À primeira vista estes bichos parecem indefesos, mas não se deixe enganar! Os suricatos são muito espertos e escapam até de predadores como águias e felinos. Sabe qual é o segredo de tanto sucesso? Viver em grupos em que todos dividem tarefas importantes para nunca deixar os companheiros sozinhos numa enrascada.
A UNIÃO FAZ A FORÇA
Cada grupo reúne até 40 animais que moram em túneis cavados por eles mesmos. As tocas se comunicam entre si e têm várias portas para facilitar a entrada se um predador aparecer. E o que não falta no bando é organização. Todo mundo tem uma tarefa, que pode variar a cada dia: alguns procuram comida, outros ficam nas tocas, ajudando as famílias, e há até os que cuidam da segurança do grupo todo. É graças a toda essa trabalheira que os suricatos conseguem sobreviver mesmo sendo mamíferos tão pequenos.
TAMANHO - cerca de 30 centímetros
PESO - mais ou menos um quilo
ALIMENTAÇÃO - insetos, larvas, roedores, aranhas, escorpiões, cobras, ovos e frutas
TEMPO DE VIDA - até 13 anos
ONDE VIVE - no sul da África
O olfato é apurado para encontrar inimigos e achar presas enterradas em buracos. Pelos escuros ao redor dos olhos protegem contra a luminosidade, como óculos de sol. As orelhas se dobram para impedir a entrada de areia enquanto o animal cava sua toca.
AS MELHORES BABÁS
Os suricatos se unem até para cuidar dos filhotes: enquanto as fêmeas que estão amamentando saem para comer, outros machos e fêmeas cuidam dos bebês, sem se afastar deles até a mãe voltar.
SEGURANÇA MÁXIMA
Para garantir que o grupo esteja a salvo, alguns suricatos ficam, todo dia, em lugares altos da região em que vivem. Aí, se veem algum predador, eles emitem um som alto e todos voltam para as tocas.
Que amor!Lindo o Timão!
ResponderExcluirRealmente são lindos Andressa! Bjs
ExcluirOlá, adoro os suricatos, acompanho assistindo as séries no Animal Planet, sao muito inteligentes., rápidos, adoro mesmo, a ponto de chorar, quando acontece algo, pois, vários suricatos das séries morreram, salvando os seus filhotes, muito triste, é uma pena que parece que acabou e agora somente ficam reprisando , pena mesmo, eles são muito interessantes.
ResponderExcluirSão animais fascinantes Maria, que bom que tens tanta sensibilidade em relação a eles... Bjs
Excluirbrigado pela ajuda pro meu trabalho
ResponderExcluir