O reinício das aulas é marcado por expectativas, sobretudo em relação ao reencontro com os amigos e às novas amizades. A escola também é lugar para alimentar o sonho, motivar para um projeto de vida, criar um ambiente de confiança e respeito às diferenças de cada um. Sugerimos algumas dicas para trabalhar estas questões.
O jovem no Ensino Médio
Quando o jovem chega ao Ensino Médio, muitas vezes os responsáveis enfrentam maior dificuldade para acompanhar os filhos no processo escolar, pois os trabalhos exigem domínio de conhecimentos específicos com maior complexidade, além do currículo apresentar maior número de disciplinas.
Assim, nesta etapa de desenvolvimento do jovem, os responsáveis podem contribuir para o trabalho pedagógico da escola tomando algumas atitudes, como:
- valorizar as atividades escolares como etapa de crescimento intelectual;
- valorizar o avanço social do jovem tanto no que se refere à continuidade dos estudos como na compreensão e participação do espaço em que convive;
- valorizar o acesso ao mundo do trabalho;
- observar e acompanhar a rotina das atividades sociais;
- conversar e ouvir com atenção os seus questionamentos, lembrando que nesta etapa de desenvolvimento surgem muitas dúvidas sobre novos temas;
- observar o comportamento: hábitos de higiene, sono, tratamento com as pessoas, mudanças de humor e converse com o psicólogo da escola;
- alertar sobre as responsabilidades que acompanham a maior autonomia das suas relações;
- manter contato com a coordenação da escola para se informar sobre o desempenho desses alunos;
- verificar o material escolar utilizado pelo jovem: como estão suas anotações, a organização, capricho, o cuidado com os livros;
- acompanhar a frequência às aulas;
- buscar informações na escola sobre a participação nas atividades escolares;
- participar das atividades propostas pela escola;- desenvolver uma boa parceria entre família e escola, pois esta relação fortalecerá tanto o trabalho dos professores e profissionais que acompanham o dia a dia da juventude, como a orientação desenvolvida pelos responsáveis junto aos jovens;
- participar do Conselho Escolar;
- participar da Associação de Pais e Mestres.
Fonte: Portal do MEC - www.portal.mec.gov.br – Dia a dia de seu filho
Filmes e Vídeos:
*Somos todos diferentes ( Como estrelas na Terra) - filme indiano que conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos corre o risco de repetir de ano novamente.Não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita ser falta de disciplina e trata Ishaan com dureza. Direção de Aamir Khan e Amole Gupte. Duração: 165 minutos.
*Antes que o mundo acabe - inspirado no livro homônimo de Marcelo Carneiro da Cunha, trata de questões do mundo adolescente. Daniel tem 15 anos, com problemas que lhe parecem insolúveis. Direção de Ana Luiza Azevedo.
* Pro dia nascer feliz - 2006 - As situações que o adolescente brasileiro enfrenta na escola, envolvendo preconceito, precariedade, violência e esperança. Adolescentes de três estados falam de suas vidas na escola, seus projetos e inquietações. Direção de João Jardim. Trailer
* Clube dos Cinco - 1985 - adolescentes que aprontam na escola, tem por castigo passar uma tarde fechados para escrever um texto de mil palavras falando sobre o que pensam sobre eles mesmos. Acabam compartilhando suas histórias de vida. Direção: John Hughes.
* O Passo de um vencedor: uma história de superação - o documentário narra a história do atleta biamputado Pauê que, em 2000, sofreu um acidente que fez com que perdesse parte de suas pernas. O jovem de 18 anos apaixonado por esportes viu, por um momento, seus sonhos desabarem. Conta a trajetória de superação após o acidente, tornando-se uma lição de vida e exemplo para muitos.
* Sociedade dos poetas mortos: Propõe um outro modelo de aula, em que o estudante é desafiado a buscar e a criar e não apenas a esperar pelo conhecimento.
Assistir ao filme e propor que, em grupos, conversem sobre como gostariam de ser vistos e tratados enquanto estudantes; como gostariam de ser tratados entre os colegas de turma; como gostariam de tratar seus professores; como aprendem melhor.
Pedir que anotem estas idéias e, durante o ano, as retomem com a turma, avaliando dificuldades e conquistas.
Outros vídeos disponíveis na internet que podem ajudar a promover debates na escola:
Sites:
Domínio público - biblioteca digital que disponibiliza amplo material para download e pesquisa sobre temas diversos. www.dominiopublico.gov.br
Todos pela educação - o site www.todospelaeducacao.org.br através de sua biblioteca disponibiliza pesquisas e estudos sobre a Educação no Brasil. São materiais sobre diversos temas relacionados à melhoria da qualidade da Educação.
Arte-educação - Disponibiliza um materiais para pesquisa sobre a arte na escola. www.arteducacao.pro.br
Livros:
Culturas Juvenis dinamizando a escola - traz para o debate a importância de aproveitar a rica diversidade cultural dos jovens no espaço escolar. Para mais informações: clique aqui
Ensino Médio: mudanças e perspectivas - faz uma ampla reflexão sobre a situação do Ensino Medio brasileiro, discutindo temas como identidade, protagonismo juvenil, mudanças e universalização do Ensino Médio entre outros. Para mais informações: clique aqui
Datas Comemorativas - textos, poesias e dinâmicas para celebrar a vida - nas escolas brasileiras, as datas comemorativas servem para costurar o currículo escolar. Este livro traz dicas para a celebração de várias destas datas. Para mais informações: clique aqui
Fonte: www.sitededicas.com.br
Dinâmicas de integração:
Caixa Mágica - É uma brincadeira para descontração e integração de grupos de várias idades.
Trata-se de ir tirando diversas coisas de uma caixa, de forma imaginária.
As pessoas ficam em círculo. O animador inicia e depois o grupo vai sugerindo. Diz: abro a caixa e dela saem motos. Todos saem de seus lugares, imitam o objeto, o som e gestos correspondentes. Quando se diz: "fecha a caixa", todos voltam à posição inicial. A caixa abre de novo e sairá outro objeto: cachorros, borboletas, aviões, cangurus etc.
Um grande abraço! - No ritmo de uma música, os participantes dançam sozinhos ou em pares.E, a cada pausa, se abraçam a um número sempre maior de companheiros: se abraçam três pessoas, depois seis, nove etc. O abraço vai ficando cada vez maior até chegar a um grande abraço final com todos. E cada participante poderá expressar como se sentiu na brincadeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: