Objetivos:
- Compreender as questões atuais referentes ao meio
ambiente, como efeito estufa e aquecimento global, chuva ácida, poluição
ambiental, desperdício de recursos naturais e geração de lixo.
- Evidenciar que os problemas ambientais vêm
ocorrendo sequencialmente e há muito tempo, estando vinculados às atividades
econômicas praticadas no planeta.
Duração das atividades: 4 horas/aula
Desenvolvimento:
1- Leitura e discussão sobre o texto:
2- Recurso:
3 - Caso o
professor não tenha trabalhado nunca com o assunto, segue um recurso que pode
ser utilizado.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12435/chuva_acida.swf
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12435/chuva_acida.swf
4 - ATIVIDADE : Discussão de notícias de jornal. Segue alguns links abaixo
encontrados no site www. folha.uol.com.br:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u494425.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u482598.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u453401.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u441273.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u482598.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u453401.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u441273.shtml
Uma sugestão ao professor é dividir a turma em grupos, onde cada
um se responsabiize por ler e analisar cada reportagem. Alguém do grupo expõe
resumidamente a matéria em voz alta para os outros grupos. O professor dá
continuidade à discussão com questionamentos que busquem uma reflexão crítica
por parte dos alunos..
5 - Partindo
da temática poluição, a próxima sugestão é a abordagem do tema aquecimento
global.
AQUECIMENTO GLOBAL E EFEITO ESTUFA - GRANDE AMEAÇA DA MODERNIDADE
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9063/01_mudancas_ambientais_globais/01_mudancas_ambientais_globais.html
A partir da utilização do recurso,
o professor já introduz um resumo do assunto. A questão da poluição já é
abordada, mas aconselha-se uma explicação razoável do que de fato acontece com
as emissões desenfreadas de dióxido de carbono para o efeito estufa:
O efeito estufa é a forma que a Terra tem para
manter sua temperatura constante. Por isso ele chega a ser essencial à vida,
caso contrário o nosso planeta seria uma bola de gelo!!!
6 - TEXTO:
EFEITO ESTUFA
COMO ISSO SE DÁ?
"Pense na Terra como sendo um
carro que ficou estacionado o dia inteiro exposto ao Sol. Depois de algum tempo
sob o Sol a temperatura dentro do carro está sempre bem mais alta do que a
externa. Os raios do Sol entram pelas janelas do carro, e parte do calor é
absorvida pelos assentos, pelo painel, pelo carpete e pelos tapetes. Quando
esses objetos liberam calor, ele não sai totalmente pelas janelas. Um pouco se
reflete no interior do veículo. O calor que os assentos liberam tem um
comprimento de onda diferente da luz do Sol que conseguiu atravessar as
janelas. Isso quer dizer que a quantidade de energia que entra é maior do que a
que sai. O resultado é um aumento gradual na temperatura dentro do carro."
O calor que
não consegue sair pela atmosfera da Terra mantém o planeta mais aquecido do que
o espaço sideral, porque há mais energia entrando por ela do que saindo. Tudo
isso faz parte do efeito estufa que mantém a Terra aquecida.
QUAL O PROBLEMA ENTÃO?
O excesso
dos gases responsáveis pelo Efeito Estufa, ao qual desencadeia um fenômeno
conhecido como Aquecimento Global, que é o grande vilão.
A poluição dos últimos duzentos anos tornou mais espessa a camada de gases existentes na atmosfera. Essa camada impede a dispersão da energia luminosa proveniente do Sol, que aquece e ilumina a Terra e também retém a radiação infravermelha (calor) emitida pela superfície do planeta. O efeito do espessamento da camada gasosa é semelhante ao de uma estufa de vidro para plantas, o que originou seu nome.
A poluição dos últimos duzentos anos tornou mais espessa a camada de gases existentes na atmosfera. Essa camada impede a dispersão da energia luminosa proveniente do Sol, que aquece e ilumina a Terra e também retém a radiação infravermelha (calor) emitida pela superfície do planeta. O efeito do espessamento da camada gasosa é semelhante ao de uma estufa de vidro para plantas, o que originou seu nome.
E AS CONSEQUÊNCIAS???
Professor, instigue os alunos a responderem
quais são as consequências do aquecimento global de acordo com os conhecimentos
prévios deles e qual a participação deles, mesmo que indireta sobre o
aquecimento global.
Algumas consequências...
Verões cada vez mais quentes; pessoas morrendo por causa das altas
temperaturas; peixes migrando para águas mais profundas por causa do calor;
gelo dos pólos derretendo; inundações em algumas regiões, grandes secas em
outras...
7 - Uma animação/simulação do efeito estufa pode ser encontrado
no repositório de objetos educacionais do mec, no site:
8 - Introduzindo
o conceito de sustentabilidade: Professor, para começar, instigue seus alunos
sobre a palavra SUSTENTÁVEL e SUSTENTABILIDADE. O que eles conhecem sobre o
assunto e o que de fato ele significa para eles.
Conceitos:
“desenvolvimento que vem ao encontro das necessidades do presente sem comprometer a
capacidade das gerações futuras atingirem as suas necessidades” - Comissão
Mundial do Desenvolvimento e Meio Ambiente
*** Quais
são, de fato, essas necessidades ??? As necessidades de hoje são as mesmas
de antes??
“necessidades do desenvolvimento com perspectivas a longo prazo,
integrando os efeitos locais e regionais de mudança global no processo de
desenvolvimento, e usando o melhor conhecimento científico e tradicional disponível” - Agenda 21, capítulo 35.
*** Que
tipo de desenvolvimento, é esse? até onde ele pode ir ??
*** Qual é
e qual a importância desse conhecimento tradicional citado ?
*** Questões sugeridas para que o
professor se questione para posteriormente questionar seus alunos
9 - Considera-se
interessante a reflexão do professor, juntamente com os estudantes, sobre o
impacto do desenvolvimento econômico e social na sustentabilidade dos recursos
do planeta. Sugestão de vídeo: The story of stuff.
Mostra de modo crítico, o modo de produção existente em nosso sistema. Pode ser
facilmente encontrado na rede.
10 - “O ser
humano se diferencia dos outros animais pelo telencéfalo altamente
desenvolvido, pelo polegar opositor e por ser Livre. Livre é o estado daquele
que tem liberdade. Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há
ninguém que explique e ninguém que não entenda.” ILHA DAS FLORES,
documentário de Jorge Furtado, produzido em 1989, e ainda completamente atua.
Super recomendável sua apresentação aos alunos.
- Professor, o vídeo pode e deve ser considerado como uma ferramenta de aprendizagem. Deve, portanto ser levado a sério. Para isso, torna-se indispensável o aprofundamento do mesmo. Instigar a discussão é uma ótima alternativa. Instigar com ela a criticidade, primordial. Passá-la para o papel melhor ainda. Além de um mecanismo de avaliação, trata-se de um forte mecanismo para formar alunos cidadãos pensantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: