... sais minerais, você já reparou que o sal de cozinha é iodado? Sabe por quê?
Uma medida governamental obriga a adição de iodo ao sal de cozinha. O motivo é garantir que todos tenham acesso a esse elemento, que é fundamental para a atividade da glândula tireoide, responsável pela produção de hormônios importantes para o funcionamento das células.
Uma alimentação pobre em iodo faz a tireoide aumentar de tamanho, provocando uma doença conhecida como bócio.
... açúcar; você sabe a diferença entre produto diet e light?
Produto dietético é aquele que teve algum nutriente eliminado para atender a uma necessidade, "como a retirada do açúcar para diabéticos, do sódio para hipertensos ou de gordura para portadores de hipercolesterolemia".
Já os produtos light devem ter menos que 25% de calorias que o original. Isso pode ser feito por supressão ou redução de nutrientes como o açúcar, frequentemente substituído por adoçante.
(Revista Galileu, 2008)
21 de setembro de 2013
17 de setembro de 2013
FILME "BEE MOVE" E AS RELAÇÕES ENTRE FAUNA E FLORA
Introdução:
Incomodado com a perspectiva de passar a vida fabricando mel, Barry B. Benson decide viajar para fora da colmeia com outras abelhas que colhem o néctar. Ao descobrir que humanos coletam o mel e o vendem, o herói do filme decide processar toda a raça humana. O professor Henzo Gualberto, do Colégio Aliado, em São Paulo, recomenda o filme não só para ensinar o processo de polinização e as relações ecológicas entre fauna e flora, como, por exemplo, a importância que as flores têm para o pleno funcionamento de uma colmeia, e também para mostrar a complexa estrutura social dentro das colmeias.
Objetivos:
Conhecer e compreender a relação entre plantas e animais, o processo de polinização e a importância dos polinizadores.
Conteúdos:
Reino animal, artrópodes e insetos, relações ecológicas, polinização das plantas, desequilíbrio ecológico e insetos sociais.
Trechos selecionados:
Cenas que mostram a polinização feita pelas abelhas (12m38s a 16m04s) e trecho onde as abelhas produzem o mel, que mostra a estrutura social das colmeias e como cada abelha tem a sua função dentro do processo (4m00s a 6m40s)
Atividade:
Converse com as crianças sobre polinização e produção do mel e a estrutura social das colmeias. Dessa forma, levante as informações e hipóteses que as crianças dispõem sobre o tema. Anote tudo. Isso vai ser essencial na hora de avaliar as aprendizagens. Exiba os trechos selecionados do filme e apresente à garotada outros materiais de consulta, como livros e revistas para que pesquisem sobre os dois tópicos e discutam coletivamente. Pergunte que tipo de recursos as flores têm para atrair os polinizadores, de que forma esses polinizadores realizam a reprodução nas plantas com flores e o que as abelhas buscam nas flores.
Avaliação:
Solicite que as crianças façam esquemas mostrando o ciclo da polinização e a estrutura social das colmeias. Depois, compare esse material com as hipóteses iniciais delas sobre o assunto.
PLANO DE AULA: GRAVIDEZ, O QUE PODE E NÃO PODE?
Coloque a garotada para pesquisar sobre mitos e verdades a respeito do que é adequado ou não fazer durante a gestação.
- Entender o funcionamento de algumas partes do corpo humano e sua relação com a gravidez.
- Realizar pesquisas com base em procedimentos típicos da Ciência.
Conteúdo:
- Padrões de reprodução e desenvolvimento
- Aspectos da biologia humana
Anos: Ensino Médio
Material necessário:
- Cópias da reportagem "A gravidez não precisa ser um parto" (Veja, 4 de setembro de 2013, 2337)
- Cópias da reportagem "Estudo desvenda evolução da placenta"
Introdução:
A íntima relação estabelecida entre mãe e filho durante a gestação pode tanto ser motivo de alegria quanto de preocupação, como mostra a reportagem "A gravidez não precisa ser um parto", publicada em Veja.
Utilize a reportagem para fazer com que os alunos confrontem o senso comum com o conhecimento científico e estimule o espírito investigativo em sala de aula.
Desenvolvimento:
1ª etapa
Inicie a aula com a leitura da reportagem "Estudo desvenda evolução da placenta". Em seguida, instigue a turma a responder a seguinte pergunta "Quais vantagens evolutivas os organismos placentários apresentam?".
Relembre os diferentes padrões de reprodução e desenvolvimento, citando as particularidades dos indivíduos ovíparos (aqueles que colocam ovos no meio externo), ovovivíparos (aqueles que retêm os ovos no interior do corpo até o final do desenvolvimento embrionário) e vivíparos (aqueles cujo embrião desenvolve-se conectado ao corpo da mãe). Dê atenção especial a estes últimos, já que é neste grupo que os seres humanos estão incluídos, e explique que, embora esse tipo de reprodução represente um alto gasto energético para a fêmea, o embrião fica protegido das condições ambientais e de predadores, aumentando, assim, as chances de sucesso reprodutivo.
No caso dos seres humanos, além do custo energético, o período de gestação representa para a mulher um ganho de grandes responsabilidades. A íntima relação mãe-filho reflete em um cuidado duplo com a saúde, especialmente nas primeiras semanas de gravidez.
Ressalte que, durante todas as quarenta semanas que marcam o período da gestação humana, ocorrem contínuas trocas de materiais (gases, nutrientes, produtos de excreção) entre os sangues do feto e da mãe, um processo realizado pela placenta e fundamental para o perfeito desenvolvimento do bebê.
2ª etapa
A partir da constatação da íntima relação entre mãe e filho durante a gestação, instigue os alunos a responderem questionamentos do tipo "Quais os cuidados a grávida deve tomar ao longo da gestação?" ou "Quais atitudes devem ser evitadas ou proibidas?" e estimule a discussão. Peça, então, para os alunos realizarem uma pesquisa constituída por duas etapas: a primeira será na forma de entrevista, feita com seus respectivos familiares. O objetivo será coletar informações e conhecimentos transmitidos no ambiente familiar sobre os cuidados que devem ser tomados durante a gravidez, focando nos aspectos proibitivos para as gestantes. Peça para os alunos elencarem essas informações, montando uma lista.
A segunda etapa da pesquisa será na forma de investigação. Os alunos deverão escolher um dos itens informados por seus familiares e fazer uma pesquisa para encontrar argumentos científicos que comprovem ou não a veracidade da informação dada pela família. Indique fontes de consulta confiáveis, como o site da revista Superinteressante e as páginas de ciências de jornais como aFolha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. e solicite os resultados para a aula seguinte. Notícias de pesquisas divulgadas recentemente podem ser fontes de fácil acesso e com linguagem acessível aos alunos. Escolas que disponibilizem computadores com acesso à internet podem ajudar os alunos que não possuem acesso à rede em casa.
3ª etapa
Ouça o que os alunos trouxeram de casa. Inicie a abordagem averiguando o que eles têm a dizer sobre os cuidados que devem ser tomados durante a gravidez e a que conclusões chegaram após a realização da pesquisa. É bem provável que as informações coletadas se assemelhem. Lance, então, à turma os mitos exibidos na reportagem e veja o que eles irão responder. Grávidas podem ingerir álcool? E utilizar cosméticos? Fazer exercícios físicos, pode? Por quê? Instigue a discussão e desfrute dos resultados.
Em seguida, distribua cópias da reportagem de Veja e faça a leitura com os alunos, discutindo os pontos levantados (pode ser que as pesquisas realizadas se mostrem contrárias aos dados divulgados na reportagem). Essa atividade, além de desenvolver o lado investigativo dos alunos, permitirá trabalhar a habilidade de confrontação do conhecimento científico com interpretações baseadas no senso comum, presente na matriz de referência para o Enem. É uma ótima oportunidade para exercitar o lado investigativo e questionador dos alunos!
Avaliação:
Oriente os alunos a produzirem um relatório com os resultados da pesquisa realizada. Esse documento deve ser dividido em “Introdução” (em que se apresentam as questões da pesquisa), “Desenvolvimento” (em que os alunos contam as etapas da pesquisa e os resultados encontrados) e “Conclusão” (com a síntese do trabalho desenvolvido). Avalie a adequação dos trabalhos ao gênero e a presença de argumentos científicos no texto para validar ou desconstruir mitos sobre a gravidez.
Fonte: Revista Nova Escola
16 de setembro de 2013
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL: ATITUDES CONSCIENTES PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE
O que é responsabilidade ambiental
Responsabilidade Ambiental é um conjunto de atitudes, individuais ou empresarias, voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta. Ou seja, estas atitudes devem levar em conta o crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente na atualidade e para as gerações futuras, garantindo a sustentabilidade.
Exemplos de atitudes que envolvem a responsabilidade ambiental individual:
- Realizar a reciclagem de lixo (resíduos sólidos).
- Não jogar óleo de cozinha no sistema de esgoto.
- Usar de forma racional, economizando sempre que possível, a água.
- Buscar consumir produtos com certificação ambiental e de empresas que respeitem o meio ambiente em seus processos produtivos.
- Usar transporte individual (carros e motos) só quando necessário, dando prioridades para o transporte coletivo ou bicicleta.
- Comprar e usar eletrodomésticos com baixo consumo de energia.
- Economizar energia elétrica nas tarefas domésticas cotidianas.
- Evitar o uso de sacolas plásticas nos supermercados.
Exemplos de atitudes que envolvem a responsabilidade ambiental empresarial:
- Criação e implantação de um sistema de gestão ambiental na empresa.
- Tratar e reutilizar a água dentro do processo produtivo.
- Criação de produtos que provoquem o mínimo possível de impacto ambiental.
- Dar prioridade para o uso de sistemas de transporte não poluentes ou com baixo índice de poluição. Exemplos: transporte ferroviário e marítimo.
- Criar sistema de reciclagem de resíduos sólidos dentro da empresa.
- Treinar e informar os funcionários sobre a importância da sustentabilidade.
- Dar preferência para a compra de matéria-prima de empresas que também sigam os princípios da responsabilidade ambiental.
- Dar preferência, sempre que possível, para o uso de fontes de energia limpas e renováveis no processo produtivo.
- Nunca adotar ações que possam provocar danos ao meio ambiente como, por exemplo, poluição de rios e desmatamento.
Exemplos de atitudes que envolvem a responsabilidade ambiental individual:
- Realizar a reciclagem de lixo (resíduos sólidos).
- Não jogar óleo de cozinha no sistema de esgoto.
- Usar de forma racional, economizando sempre que possível, a água.
- Buscar consumir produtos com certificação ambiental e de empresas que respeitem o meio ambiente em seus processos produtivos.
- Usar transporte individual (carros e motos) só quando necessário, dando prioridades para o transporte coletivo ou bicicleta.
- Comprar e usar eletrodomésticos com baixo consumo de energia.
- Economizar energia elétrica nas tarefas domésticas cotidianas.
- Evitar o uso de sacolas plásticas nos supermercados.
Exemplos de atitudes que envolvem a responsabilidade ambiental empresarial:
- Criação e implantação de um sistema de gestão ambiental na empresa.
- Tratar e reutilizar a água dentro do processo produtivo.
- Criação de produtos que provoquem o mínimo possível de impacto ambiental.
- Dar prioridade para o uso de sistemas de transporte não poluentes ou com baixo índice de poluição. Exemplos: transporte ferroviário e marítimo.
- Criar sistema de reciclagem de resíduos sólidos dentro da empresa.
- Treinar e informar os funcionários sobre a importância da sustentabilidade.
- Dar preferência para a compra de matéria-prima de empresas que também sigam os princípios da responsabilidade ambiental.
- Dar preferência, sempre que possível, para o uso de fontes de energia limpas e renováveis no processo produtivo.
- Nunca adotar ações que possam provocar danos ao meio ambiente como, por exemplo, poluição de rios e desmatamento.
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