28 de setembro de 2013
INCLUSÃO NO MUNDO DAS BALEIAS CACHALOTES
Apesar de essas baleias não serem lá muito sociáveis, um golfinho-nariz-de-garrafa com deformação na coluna foi reconhecido como parte de um grupo de cachalotes, no arquipélago dos Açores.
Quem leu o livro - ou assistiu ao filme - O Guia do Mochileiro das Galáxias, deve se lembrar da baleia gentil e curiosa de 18 metros de comprimento. Além de ter uma enorme cabeça, a cachalote é também o maior animal com dentes do mundo! Não é à toa que dois biólogos americanos - Alexander Wilson e Jens Krause - viajaram para o arquipélago de Açores, no Oceano Atlântico, próximo ao continente europeu, para estudá-las.
Durante a pesquisa, Wilson e Krause encontraram um grupo de baleias adultas e filhotes, que aparentemente adotaram um companheiro não-baleia: um golfinho-nariz-de-garrafa com deficiência. Por sua deformação na coluna, ele certamente deve ter sido rejeitado ou esquecido por seu grupo de golfinhos, por isso ficou sozinho.
Para surpresa dos biólogos, o estranho no ninho parecia estar bem-integrado com a sociedade das baleias: ele nada, come e até se aninha junto a elas. Isso é particularmente curioso, porque as cachalotes não são lá muito sociáveis - e nem costumam se aproximar de golfinhos!
Mas os cientistas suspeitam que isso não acontecia entre os companheiros de mesma espécie: ao que tudo indica, é possível que o bichinho tenha sido alvo debulling entre outros golfinhos. Que chato!
Tanto as cachalotes quando os golfinhos são animais inteligentes e sabem que a imensidão do oceano não é tão assustadora quando estamos na companhia gentil de outros. Especialmente quando este grupo de baleias, em seu instinto de ser social, passou por cima da superficialidade de suas diferenças com o golfinho.
No vídeo abaixo, veja as baleias e o golfinho-nariz-de-garrafa nadando juntos:
No fim, em vez de apenas aprender mais a respeito do comportamento do animal, os cientistas conseguiram vislumbrar um aspecto sem precedente entre as baleias: a generosidade.
Inspirador, não? Que tal manter os olhos bem abertos para ver gentileza à sua volta também?
Fonte: Meu Planetinha
MUNDO DAS FORMIGAS
Apesar de parecerem insetos indefesos, as
formigas são muito organizadas! Elas costumam formar sociedades em formigueiros
cheios de túneis, como os das saúvas, que vivem nas Américas em ninhos de até 4
metros de profundidade!
TRABALHO
SEM FIM
Boa parte do funcionamento de um formigueiro é responsabilidade das formigas
operárias. Entre algumas espécies de saúvas, elas se dividem em quatro grupos.
Veja:
1 - As ESCAVADORAS trazem folhas para o ninho
2 - As SOLDADAS defendem a colônia do ataque de outros animais
3 - As JARDINEIRAS cuidam dos jardins de fungos: elas trituram as folhas
trazidas para que fungos se instalem nelas e sirvam de comida para todos
4 - As GENERALISTAS cuidam dos ovos e limpam o formigueiro
FAMÍLIA PRÓPRIA
Além da rainha e das operárias, há as fêmeas aladas (com asas), que acasalam
com os machos. A missão não é fácil: elas viram presas fáceis de outros bichos
quando voam para se reproduzir. As que sobrevivem botam ovos e viram rainhas de
novos formigueiros. A partir desse único voo de acasalamento, a rainha bota
ovos pela vida toda. Os machos acabam morrendo.
TODOS POR ELA
Normalmente, só há uma rainha. Ela comanda tudo, liberando substâncias que,
pelo olfato, orientam as outras formigas. A rainha passa a vida pondo ovos, e,
quando morre, o formigueiro acaba.
DE OLHO NAS PEQUENAS
Ao menos uma das câmaras é habitada pelas larvas, que nascem dos ovos e se
tornarão formigas. Não faltam cuidados: operárias até abrem novos túneis para
refrescar o berçário.
1 QUILÔMETRO
É a extensão dos maiores formigueiros já encontrados no Brasil. Estima-se que
milhões de formigas habitem esses imensos ninhos
É PORCARIA?
Vai para o lixo! Todos os resíduos de comida, e até formigas mortas, são
levados por operárias para uma área onde a colônia acaba. Assim, as bactérias
que o lixo atrai ficam longe, evitando contaminação.
VOCÊ SABIA QUE...
... nem todos os formigueiros são subterrâneos? Alguns são erguidos em formato
de montes de terra que chegam a 1,5 metro de altura. E há os que são feitos no
topo de árvores.
QUANTO TEMPO VIVE UMA FORMIGA?
O tempo de vida varia
de acordo com a espécie. Além disso, as formigas têm diferente funções no grupo
e as que saem em busca de comida, se arriscam e morrem mais cedo do que a
rainha, que fica protegida. No caso daquelas formigas mais comuns em casas, as
operárias vivem cerca de 90 dias e as rainhas, até 2 anos.
Já entre as que vivem
em jardins, a rainha vive até 20 anos e as operárias, até 9 meses.
AS FORMIGAS SE COMUNICAM?
Sim. E olha que elas têm muito assunto, pois vivem
e trabalham em grupo! Para transmitir mensagens, o corpo delas produz e libera
feromônios, substâncias com cheiros específicos para cada mensagem e que são
percebidos por outras formigas por meio das antenas.
Algumas espécies também usam sons para alertar o
grupo sobre a presença de inimigos batendo as antenas ou o abdome na parede do
formigueiro.
Fonte: Meu Planetinha
Links interessantes que abordam o assunto:
ATIVIDADES - SISTEMA EXCRETOR
1- Usando as
palavras abaixo, complete o texto.
água - abdominal - armazena - artéria
renal - bexiga - derme - epiderme líquido - muscular - o sangue - pele - poros
- rim - rins - sangue - sudoríparas suor - tóxicas - temperatura - ureteres -
uretra - urina - veia renal
a) O sistema urinário é constituído por dois ___________, dois
___________,___________ e ___________.
b) O ___________ é um órgão de aproximadamente 10 cm, com forma de
feijão, localizado na parte posterior da cavidade ___________. Sua função é
filtrar ___________ e remover dele as substâncias indesejáveis, resultantes do
metabolismo celular e outras substâncias em excesso ( ácido úrico e uréia ),
formando-se a ___________ Função depuradora.
c) Os ___________ são vias com 25 cm de comprimento. Estes
canais conduzem a urina até a ___________.
d) A bexiga é um órgão ___________ em forma de balão localizado na cintura
pélvica, que ___________ a urina. Esta é eliminada para o exterior através de
um tubo chamado de ___________.
e) O sangue chega ao rim pela ___________ que se ramifica em numerosos
capilares. O rim extrai do ___________, água e substâncias prejudiciais em
excesso formando assim a urina.O sangue purificado passa para a
___________saindo do rim. A urina assim formada passa aos ureteres e desce à
bexiga onde é armazenada. Quando a bexiga se enche sentimos vontade de urinar.
A urina sai da bexiga através da uretra.
f) A urina é um ___________corporal amarelo constituído por ___________e
substâncias dissolvidas.
g) A ___________ compõem-se de duas camadas: a ___________, em contato com o
ar: e a ___________onde se localizam as glândulas ___________, produtoras de
___________, que se abrem à superfície da pele por orifícios, os ___________.
h) A libertação do suor beneficia o organismo por retirar dele as substâncias
___________ e por regularizar a ___________do corpo, refrescando-o.
2- Assinale com um X a alternativa correta para cada questão:
a) Como se chama a eliminação de substâncias do organismo?
( ) circulação (
) excreção ( )
digestão ( ) respiração
b) Como é constituído o Sistema urinário? ( ) rins, ureteres,
bexiga e uretra
( ) rins, ureteres e uretra ( )
rins, vias urinárias e pele ( )
rins, bexiga e ureteres
c) Qual dos órgãos constituintes do sistema urinário tem a função
de acumulação de urina?
( ) uretra
( )
rins ( ) bexiga ( ) ureteres
d) Qual a função do sistema urinário?
( ) Produzir urina e filtrar o sangue.
( ) Produzir uréia a
ácido úrico.
( ) Produzir fezes e retirar a água em excesso das
mesmas.
( ) Produzir suor e libertá-lo para o exterior.
e) Durante a filtração do sangue qual das substâncias é
transferida do mesmo para a urina?
( ) nutrientes ( ) suor (
) ácido úrico ( )
oxigênio
f) Qual o constituinte da urina mais abundante?
( ) cloreto de sódio
(sal) ( )
uréia (
)água ( )
ácido úrico
g) Qual a doença do sistema urinário que se caracteriza pela
incapacidade de reter a urina na bexiga?
( ) acumulações de
minerais ( )
incontinência ( ) infecções ( ) cancro
h) Quais dos seguintes cuidados a ter para um bom funcionamento do
sistema urinário?
( ) ingerir muita água, não fumar e evitar o
consumo de sal
( ) não fumar e consumir alimentos ricos em
fibras
( ) fazer exercício físico com regularidade e
evitar consumo de gorduras
( ) evitar consumo de
gorduras e de sal
3- Os
órgãos do sistema excretor são:
a) bexiga b) rim c) artéria renal d ) uretra e ) ureter f) veia renal
Relacione as estruturas do sistema excretor com as seguintes
funções:
( ) recolhe a urina produzida, encaminhando-a
para a bexiga;
( ) leva até os rins o
sangue a ser filtrado;
( ) filtra o sangue e
produz a urina;
( ) reconduz para a
circulação o sangue filtrado nos rins;
( ) conduz a urina para o
exterior;
( ) acumula a urina até sua eliminação.
4-Responda:
4.1) Qual é a principal substância tóxica que é filtrada e depois
eliminada com a urina?
4.2) Quando uma pessoa realiza um esforço físico prolongado ou
quando a temperatura do ambiente esta alta, a sudorese(produção de suor)
contribui com a regulação da temperatura do corpo, evitando que ela
aumente.Nessas situações , é comum a urina se tornar menos volumosa e mais concentrada. Responda:
a) A grande produção de suor tem alguma relação com a produção
menos volumosa de urina? Por que
?
b) Como as glândulas sudoríparas contribuem para a manutenção da
temperatura do nosso corpo nos
dias quentes ?
4.3) Qual o papel desempenhado por cada um dos órgãos do sistema
urinário humano ?
4.4) O que são néfrons e de que são constituídos ?
4.5) Por meio de análise de urina é possível identificar a
existência de algumas substâncias e associá-las
a doenças. Em condições normais de saúde, a urina não contém substâncias
importantes (ex: glicose).Por quê?
a) O sistema urinário é constituído por dois ___________, dois ___________,___________ e ___________.
d) A bexiga é um órgão ___________ em forma de balão localizado na cintura pélvica, que ___________ a urina. Esta é eliminada para o exterior através de um tubo chamado de ___________.
e) O sangue chega ao rim pela ___________ que se ramifica em numerosos capilares. O rim extrai do ___________, água e substâncias prejudiciais em excesso formando assim a urina.O sangue purificado passa para a ___________saindo do rim. A urina assim formada passa aos ureteres e desce à bexiga onde é armazenada. Quando a bexiga se enche sentimos vontade de urinar. A urina sai da bexiga através da uretra.
f) A urina é um ___________corporal amarelo constituído por ___________e substâncias dissolvidas.
g) A ___________ compõem-se de duas camadas: a ___________, em contato com o ar: e a ___________onde se localizam as glândulas ___________, produtoras de ___________, que se abrem à superfície da pele por orifícios, os ___________.
h) A libertação do suor beneficia o organismo por retirar dele as substâncias ___________ e por regularizar a ___________do corpo, refrescando-o.
AULA PRÁTICA: CULTURA DE BACTÉRIAS
OBJETIVO: Realizar a confecção de meios de culturas bacteriana utilizando materiais de fácil manuseio e baixo custo para que possam fazer parte de aulas práticas de biologia.
INTRODUÇÃO:
Louis Pasteur foi o primeiro investigador a constatar que os microrganismos estão em todos os lugares: no solo, na poeira, nas águas, no ar, em nossos alimentos, roupas e objetos, e também habitam naturalmente as superfícies epiteliais do corpo humano.
Quando desejamos estudar qualquer aspecto da biologia dos microrganismos, estes devem ser removidos de seu ambiente natural e têm de ser artificialmente alimentados por nós, o que enseja seu crescimento (proliferação). Ao contrário de outros investigadores, que podem trabalhar com um único exemplar da espécie em estudo (um basidiomiceto, uma esponja, uma borboleta, um coqueiro), o microbiologista precisa trabalhar com populações microbianas, em geral grandes. Para isto, algumas células iniciais devem colocadas num ambiente adequado para sua expansão numérica.
Um meio de cultura é uma mistura de substâncias orgânicas e/ou inorgânicas (nutrientes) destinadas à nutrição de microrganismos. Atualmente, dispomos de técnicas para cultivo de todas as classes de microrganismos: bactérias, fungos, protozoários, algas microscópicas e vírus. Sendo que esse ultimo apresenta características peculiares de cultivo. Os meios de uso geral são misturas orgânicas complexas capazes de permitir o crescimento de uma grande variedade de bactérias. Não é específico para uma determinada espécie de microorganismo e será o meio que utilizaremos nesse experimento.
MATERIAL NECESSÁRIO:
- 8 placas de Petri esterilizadas com água quente.
- Panela para ferver água;
- Água filtrada;
- Gelatina sem sabor;
- Cotonetes.
PROCEDIMENTO:
- Ferva cerca de 1 litro de água de filtrada;
- Com cuidado jogue um pouco de água fervente placas de Petri. Escorra tudo para retirar a água, sem tocar no interior. O Objetivo é semi- esterilizar os “petris”;
- Enquanto esses recipientes esfriam, utilize a água restante( ½ litro) para fazer a gelatina incolor de na mesma panela, junto a 2 colheres de sopa rasas de açúcar;
- Após a gelatina esfriar um pouco, divida a mesma igualmente entre 4 placas. Tampe cada uma com as restantes, espere esfriar e coloque na geladeira até a gelatina ganhar consistência;
- Retire os frascos da geladeira e identifique os frascos: Controle, Saliva, Suor e Ambiente;
- Pegue um cotonete e esfregue na sua boca até ficar bem úmido;
- Esfregue suavemente esse cotonete na superfície da gelatina do frasco onde está escrito saliva;
- Pegue outro cotonete e esfregue entre seus dedos do pé de preferência bem suados e esfregue na superfície do frasco onde está escrito suor;
- Pegue um cotonete limpo e esfregue na superfície da gelatina onde está escrito controle;
- Deixe em local fresco, longe da luz do sol direta. Aguarde 2 ou 3 dias e faça as observações.
POR QUE É FUNDAMENTAL CONSERVAR A BIODIVERSIDADE
Conteúdos específicos: Evolução e conservação da biodiversidade e hotspots.
Objetivo: Compreender a importância da biodiversidade.
Ano: 8º e 9º anos
Tempo estimado: Duas aulas de 50 minutos
1ª aula
Destaque a riqueza da idéia de espécie como categoria classificatória. Nos estudos sobre preservação da biodiversidade, é fundamental ter clareza a respeito desse conceito e de suas questões controversas. Do ponto de vista biológico, uma espécie é um conjunto de indivíduos capazes de intercruzamento e produção de descendência fértil, afastados reprodutivamente de outros grupos. Esse aspecto do isolamento pode ser explorado lembrando que tal condição e a conseqüente ruptura do intercruzamento são o ponto de partida para a formação de uma espécie. Um exemplo de onde isso se deu: as ilhas oceânicas visitadas por Darwin. Nelas, o isolamento produziu uma série de espécies únicas, o que chamou a atenção do naturalista inglês e, mais tarde, tornou-se uma das evidências para a teoria de evolução por seleção natural.
Nesse momento, é possível abordar o conceito de espécie endêmica, aquela restrita a determinada localidade ou região. Mostre que o endemismo é grande em áreas cuja particularidade geográfica separou certas populações das demais caso das ilhas oceânicas. O fenômeno também ocorre em Madagascar, Sri Lanka, Austrália, Nova Zelândia, Nova Caledônia, Havaí e Fernando de Noronha. Apresente fotografias de espécies desses lugares. Isso vai servir de apoio para uma discussão sobre as questões relacionadas à conservação da biodiversidade insular.
Lembre que podem existir espécies endêmicas em regiões continentais marcadas por geomorfologias particulares. Altas elevações, vales profundos e áreas isoladas por climas locais se encaixam nessa definição. Na América do Sul, temos, entre outros casos curiosos, a faixa de montanhas em Roraima. Informe que O Mundo Perdido foi inspirado nas narrativas do botânico inglês Everard Im Thum, explorador do Monte Roraima, santuário ecológico localizado entre o Brasil e a Venezuela.
2ª aula
Focalize o termo hotspot, usado na revista e neste plano de aula. Ele foi criado em 1988 pelo ambientalista britânico Norman Myers para resolver um dos maiores dilemas dos conservacionistas: quais os critérios para criar uma área de preservação? Quais os pontos mais importantes para a manutenção da riqueza de espécies na Terra?
Ao observar que a biodiversidade não está igualmente distribuída pelo planeta, Myers procurou identificar as regiões que concentram, nesse quesito, os mais altos níveis, e se perguntou onde as ações de conservação seriam mais urgentes. Esses locais os hotspots são, então, um tipo de pronto-socorro das espécies, áreas de rica biodiversidade e ameaçadas no mais alto grau, portanto prioritárias para os ambientalistas.
Peça que os alunos releiam as informações sobre os hotspots e, em especial, os critérios para defini-los. A Mata Atlântica e o cerrado estão nessa lista. Isso quer dizer que tais biomas têm pelo menos 1500 espécies de plantas endêmicas que só existem neles e em nenhuma outra parte e já perderam 70% ou mais da vegetação original. Proponha que a turma compare o mapa publicado na revista e o deste plano de aula, que é um recorte do que o site da Conservation International apresenta. Em ambos consta a Mata Atlântica, mas o cerrado aparece apenas no mapa da aula. Mostre que isso acontece porque MUNDO ESTRANHO relaciona os hotspots nos quais a vegetação foi destruída em pelo menos 90%, e o cerrado conserva 20% da cobertura original. Sugira pesquisas sobre o cerrado, para obter as informações apresentadas na revista: extensão original, extensão remanescente, espécies endêmicas ameaçadas e a principal ameaça. Vale a pena consultar o professor de Geografia para conseguir dados sobre a ocupação, o crescimento demográfico e as atividades econômicas dessa região.
Uma atividade complementar, que pode ser realizada nas aulas seguintes, consiste em selecionar alguns dos hotspots americanos e organizar seminários sobre eles, mostrando as características da biodiversidade local e os problemas relativos à sua conservação.
Objetivo: Compreender a importância da biodiversidade.
Ano: 8º e 9º anos
Tempo estimado: Duas aulas de 50 minutos
Leia mais no site do Planeta Sustentável:
Introdução:
Montanhas cobertas pela floresta tropical intocada, abrigando centenas de espécies animais e vegetais, muitas delas até então desconhecidas ou consideradas extintas. Essas palavras fazem lembrar o romance O Mundo Perdido, de Arthur Conan Doyle. Mas elas se referem à região montanhosa de Foja, na ilha de Nova Guiné (Indonésia) um santuário ecológico descrito por um pesquisador como "o mais próximo do Jardim do Éden que se pode encontrar na Terra". A área compreende a maior extensão contínua de florestas tropicais preservadas da Ásia, graças sobretudo ao fato de as populações humanas locais possuírem excelentes condições de caça e pesca no litoral, sem precisarem recorrer às vizinhanças montanhosas.
No entanto, MUNDO ESTRANHO informa que outras regiões da Indonésia a mata tropical praticamente desapareceu. Ao lado da Malásia e de muitas ilhas do Sudeste Asiático, essas áreas devastadas do país integram o vasto hotspot de Sundaland, no qual mais de 90% da cobertura original já foi destruída. A revista apresenta um mapa com este e outros nove pontos críticos da biodiversidade.
O aprofundamento dessas informações serve para complementar o que os jovens já conhecem sobre o assunto. E permite ainda uma abordagem mais ampla, com o objetivo de ressaltar a importância da aplicação das noções de evolução nas questões relacionadas à conservação ambiental.
Desenvolvimento:
Montanhas cobertas pela floresta tropical intocada, abrigando centenas de espécies animais e vegetais, muitas delas até então desconhecidas ou consideradas extintas. Essas palavras fazem lembrar o romance O Mundo Perdido, de Arthur Conan Doyle. Mas elas se referem à região montanhosa de Foja, na ilha de Nova Guiné (Indonésia) um santuário ecológico descrito por um pesquisador como "o mais próximo do Jardim do Éden que se pode encontrar na Terra". A área compreende a maior extensão contínua de florestas tropicais preservadas da Ásia, graças sobretudo ao fato de as populações humanas locais possuírem excelentes condições de caça e pesca no litoral, sem precisarem recorrer às vizinhanças montanhosas.
No entanto, MUNDO ESTRANHO informa que outras regiões da Indonésia a mata tropical praticamente desapareceu. Ao lado da Malásia e de muitas ilhas do Sudeste Asiático, essas áreas devastadas do país integram o vasto hotspot de Sundaland, no qual mais de 90% da cobertura original já foi destruída. A revista apresenta um mapa com este e outros nove pontos críticos da biodiversidade.
O aprofundamento dessas informações serve para complementar o que os jovens já conhecem sobre o assunto. E permite ainda uma abordagem mais ampla, com o objetivo de ressaltar a importância da aplicação das noções de evolução nas questões relacionadas à conservação ambiental.
Desenvolvimento:
1ª aula
Destaque a riqueza da idéia de espécie como categoria classificatória. Nos estudos sobre preservação da biodiversidade, é fundamental ter clareza a respeito desse conceito e de suas questões controversas. Do ponto de vista biológico, uma espécie é um conjunto de indivíduos capazes de intercruzamento e produção de descendência fértil, afastados reprodutivamente de outros grupos. Esse aspecto do isolamento pode ser explorado lembrando que tal condição e a conseqüente ruptura do intercruzamento são o ponto de partida para a formação de uma espécie. Um exemplo de onde isso se deu: as ilhas oceânicas visitadas por Darwin. Nelas, o isolamento produziu uma série de espécies únicas, o que chamou a atenção do naturalista inglês e, mais tarde, tornou-se uma das evidências para a teoria de evolução por seleção natural.
Nesse momento, é possível abordar o conceito de espécie endêmica, aquela restrita a determinada localidade ou região. Mostre que o endemismo é grande em áreas cuja particularidade geográfica separou certas populações das demais caso das ilhas oceânicas. O fenômeno também ocorre em Madagascar, Sri Lanka, Austrália, Nova Zelândia, Nova Caledônia, Havaí e Fernando de Noronha. Apresente fotografias de espécies desses lugares. Isso vai servir de apoio para uma discussão sobre as questões relacionadas à conservação da biodiversidade insular.
Lembre que podem existir espécies endêmicas em regiões continentais marcadas por geomorfologias particulares. Altas elevações, vales profundos e áreas isoladas por climas locais se encaixam nessa definição. Na América do Sul, temos, entre outros casos curiosos, a faixa de montanhas em Roraima. Informe que O Mundo Perdido foi inspirado nas narrativas do botânico inglês Everard Im Thum, explorador do Monte Roraima, santuário ecológico localizado entre o Brasil e a Venezuela.
2ª aula
Focalize o termo hotspot, usado na revista e neste plano de aula. Ele foi criado em 1988 pelo ambientalista britânico Norman Myers para resolver um dos maiores dilemas dos conservacionistas: quais os critérios para criar uma área de preservação? Quais os pontos mais importantes para a manutenção da riqueza de espécies na Terra?
Ao observar que a biodiversidade não está igualmente distribuída pelo planeta, Myers procurou identificar as regiões que concentram, nesse quesito, os mais altos níveis, e se perguntou onde as ações de conservação seriam mais urgentes. Esses locais os hotspots são, então, um tipo de pronto-socorro das espécies, áreas de rica biodiversidade e ameaçadas no mais alto grau, portanto prioritárias para os ambientalistas.
Peça que os alunos releiam as informações sobre os hotspots e, em especial, os critérios para defini-los. A Mata Atlântica e o cerrado estão nessa lista. Isso quer dizer que tais biomas têm pelo menos 1500 espécies de plantas endêmicas que só existem neles e em nenhuma outra parte e já perderam 70% ou mais da vegetação original. Proponha que a turma compare o mapa publicado na revista e o deste plano de aula, que é um recorte do que o site da Conservation International apresenta. Em ambos consta a Mata Atlântica, mas o cerrado aparece apenas no mapa da aula. Mostre que isso acontece porque MUNDO ESTRANHO relaciona os hotspots nos quais a vegetação foi destruída em pelo menos 90%, e o cerrado conserva 20% da cobertura original. Sugira pesquisas sobre o cerrado, para obter as informações apresentadas na revista: extensão original, extensão remanescente, espécies endêmicas ameaçadas e a principal ameaça. Vale a pena consultar o professor de Geografia para conseguir dados sobre a ocupação, o crescimento demográfico e as atividades econômicas dessa região.
Uma atividade complementar, que pode ser realizada nas aulas seguintes, consiste em selecionar alguns dos hotspots americanos e organizar seminários sobre eles, mostrando as características da biodiversidade local e os problemas relativos à sua conservação.
Fonte: Nova Escola
Assinar:
Postagens (Atom)