O maior organismo vivo do planeta é um fungo! O nome do fungo gigante é Armillaria ostoyae, conhecido popularmente como cogumelo-mel. Encontrado em novembro de 2000 sob o solo da Floresta Nacional de Malheur, no leste do estado chuvoso de Oregon, nos Estados Unidos, e foi então apontado pela ciência como o maior organismo já encontrado no planeta. O gigante tem parasitado milhares de árvores simultaneamente, crescendo indefinidamente.
É incrível, mas através de estudos de DNA e índices de taxa de crescimento, os cientistas descobriram que este “grandão” cobre uma área de quase 880 hectares, equivalente a aproximadamente 1.200 campos de futebol. Enquanto uma estimativa precisa ainda não se confirme, acredita-se que a massa total da colônia pode chegar a 605 toneladas. E embora alguns estudiosos afirmem que este organismo pode ter 2.400 anos de idade, pesquisas recentes com base no genoma do fungo, estima-se que ele pode ter 8 mil anos de idade.
O fungo nasceu como uma partícula minúscula impossível de ser vista a olho nu, vem estendendo seus filamentos entre as raízes das árvores Tais filamentos são chamados rizomorfos, que nada mais são do que um agregados de hifas (micélio) com aparência de raízes. No outono, o fungo se manisfesta na forma de pequenos cogumelos de aparência inocentem, que podem chegar até a 30 cm de diâmetro, mas sob o solo fixa-se nas raízes das árvores da floresta, roubando-lhes água, nutrientes, provocando putrefação e morte das mesmas. Embora existam espécies de árvores que resistam a este fungo, a taxa de crescimento fica comprometida. Assim, abre caminho para outros vegetais florescerem no lugar. Mesmo que algumas partes do organismo morram, a estrutura não é comprometida e continua viva e em expansão, crescendo ainda 70 centímetros a 1,20 metro por ano.
Fonte: http://diariodebiologia.com/2009/05/qual-o-maior-organismo-vivo-do-planeta/#.Uv-I2PldXCt
Texto e atividades:
Daniela, não pude deixar de comentar, o teu blog é simplesmente sensacional! Tenho visto poucas pessoas se dedicando com tanto amo à profissão. Sou uma professora que amo o que faço e neste ano, especialmente, também estou catalogando muitas reportagens, muito material (sempre é bom). Após ter um notebook roubado e ter perdido todo meu material resolvi também catalogá-lo em outras mídias (até cds de arquivos estou usando rsrs), quem sabe até um dia monto um blog como o teu.. Amei a ideia! Parabéns!! Abração! Ariane
ResponderExcluirAriane, que bom que você gostou do blog. A ideia é essa mesma: manter arquivos, pesquisas, materiais catalogados e principalmente compartilhar com demais professores, já que há bastante carência de blogs educacionais na área de Ciências/Biologia. Apareça sempre por aqui e comente! Se criares teu blog, deixa teu link pra eu visitá-la! Bjs
Excluir