam relações de ancestralidade e descendências. .
c) (   )  A Classe Reptilia é monofilética. 
d) (  ) Nas árvores filogenéticas, as bifurcações representam o surgimento de uma nova espécie (ou grupo). .
e) (  ) Lineu foi uma figura notória no que se diz respeito à adoção das filogenias para o estudo das espécies.

3. Analise os cladogramas abaixo que ilustram dois sistemas de classificação: sistema A, no qual os seres vivos são classificados em dois reinos, e sistema B, no qual os seres vivos são classificados em cinco reinos.



     A análise dos cladogramas A e B permite concluir que,
A) pelo sistema A, as diatomáceas e as amebas são classificadas no reino Plantae e, pelo sistema B, no reino Monera. 
B) por ambos os sistemas, os musgos são ancestrais das clorofíceas e das rodofíceas. 
C) por ambos os sistemas, as estrelas-do-mar são ancestrais das tênias e das aranhas. 
D) pelo sistema A, as leveduras, o fermento biológico, são classificadas no reino Plantae e, pelo sistema B, no reino Fungi. 
E) por ambos os sistemas, os peixes e as planárias são ancestrais de águas-vivas e de corais. 

4. Apomorfias são, portanto, as novidades evolutivas que aparecem exclusivamente nos organismos de um grupo, definindo-o como tal.   Amabis & Martho. Biologia dos Organismos. Página 18.
I. Pelos
II. Mamas
III. Presença de crânio
IV. Glândulas mamárias
V. Anexos embrionários
   Dos caracteres listados, podemos dizer que:
A) Nenhum representa apomorfia de mamíferos.
B) I, II e III são apomorfias de mamíferos.
C) I, II e IV são apomorfias de mamíferos.
D) I e IV são apomorfias de mamíferos.
E) Todas são apomorfias de mamíferos.


5. A classificação dos seres vivos baseia-se em princípios evolutivos, sendo que os grupos de organismos que descendem de um ancestral comum exclusivo são chamados de grupos naturais. As relações entre os grupos de seres vivos podem ser representadas através de diagramas denominados cladogramas (clado = ramo). O cladograma abaixo resume os principais passos da evolução das plantas, considerando-se o conhecimento atual.


    Com base na análise do cladograma considere as afirmativas abaixo:
I. O caráter representado pela letra B corresponde à semente e pela letra C a flores e frutos.
II. Nos grupos abaixo do caráter representado pela letra C não ocorrem sementes. 
III. Todos os grupos acima do caráter representado pela letra A, apresentam vasos condutores de seiva.
IV. O caráter representado pela letra C aparece exclusivamente em Angiospermas.
V. Nos grupos abaixo do caráter representado pela letra B, a reprodução ocorre independente da água. 
   Estão corretas as alternativas:
A) I, III e IV.
B) I II, III e V.
C) I, II e III.
D) II, III, IV e V.
E) Nenhuma das alternativas anteriores.

RESPOSTAS:

1- D       2- V,V,F,V,F      3- D     4- D      5- A




ATIVIDADES SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL

O site Smart Kids (http://www.smartkids.com.br) é maravilhoso!!!! Encontrei alguns passatempos sobre Aquecimento Global que podem ser utilizados/adaptados para aulas de ciências, tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais do Ensino Fundamental:







31 de janeiro de 2013

A TERRA NO LIMITE!



LAMARCKISMO E DARWINISMO


Uma sugestão para descontrair a turma na hora de aprender sobre as duas teorias:

* Fazer uma dramatização das situações. Para isso o professor deverá desenhar uma árvore com a altura aproximada de 2 metros, em um papel pardo (kraft). Cada aluno confecciona sua máscara de girafa. E começa a dramatização... Vamos ver quem alcança os galhos da árvore para "alimentar-se"? Em uma turma, os alunos possuem alturas diferentes, certamente os mais baixos seriam eliminados por seleção natural.


UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E OCUPAÇÃO IRREGULAR