Introdução:
Incomodado com a perspectiva de passar a vida fabricando mel, Barry B. Benson decide viajar para fora da colmeia com outras abelhas que colhem o néctar. Ao descobrir que humanos coletam o mel e o vendem, o herói do filme decide processar toda a raça humana. O professor Henzo Gualberto, do Colégio Aliado, em São Paulo, recomenda o filme não só para ensinar o processo de polinização e as relações ecológicas entre fauna e flora, como, por exemplo, a importância que as flores têm para o pleno funcionamento de uma colmeia, e também para mostrar a complexa estrutura social dentro das colmeias.
Objetivos:
Conhecer e compreender a relação entre plantas e animais, o processo de polinização e a importância dos polinizadores.
Conteúdos:
Reino animal, artrópodes e insetos, relações ecológicas, polinização das plantas, desequilíbrio ecológico e insetos sociais.
Trechos selecionados:
Cenas que mostram a polinização feita pelas abelhas (12m38s a 16m04s) e trecho onde as abelhas produzem o mel, que mostra a estrutura social das colmeias e como cada abelha tem a sua função dentro do processo (4m00s a 6m40s)
Atividade:
Converse com as crianças sobre polinização e produção do mel e a estrutura social das colmeias. Dessa forma, levante as informações e hipóteses que as crianças dispõem sobre o tema. Anote tudo. Isso vai ser essencial na hora de avaliar as aprendizagens. Exiba os trechos selecionados do filme e apresente à garotada outros materiais de consulta, como livros e revistas para que pesquisem sobre os dois tópicos e discutam coletivamente. Pergunte que tipo de recursos as flores têm para atrair os polinizadores, de que forma esses polinizadores realizam a reprodução nas plantas com flores e o que as abelhas buscam nas flores.
Avaliação:
Solicite que as crianças façam esquemas mostrando o ciclo da polinização e a estrutura social das colmeias. Depois, compare esse material com as hipóteses iniciais delas sobre o assunto.
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