29 de janeiro de 2015

DINÂMICA PARA VOLTA ÀS AULAS


ARMAS QUÍMICAS


CÉLULA COMESTÍVEL

Em 2014, realizei uma atividade com meus alunos de Biologia do Turno Noturno do Instituto Estadual de Educação Professor Isaías, que consistia em confeccionar um modelo de célula animal comestível. A turma optou por fazer um bolo. Cada integrante apresentava no "bolo" a respectiva parte celular ou organela representada e suas funções.  

Após, todos se deliciaram com a Célula:





Aqui seguem outras sugestões bem criativas de "células comestíveis"que encontrei na web:





16 de janeiro de 2015

SUCO DETOX



ATIVIDADES SOBRE LIGAÇÕES QUÍMICAS

1.  São propriedades características dos compostos iônicos:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. O que caracteriza fundamentalmente uma ligação química covalente?
a) os elétrons são transferidos de uma átomo para outro                  b) nunca envolve presença de hidrogênio
c) só ocorre entre dois átomos de carbono                d) os elétrons são compartilhados entre os átomos

3. O aço é uma liga metálica em que participa o ferro e o:
a) zinco                       b) cobre                                  c) carbono                   d) estanho                   e) chumbo

4. O amálgama é uma liga em que sempre participa o metal:
a) chumbo                   b) mercúrio                 c) cobalto                    d) magnésio                e) estanho

5-7. Monte a fórmula eletrônica e a fórmula estrutural dos seguintes compostos covalentes:

a) H2SiO3:




b) NH3:





c) CCl4:





8-10. Monte a fórmula eletrônica e a fórmula molecular das ligações químicas obtidas através da união entre:

a) Na + Se:



b) Ca + O:



c) Al + S:



ATIVIDADES DE GENÉTICA - LEIS DE MENDEL

1-2. Quando Mendel iniciou seus experimentos com as ervilhas, trabalhou inicialmente com a análise de uma característica por vez, utilizando sempre “linhagens puras”. Pergunta-se:
a) O que é linhagem pura?

b) Como Mendel obtinha as linhagens puras nas ervilhas?

3-6.  A galactosemia é uma doença genética causada por um gene autossômico recessivo em humanos. Indivíduos galactossêmicos apresentam a incapacidade de degradar a lactose existente no leite materno. Considerando os símbolos G e g para representar os alelos dominantes e recessivos, respectivamente, responda:
a) Qual seria o fenótipo (galactossêmico, normal homozigoto ou normal heterozigoto) de indivíduos GG? _____________________________________________________
b) Qual seria o fenótipo de indivíduos Gg? __________________________________________
c) Qual seria o fenótipo de indivíduos gg? _____________________________________________
d) Qual seria o resultado percentual fenotípico do cruzamento entre um indivíduo galactossêmico e um indivíduo normal heterozigoto




7-9. A mamona (Ricinus communis) produz inflorescências contendo flores pistiladas (flores femininas), quando o genótipo é recessivo, e inflorescências mistas (flores femininas e masculinas), quando o genótipo é homozigoto dominante ou heterozigoto.
Com base nessas afirmações, que tipos de inflorescências serão produzidos nos descendentes dos seguintes cruzamentos:
a) NN x Nn? _____________________________________________________________________

b) Nn x Nn?_______________________________________________________________________

10.  Qual é a proporção genotípica esperada na descendência de um cruzamento entre dois indivíduos heterozigóticos Aa?


TIRINHA: TEM QUÍMICA?

ATIVIDADES PROPOSTAS:

1- Descrever o processo de fotossíntese das plantas e sua importância.

2- Enumerar outros processos químicos que acontecem na natureza.

CUIDAR DAS PLANTAS DE CASA TAMBÉM É UMA ATITUDE SUSTENTÁVEL!


Plantas são sempre bem vindas dentro e fora de casa. Além de deixarem o ambiente mais bonito, elas ajudam a purificar o ar. Porém, alguns cuidados podem fazer delas grandes aliadas na preservação da natureza. Confira algumas dicas abaixo:

Se você desperdiçar água, pode ser que você mesmo se prejudique se houver corte ou racionamento (isso sem contar as próprias plantas). Não as regue com mangueira. Utilize baldes, evite horário onde a água pode ser absorvida com maior rapidez e molhe apenas a base da planta.

Há algumas espécies de plantas que estão em extinção, como bromélias, orquídeas e palmitos. Só os adquira com atestado de origem. Assim você colabora para a preservação ambiental.

Para decorar a casa e o trabalho, dê preferência a plantas do que outros objetos. Elas tornam o ambiente mais agradável. Se você já pensou em plantar uma árvore no quintal de casa, faça isso!

O quintal e as plantas da sua casa não exigem que a água seja limpa e potável. Utilize a água das chuvas para lavar e regar suas plantas, evitando desperdícios.

Fonte: eCycle