30 de setembro de 2013

ENERGIA SOLAR

Os constantes problemas ambientais causados pela utilização de energias não renováveis, aliados ao esgotamento dessas fontes, têm despertado o interesse pela utilização de fontes alternativas de energia.

A energia solar é uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energética renovável e limpa (não emite poluente).

Sua obtenção ocorre de forma direta ou indireta.
A forma direta de obtenção se dá através de células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício. A luz solar, ao atingir as células, é diretamente convertida em eletricidade. No entanto, essas células fotovoltaicas apresentam preços elevados. O efeito fotovoltaico ocorre quando fótons (energia que o Sol carrega) incidem sobre os átomos, proporcionando a emissão de elétrons, que gera corrente elétrica.

Para obter energia elétrica a partir do sol de forma indireta, é necessária a construção de usinas em áreas de grande insolação, pois a energia solar atinge a Terra de forma tão difusa que requer captação em grandes áreas. Nesses locais são espalhadas centenas de coletores solares.

Normalmente, a energia solar é utilizada em locais mais isolados, secos e ensolarados. Em Israel, aproximadamente 70% das residências possuem coletores solares, outros países com destaque na utilização da energia solar são os Estados Unidos, Alemanha, Japão e Indonésia. No Brasil, a utilização de energia solar está aumentando de forma significativa, principalmente o coletor solar destinado para aquecimento de água.

Apesar de todos os aspectos positivos da energia solar (abundante, renovável, limpa, etc.), ela é pouco utilizada, pois os custos financeiros para a obtenção de energia são muito elevados, não sendo viável economicamente. Necessita de pesquisas e maior desenvolvimento tecnológico para aumentar sua eficiência e baratear seus custos de instalação.

Fonte: www.brasilescola.com

29 de setembro de 2013

HAJA ÁRVORES!

Descubra como se faz papel e nunca mais desperdice uma folha do seu caderno.

O que entendemos hoje por papel é uma superfície flexível onde se pode escrever ou desenhar. Mas a necessidade dos humanos de escrever ou desenhar é bem anterior ao surgimento do papel moderno. O homem pré-histórico começou desenhando nas paredes de cavernas. O problema é que, como não havia como transportar as cavernas, os interessados é que tinham que ir até elas. Gravar mensagens em placas de pedra foi um progresso, afinal, mesmo sendo bastante pesadas , elas podiam ser transportadas. Outro progresso foi a invenção do tablete de barro, gravado enquanto estava fresco. Era mais rápido desenhar ou escrever, cabiam mais coisas em um tablete porque no barro os caracteres podiam ser menores, e cabiam mais tabletes na bagagem do mensageiro, já  que eles eram mais leves que as placas de pedra. Mas, de vez em quando, os tabletes quebravam. E quem iria confiar na mensagem de um tablete remendado? Então resolveram usar peles de animais! São leves, flexíveis, não quebram e são bem fáceis de transportar.

 Pinturas rupestres


Tablete de barro

Mas o ancestral do papel moderno, fino, flexível e leve, é o papiro egípcio. O papiro era feito de fibras de plantas de brejos do Rio Nilo, no Egito. As fibras de seus caules eram desfiadas, molhadas e espalhadas sobre uma superfície bem plana, outra camada úmida de fibras era cruzada sobre a primeira, e mais uma, e mais uma, depois se prensava esse sanduichão de fibras para extrair o excesso de água e se esperava secar. O resultado era o desejado: uma camada fina, leve e flexível. onde se podia escrever poemas, receitas, listas de compras, orações, o que desse na telha. Ou melhor no papiro.

Papiro (planta)

Outros povos gostaram da ideia, mas não tinham Rio Nilo e plantas do brejo com fibras bem longas por dentro para copiar os egípcios. E assim, durante muito tempo, o papel foi fabricado com trapos. Esses restos de tecido de algodão, cânhamo ou linho eram avidamente disputados pelos primeiros fabricantes de papel, que era então um artigo de luxo, como se pode imaginar. 
Escrita em cânhamo

Até que se acabou descobrindo que o tronco das árvores pode ser picado, fermentado, cozido e moído até se tornar uma sopa de fibras que podiam ser emaranhadas, espalhadas em camada fina, secas e finalmente cortadas, impressas e encadernadas. Se hoje temos  florestas de eucaliptos e pinheiros por todo lado é porque ambos crescem rápido, produzem troncos retos que servem como material de construção e como fonte de fibras para a fabricação de papel. Portanto, os humanos já usavam fibras vegetais para tecer roupas, e o papel foi criado como uma espécie de tecido que não veste ninguém, só registra e transmite informação.

Mas essa informação era ainda registrada manualmente. Acredite, até a Idade Média os livros eram escritos à mão, um por um. Não estranha que tão pouca gente soubesse ler e escrever. A invenção da tipografia, com letras impressas mecanicamente e não escritas à mão permitiu multiplicar enormemente a produção e distribuição de livros. E aí não havia trapos de roupas ou panos de chão que sustentassem tamanho apetite de leitura. Assim nasceu a moderna indústria do papel, baseada em fibras de árvores que podem crescer praticamente em qualquer lugar, e não apenas nas margens do Nilo.

A fonte de fibras pode ter mudado  desde a Antiguidade, mas a ideia continua sendo exatamente a mesma desde o tempo do Império Egípcio: fibras vegetais são amassadas, encharcadas, trituradas, prensadas em camada fina e secas.

PAPEL E CLORO

O papel da Antiguidade não era branquinho como o de hoje. Afinal, as fibras naturais, de algodão, madeira ou lã, não são brancas, são marrom, amarelo-claro, bege, tudo menos branco. Isso era mesmo um problema, já que na época não havia como corrigir deficiência visual e ler pilhas de papéis amarelados à luz de vela não devia ser nada fácil, mesmo para quem enxergasse bem. O desafio dos fabricantes era produzir papéis bem lisos e brancos, para destacar as letras e facilitar a leitura, e para isso se usavam misturas de colas, argila e produtos que preenchiam os espaços entre as fibras e deixavam o papel mais liso e resistente, além de mais claro.

Isso foi de certa forma uma maldição. Em 1774, um químico alemão descobriu que o cloro branqueava quase tudo, inclusive papel. A partir daí, florestas ou plantações de árvores e indústrias de cloro e de papel passaram a nadar juntas. Países frios como EUA, Canadá e Suécia, que têm grandes  florestas de pinho, investiram pesadamente na indústria de papel e de cloro, e o resultado disso é que nesses países há hoje dezenas de lagos onde é permitido pescar, mas é proibido comer o peixe capturado porque ele tem mercúrio demais. O peixe engoliu um termômetro?  Não, o mercúrio (Hg) era utilizado, em toneladas, na fabricação do cloro, que servia para branquear o papel, e o próprio mercúrio era também adicionado ao papel como antimofo. Mas a fábrica foi fechada há mais de 20 anos! Ok, não importa, o mercúrio liberado no ambiente naquela época continua contaminando os peixes até hoje.
 Floresta de pinho no Canadá





ECOLOGICAMENTE INCORRETO

Que beleza, então mesmo pagando mais caro para usar papel meio escurinho, porque é reciclado, ecológico, sustentável, na hora da pescaria vou ter que devolver o peixe ao lago e abrir uma lata de sardinha quando a fome apertar?

Isso mesmo, pagamos hoje pelos pecados de ontem. Agora é chique e moderno usar papel reciclado ou não branqueado, mas o mesmo gesto foi encarado como confissão de pobreza no tempo de seus avós. Pessoas finas escreviam à caneta-tinteiro em papel branco e fininho, os poucos pobres alfabetizados escreviam a lápis ou carvão em papel de embrulho.

Você pode ser adepto do papel branquinho ou moreninho. Saiba que a primeira opção exige o uso de muitos produtos químicos tóxicos, como cloro e mercúrio. Usar papel branqueado tem maior pegada ecológica: escrever o mesmo bilhete para o(a) namorado(a) vai consumir mais recursos do planeta do que em papel reciclado. E vai colocar você no final da fila: afinal, ser ecológico já foi coisa de maluco, mas hoje é legal. E, afinal, um dos motivos para se fazer papel mais branco era a dificuldade de ler à noite, que hoje não temos mais.

Espero que você nunca mais olhe para o papel como antes. Produzi-lo exigiu usar terra. trabalho, água, adubo, sol, comida, combustível. Suas fibras  (celulose) podem ser desfeitas e refeitas muitas e muitas vezes, se ele for reciclado. Se for para o lixo comum terá servido apenas uma vez. Depois de tanto trabalho e gasto de recursos naturais, um uso apenas é pouco, não acha?  

Texto de: Jean Remy Davée Guimarães


EXPERIMENTO EM SALA DE AULA



Explorações possíveis a partir do texto:

* Biomagnificação do mercúrio e consequências do elemento no organismo humano.

* Descoberta do Cloro.

* Fabricação de papel no Brasil.

* Quantidade de árvore(s) necessárias para fabricar uma folha de papel A4.

* Comparação entre papel branco e reciclato.

* Situação da reciclagem do papel no Brasil.


Se tiver mais alguma sugestão, deixe um comentário.





28 de setembro de 2013

MIMETISMO


A partir do texto, solicitar aos alunos que pesquisem sobre casos de mimetismo no mundo animal.

As pesquisas poderão compor um painel coletivo ou um vídeo.

MORCEGOS



INCLUSÃO NO MUNDO DAS BALEIAS CACHALOTES

Apesar de essas baleias não serem lá muito sociáveis, um golfinho-nariz-de-garrafa com deformação na coluna foi reconhecido como parte de um grupo de cachalotes, no arquipélago dos Açores.

Quem leu o livro - ou assistiu ao filme - O Guia do Mochileiro das Galáxias, deve se lembrar da baleia gentil e curiosa de 18 metros de comprimento. Além de ter uma enorme cabeça, a cachalote é também o maior animal com dentes do mundo! Não é à toa que dois biólogos americanos - Alexander Wilson e Jens Krause - viajaram para o arquipélago de Açores, no Oceano Atlântico, próximo ao continente europeu, para estudá-las.

Durante a pesquisa, Wilson e Krause encontraram um grupo de baleias adultas e filhotes, que aparentemente adotaram um companheiro não-baleia: um golfinho-nariz-de-garrafa com deficiência. Por sua deformação na coluna, ele certamente deve ter sido rejeitado ou esquecido por seu grupo de golfinhos, por isso ficou sozinho. 

Para surpresa dos biólogos, o estranho no ninho parecia estar bem-integrado com a sociedade das baleias: ele nada, come e até se aninha junto a elas. Isso é particularmente curioso, porque as cachalotes não são lá muito sociáveis - e nem costumam se aproximar de golfinhos!

Mas os cientistas suspeitam que isso não acontecia entre os companheiros de mesma espécie: ao que tudo indica, é possível que o bichinho tenha sido alvo debulling entre outros golfinhos. Que chato! 

Tanto as cachalotes quando os golfinhos são animais inteligentes e sabem que a imensidão do oceano não é tão assustadora quando estamos na companhia gentil de outros. Especialmente quando este grupo de baleias, em seu instinto de ser social, passou por cima da superficialidade de suas diferenças com o golfinho.

No vídeo abaixo, veja as baleias e o golfinho-nariz-de-garrafa nadando juntos: 

No fim, em vez de apenas aprender mais a respeito do comportamento do animal, os cientistas conseguiram vislumbrar um aspecto sem precedente entre as baleias: a generosidade.

Inspirador, não? Que tal manter os olhos bem abertos para ver gentileza à sua volta também? 

Fonte: Meu Planetinha

MUNDO DAS FORMIGAS

Apesar de parecerem insetos indefesos, as formigas são muito organizadas! Elas costumam formar sociedades em formigueiros cheios de túneis, como os das saúvas, que vivem nas Américas em ninhos de até 4 metros de profundidade!


TRABALHO SEM FIM 
Boa parte do funcionamento de um formigueiro é responsabilidade das formigas operárias. Entre algumas espécies de saúvas, elas se dividem em quatro grupos. Veja: 

1 - As ESCAVADORAS trazem folhas para o ninho 
2 - As SOLDADAS defendem a colônia do ataque de outros animais 
3 - As JARDINEIRAS cuidam dos jardins de fungos: elas trituram as folhas trazidas para que fungos se instalem nelas e sirvam de comida para todos 
4 - As GENERALISTAS cuidam dos ovos e limpam o formigueiro 

FAMÍLIA PRÓPRIA 
Além da rainha e das operárias, há as fêmeas aladas (com asas), que acasalam com os machos. A missão não é fácil: elas viram presas fáceis de outros bichos quando voam para se reproduzir. As que sobrevivem botam ovos e viram rainhas de novos formigueiros. A partir desse único voo de acasalamento, a rainha bota ovos pela vida toda. Os machos acabam morrendo. 

TODOS POR ELA 
Normalmente, só há uma rainha. Ela comanda tudo, liberando substâncias que, pelo olfato, orientam as outras formigas. A rainha passa a vida pondo ovos, e, quando morre, o formigueiro acaba. 

DE OLHO NAS PEQUENAS 
Ao menos uma das câmaras é habitada pelas larvas, que nascem dos ovos e se tornarão formigas. Não faltam cuidados: operárias até abrem novos túneis para refrescar o berçário. 

1 QUILÔMETRO 
É a extensão dos maiores formigueiros já encontrados no Brasil. Estima-se que milhões de formigas habitem esses imensos ninhos 

É PORCARIA? 
Vai para o lixo! Todos os resíduos de comida, e até formigas mortas, são levados por operárias para uma área onde a colônia acaba. Assim, as bactérias que o lixo atrai ficam longe, evitando contaminação. 

VOCÊ SABIA QUE... 
... nem todos os formigueiros são subterrâneos? Alguns são erguidos em formato de montes de terra que chegam a 1,5 metro de altura. E há os que são feitos no topo de árvores. 

QUANTO TEMPO VIVE UMA FORMIGA?
O tempo de vida varia de acordo com a espécie. Além disso, as formigas têm diferente funções no grupo e as que saem em busca de comida, se arriscam e morrem mais cedo do que a rainha, que fica protegida. No caso daquelas formigas mais comuns em casas, as operárias vivem cerca de 90 dias e as rainhas, até 2 anos.

Já entre as que vivem em jardins, a rainha vive até 20 anos e as operárias, até 9 meses.


AS FORMIGAS SE COMUNICAM?
Sim. E olha que elas têm muito assunto, pois vivem e trabalham em grupo! Para transmitir mensagens, o corpo delas produz e libera feromônios, substâncias com cheiros específicos para cada mensagem e que são percebidos por outras formigas por meio das antenas.

Algumas espécies também usam sons para alertar o grupo sobre a presença de inimigos batendo as antenas ou o abdome na parede do formigueiro.


 

Fonte: Meu Planetinha

Links interessantes que abordam o assunto:







ATIVIDADES - SISTEMA EXCRETOR

1- Usando as palavras abaixo, complete o texto.
água - abdominal - armazena - artéria renal - bexiga - derme - epiderme líquido - muscular - o sangue - pele - poros - rim - rins - sangue - sudoríparas suor - tóxicas - temperatura - ureteres - uretra - urina - veia renal

a) O sistema urinário é constituído por dois ___________, dois ___________,___________ e ___________.

b) O ___________ é um órgão de aproximadamente 10 cm, com forma de feijão, localizado na parte posterior da cavidade ___________. Sua função é filtrar ___________ e remover dele as substâncias indesejáveis, resultantes do metabolismo celular e outras substâncias em excesso ( ácido úrico e uréia ), formando-se a ___________ Função depuradora.

c) Os ___________ são vias com 25 cm de comprimento. Estes canais conduzem a urina até a ___________.

d) A bexiga é um órgão ___________ em forma de balão localizado na cintura pélvica, que ___________ a urina. Esta é eliminada para o exterior através de um tubo chamado de ___________.

e) O sangue chega ao rim pela ___________ que se ramifica em numerosos capilares. O rim extrai do ___________, água e substâncias prejudiciais em excesso formando assim a urina.O sangue purificado passa para a ___________saindo do rim. A urina assim formada passa aos ureteres e desce à bexiga onde é armazenada. Quando a bexiga se enche sentimos vontade de urinar. A urina sai da bexiga através da uretra.

f) A urina é um ___________corporal amarelo constituído por ___________e substâncias dissolvidas.

g) A ___________ compõem-se de duas camadas: a ___________, em contato com o ar: e a ___________onde se localizam as glândulas ___________, produtoras de ___________, que se abrem à superfície da pele por orifícios, os ___________.

h) A libertação do suor beneficia o organismo por retirar dele as substâncias ___________ e por regularizar a ___________do corpo, refrescando-o.

2- Assinale com um X a alternativa correta para cada questão:

a) Como se chama a eliminação de substâncias do organismo?
(   ) circulação                    (   ) excreção        (   ) digestão        (   ) respiração

b) Como é constituído o Sistema urinário? ( ) rins, ureteres, bexiga e uretra
(     ) rins, ureteres e uretra      (    ) rins, vias urinárias e pele           (     ) rins, bexiga e ureteres

c) Qual dos órgãos constituintes do sistema urinário tem a função de acumulação de urina?
(    ) uretra         (    ) rins           (    ) bexiga            (    ) ureteres

d) Qual a função do sistema urinário?
(     ) Produzir urina e filtrar o sangue.
(    ) Produzir uréia a ácido úrico.      
(    ) Produzir fezes e retirar a água em excesso das mesmas.
(    ) Produzir suor e libertá-lo para o exterior.

e) Durante a filtração do sangue qual das substâncias é transferida do mesmo para a urina?
(    ) nutrientes       (     ) suor           (     ) ácido úrico              (     ) oxigênio

f) Qual o constituinte da urina mais abundante?
(     ) cloreto de sódio (sal)                (    ) uréia                 (     )água                    (     ) ácido úrico

g) Qual a doença do sistema urinário que se caracteriza pela incapacidade de reter a urina na bexiga?
(    ) acumulações de minerais           (     ) incontinência            (     ) infecções              (     ) cancro

h) Quais dos seguintes cuidados a ter para um bom funcionamento do sistema urinário?
(   ) ingerir muita água, não fumar e evitar o consumo de sal
(   ) não fumar e consumir alimentos ricos em fibras
(   ) fazer exercício físico com regularidade e evitar consumo de gorduras
(   ) evitar consumo de gorduras e de sal

3- Os órgãos do sistema excretor são:
a) bexiga         b) rim              c) artéria renal                d ) uretra                 e ) ureter          f) veia renal

Relacione as estruturas do sistema excretor com as seguintes funções:
(    ) recolhe a urina produzida, encaminhando-a para a bexiga;
(    ) leva até os rins o sangue a ser filtrado;
(    ) filtra o sangue e produz a urina;
(    ) reconduz para a circulação o sangue filtrado nos rins;
(    ) conduz a urina para o exterior;
(    ) acumula a urina até sua eliminação.

4-Responda:

4.1) Qual é a principal substância tóxica que é filtrada e depois eliminada com a urina?

4.2) Quando uma pessoa realiza um esforço físico prolongado ou quando a temperatura do ambiente esta alta, a sudorese(produção de suor) contribui com a regulação da temperatura do corpo, evitando que ela aumente.Nessas situações , é comum a urina se tornar menos volumosa e mais concentrada. Responda:

a) A grande produção de suor tem alguma relação com a produção menos volumosa de urina? Por que ?

b) Como as glândulas sudoríparas contribuem para a manutenção da temperatura do nosso corpo nos dias quentes ?

4.3) Qual o papel desempenhado por cada um dos órgãos do sistema urinário humano ?


4.4) O que são néfrons e de que são constituídos ?


4.5) Por meio de análise de urina é possível identificar a existência de algumas substâncias e associá-las a doenças. Em condições normais de saúde, a urina não contém substâncias
importantes (ex: glicose).Por quê?