10 de setembro de 2011

REINO ANIMAL - PLATELMINTOS E NEMATÓDEOS






















COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS:  Neste ano de 2011, tenho em uma turma de 6ª série um aluno com deficiência visual (cego), isso fez com que eu me sentisse desafiada a encontrar alternativas que pudessem explorar o sentido do tato e facilitar a compreensão daquilo que ele não pode ver. No estudo dos platelmintos e nematódeos utilizei massa cozida dos tipos talharim (corpo longo e achatado como dos platelmintos) e espaguete  (corpo fino, cilíndrico e afilado nas pontas como nematódeos). Para minha surpresa não só o referido aluno aproveitou a atividade, como toda a turma que envolveu-se bastante. Anteriormente, quando estudamos os poríferos, utilizei uma berinjela para que manuseassem, sentido a forma e textura (veja descrição completa na postagem sobre Poríferos). Infelizmente este meu aluno está mudando para outra cidade, sentiremos muita saudade pois é um menino querido, inteligente, um exemplo de superação. Sou grata a ele por avivar em mim meu lado de improvisação que estava meio adormecido, continuarei buscando materiais alternativos e atividades práticas para incrementar minhas aulas, pois todos os alunos aprendem mais dessa forma, e a Ciências fica uma disciplina mais atraente e divertida. Cada vez que chego na aula, eles já perguntam: " O que vamos fazer hoje?" "O que a senhora trouxe para a gente ver e pegar?"

6 de setembro de 2011

REINO ANIMAL - FILOS PORÍFERA E CNIDÁRIA

















REINO ANIMAL - FILO PORÍFERA












AULA PRÁTICA:  Dividir a turma em grupos e solicitar que cada grupo traga para a aula uma berinjela. Com um palito de churrasquinho fazer diversos furos horizontalmente na berinjela, após cortar a parte com o cabinho e as folhas e com uma faca fazer um buraco nessa região (semelhante ao ósculo de uma esponja). Os alunos então, deverão manusear a berinjela, sentindo seu formato e textura, após colocá-la em uma jarra com água e observar a água entrando pelos poros (buracos feitos com palito) e saindo pelo ósculo (buraco na parte superior). Explicar o processo de filtração e o caminho da água no corpo dos poríferos. Se quiser poderão lavar bem as berinjelas e aproveitá-las na merenda escolar.

3 de setembro de 2011

DIA DO BIÓLOGO - 03 DE SETEMBRO

Recebi estás felicitações pelo Dia do Biólogo e resolvi socializá-las aqui:


Está foi enviada pelo Conselho Regional de Biologia - CRBio3:

Este recebi da minha amigona Juliana Zucolotto:


E este aqui da minha sobrinha Bruna Oliveira:



Uma pequena síntese do que é ser biólogo:
Então, parabéns a nós que escolhemos mais que uma profissão, e sim, uma opção de vida!