A ave pica-pau se parece com o personagem do desenho animado, mas eles não são iguais!!!
Diferentemente do malandrinho dos desenhos, o pica-pau de verdade vive em família e não come frango! E ele não martela árvores para irritar os outros: faz isso para conseguir comida.
Os machos também batucam na madeira para marcar território e atrair namoradas. É tanta batucada que o bicho pode dar 20 bicadas por segundo!
QUE ALMOÇO COMPLICADO!
Quando está com fome, o pica-pau do desenho assalta a geladeira. Já a ave da vida real curte comer larvas que vivem dentro de troncos das árvores. O pássaro usa o bico para dar batidas curtas na madeira até encontrar o túnel escavado pela larva. A partir daí, ele dá fortes pancadas para tirar lascas do tronco até encontrar a larva. Então, usa a língua comprida para capturá-la. O pica-pau de verdade também curte comer formigas, sementes, seiva de plantas e frutas, como o abacate.
VIDA EM FAMÍLIA
Pica-paus fazem ninhos em troncos de árvores mortas. A entrada do ninho é pequena para nenhum outro bicho entrar. Nela, cabem só o pai, a mãe e os ovinhos, que são chocados pelo casal. Depois de crescidos, os filhotes visitam outras árvores para aprender as técnicas de bicar e achar comida.
Machos e fêmeas de uma mesma espécie têm topetes diferentes. É com eles que os pica-paus se comunicam. O topete também pode ser erguido quando a ave encontra outros bichos e se sente incomodada com a presença dos estranhos, em uma reação agressiva. Sinal de que o pica-pau está bravo!
FICHA DO PÁSSARO:
Peso de 7 até cerca de 500 gramas
Altura de 7,5 a 60 centímetros (o tamanho de duas réguas escolares)
Onde vive comum na América do Sul (inclusive no Brasil) e no sudeste da Ásia
Tempo de vida entre 4 e 11 anos, conforme a espécie
VOCÊ SABIA QUE…
Existem mais de 200 espécies de pica-paus espalhadas pelo mundo? Eles só não moram perto dos polos, na Austrália, na Nova Guiné, na Nova Zelândia, em Madagáscar e na maior parte das ilhas que ficam em oceanos.
Conheça as principais espécies brasileiras:
O pica-pau é uma ave da ordem Piciformes, família Picidae, de tamanho pequeno a médio com penas coloridas e na maioria dos machos com uma crista vermelha. Vivem em bosques onde fazem seus ninhos abrindo uma cavidade nos troncos das árvores. Alimentam-se principalmente de larvas de insetos que estão dentro dos troncos de árvores, alargando a cavidade onde se encontram as larvas com seu poderoso bico e introduzindo sua língua longa e umedecida pelas glândulas salivares. Os ninhos são escavados em troncos de árvores o mais alto possível para proteção contra predadores. Os ovos, de 4 a 5, são chocados pela fêmea e também pelo macho durante até 20 dias, dependendo da espécie.
Pica-Pau-de-Barriga-Vermelha
O bendito ou pica-pau-de-barriga-vermelha (Melanerpes cruentatus) é um pica-pau florestal e amazônico. Os indivíduos machos de tal ave possuem cabeça, peito e manto negros, vértice vermelho, enquanto a sobrancelha amarela que pode atingir a nuca, ventre vermelho e flancos estriados de branco e negro são características presentes em ambos os sexos. Também é conhecida pelo nome de ipecumirim, sua dieta se baseia em grãos e pequenos insetos, um dos grandes contribuidores para o reflorestamento da Mata atlântica e Floresta amazônica.
Pica-Pau-Branco
O pica-pau-branco (Melanerpes candidus) é um pica-pau campestre, presente em quase todo o Brasil, Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai. Tal pica-pau possui a cabeça e partes inferiores brancas, asas e cauda negras, e ventre amarelado. Também é conhecido pelos nomes de bilro, birro, birro-branco e cricri.
Pica-Pau-Malhado
O pica-pau-malhado-grande (Dendrocopos major) é um membro da família dos pica-paus (Picidae).
Tem a sua distribuição na Europa e norte da Ásia. É residente, com excepção das regiões mais frias da sua área de distribuição.
No Verão, a sua alimentação consiste de larvas de traças e escaravelhos que habitam o interior da madeira das árvores da floresta.
Pica-Pau-do-Campo
O pica-pau-do-campo (Colaptes campestris) é um grande pica-pau sul-americano, campestre e terrícola.
Tal ave mede cerca de 32 cm de comprimento, com costas e asas marrons listradas de branco, peito e laterais do pescoço amarelos, boné preto e garganta preta ou branca, de acordo com a raça geográfica. Também é conhecido pelos nomes de chanchã, chanchão, pica-pau-de-manga e pica-pau-malhado.
Habita zonas de pastagens, savanas e matagal e pode ser encontrado na Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Suriname e Uruguai.
Pica-Pau-Carijó
O Pica-pau-carijó (Colaptes melanochloros) é um grande pica-pau da América do Sul. Tais aves possuem cerca de 26 cm de comprimento, com plumagem verde barrada de preto e cabeça preta com as laterais brancas e a nuca vermelha. Também são chamadas de pica-pau-verde-barrado.
Pica-Pau-de-Cabeça-Amarela
O pica-pau-de-cabeça-amarela (Celeus flavescens) é uma ave ave piciforme pertencente à família Picidae.
Mede em média 27 cm. Está presente desde a margem norte do baixo Rio Amazonas até o Rio Grande do Sul, sendo encontrado também no Paraguai e Argentina. Habitam bordas de florestas altas, florestas de galeria e pomares. Alimenta-se de frutos no alto das árvores, descendo ao solo para comer formigas e cupins. O macho apresenta uma faixa vermelha nas laterais da cabeça, próximo a base do bico.
Seus outros nomes comuns são joão-velho, cabeça-de-velho e pica-pau-velho. No Rio Grande do Sul também é chamado de bico-chã-chã.
Pica-Pau-Amarelo
O Pica-pau-amarelo (Celeus flavus) é uma ave da família Picidae comprimento de cerca de 25 cm. Presente em toda a Amazônia brasileira e de Alagoas ao Espírito Santo, sendo encontrados também nos demais países amazônicos. Habita florestas ralas, plantações de cacau, florestas de várzea, capoeiras e florestas em áreas pantanosas. Vive solitário, aos pares ou em grupos de 3 ou 4, principalmente à altura do estrato médio. Quebram formigueiros no alto de árvores para comer as formigas, eventualmente alimentando-se também de frutos. Às vezes desce ao solo para apanhar insetos. O macho apresenta uma faixa vermelha nas laterais da cabeça, próximo à base do bico.
Pica-Pau-Rei
O pica-pau-rei (Campephilus robustus) é um pica-pau florestal, encontrado no Paraguai, Argentina e Brasil, do estado de Goiás e Bahia até o Rio Grande do Sul, sendo o maior pica-pau brasileiro. Tal ave mede cerca de 36 cm de comprimento, cabeça e pescoço vermelhos, asas e cauda negras e partes inferiores barradas. Também é conhecido pelos nomes de carpinteiro, pica-pau-de-cabeça-vermelha, pica-pau-galo, pica-pau-grande e pica-pau-soldado.
Pica-Pau-de-Banda-Branca
O Pica-pau-de-banda-branca (Dryocopus lineatus) é um grande pica-pau encontrado do México à Argentina. Tal ave mede cerca de 33 cm de comprimento, com topete e estria malar vermelhos, asas e lados da cabeça pretos, faixa branca que se estende do bico às laterais do peito e barriga branca barrada de preto. Também é conhecida pelo nome de ipecuacamirá. Vive em pares ou em grupos familiares, com o macho e a fêmea tamborilando em seqüência longa e baixa. As fêmeas desta espécie de pica-pau põem em média de 2 a 3 ovos, e o macho participa dos cuidados com a prole.
Pica-Pau-de-Topete-Vermelho
O Pica-pau-de-topete-vermelho (Campephilus melanoleucos) é um grande pica-pau da ordem Piciforme e da família Picidae. Conhecido também como Pica-pau-de-garganta-preta. Encontra-se desde o sul do Panamá até o norte da Argentina e em Trinidad.
É um pica-pau grande e tem aproximadamente 36 cm de comprimento e 250 gramas. O macho possui a cabeça avermelhada, com uma mancha branca na base do bico e a fêmea apresenta o alto e a parte de trás da cabeça preta e uma larga faixa branca entre os olhos e a base do bico.
Alimentam-se de larvas de insetos que vivem escondidos atrás de cascas de árvores mortas. Também comem frutos.
Pica-Pau-Anão
O pica-pau-anão (Picumnus innominatus) é comum aos pequenos pica-paus do gênero Picumnus. Tais aves têm o comprimento do corpo variando entre 7 cm e 10 cm, bico curto, com pés muito grandes e cauda macia. Também são chamadas de picapauzinhos.
Pica-Pau-Dourado
O pica-pau-dourado (Piculus aurulentus) é um pica-pau florestal, encontrado no leste e sul do Brasil, bem como na Argentina e Paraguai. Tal ave mede cerca de 20 cm de comprimento, com dorso oliváceo, rêmiges barradas de castanho, cabeça com as laterais oliváceas, atravessadas por duas faixas amarelas horizontais e vértice vermelho. Também é conhecida pelo nome de pica-pau-doirado.
Pica-Pau-Fura-Laranja
O pica-pau-fura-laranja (Veniliornis affinis) é um pequeno pica-pau, encontrado na Amazônia e Leste do Brasil, especialmente nos estados da Bahia e do Espírito Santo. Tal ave mede cerca de 16,5 cm de comprimento e plumagem olivácea, com o manto, manchas nas asas e vértice vermelhos. Devido ao fato de eventualmente freqüentar pomares e se alimentar dos frutos, recebeu o nome de fura-laranjas.
Pica-Pau-Verde
O pica-pau-verde (Picus viridis) é uma ave da família Picidae. É o maior dos três pica-paus que ocorrem em Portugal. Caracteriza-se pela plumagem verde e amarelada, com o barrete vermelho.
Distribui-se por quase toda a Europa e pela Ásia Menor. Constrói o seu ninho em cavidades de árvores.
Em Portugal é uma espécie residente, que está presente durante todo o ano. Freqüenta zonas florestais, nomeadamente pinhais, de preferência com algumas clareiras.
Pica-Pau-de-Bico-de-Marfim
O Pica-pau-bico-de-marfim é a espécie do personagem de desenho animado Pica-Pau. No episódio "Dumb Like a Fox" ("Esperto contra Sabido", na versão brasileira), do desenho animado Woody Woodpecker, um museu oferece a recompensa de 25 dólares para quem capturar um "Campephilus principalis", o qual é o próprio Pica-Pau.
Olá! Não entendi pq vc colocou uma foto de cardeal...
ResponderExcluirOlá anônimo! Ótima sua observação, realmente eu havia colocado a imagem trocada de um cardeal, visto ter salvo várias fotos dos três tipos de aves (pica-pau, cardeal e martim-pescador)para postagens posteriores, acabei baixando uma foto por engano. Mas já corrigi. Aproveite e dê uma olhada nos posts sobre as outras aves. Abraços!
Excluir