10 de dezembro de 2013

AULA-FILME: BRASIL OCEÂNICO

Deixo aqui a dica de um documentário super interessante para ser assistido pela turma, com inúmeras possibilidades de explorações à nível fundamental e médio. Trata-se do Documentário EXPEDIÇÃO- BRASIL OCEÂNICO da Discovery Channel.
Como sugestão para o Ensino Fundamental, trabalhei com meus alunos essa ficha bem simples, mas que deixa registradas as impressões sobre o filme:
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CÂNDIDO GENRO

Relatório sobre o Documentário “Brasil Oceânico” da Discovery Channel 

Grupo: _____________________________________________________________________         Turma: ______

Disciplina: Ciências           6ª. Série      Profª. Daniela Gonçalves Oliveira                     Data: ____/____/______

Objetivos:
¡  Observar, conhecer e reconhecer algumas espécies da fauna marinha.
¡  Visualizar diferentes tipos de Poríferos e Cnidários.

1. No documentário, apareceram vários tipos de animais, escolham quatro espécies que pertençam a diferentes filos e escrevam abaixo:




2. Descrevam os aspectos mais interessantes que vocês observaram:





Ficha Técnica e Sinopse do Documentário:


Título Original: Expedição Brasil Oceânico

Gênero: Documentário

Origem/Ano: BRA/2002

Duração: 101 min

Direção: Lawrence Wahba

Elenco:

Narrador: Lima Duarte



Sinopse: EXPEDIÇÃO BRASIL OCEÂNICO é dividido em dois episódios:

Oásis do Atlântico

Acompanhe a expedição da equipe de Lawrence Wahba à Ilha de Trindade e aos Penedos de São Pedro e São Paulo. Distante da costa brasileira, as ilhas estão localizadas a um terço da África. Conheça os mistérios das criaturas marinhas, plantas e animais terrestres (filmados pela primeira vez) que habitam estas ilhas. São belas imagens de golfinhos, moréias e tubarões (como o tubarão-baleia, maior peixe dos oceanos). É um Brasil desconhecido para os próprios brasileiros, por isso mesmo, perceba o porquê das tentativas de Wahba e sua equipe em convencer o Governo Brasileiro à declarar essas ilhas costeiras como reservas marinhas.

O Atol Esquecido

Desde 1993, o Atol das Rocas (distante 224 Km do porto de Natal - RN), localizado no Atlântico Sul, é monitorado por guarda-parques. Mas esta é a primeira vez que uma equipe consegue filmar no Atol. Rocas é um complexo composto por ilhas, canais que ligam a lagoa interna ao alto mar, piscinas de maré e muito mais. Descubra outros segredos da vida marinha e terrestre no Atol das Rocas, como o fantástico mero (uma garoupa gigantesca raramente vista), os filhotes de peixes lutando pela sobrevivência contra predadores e os mais de 150 mil pássaros (como atobás, viuvinhas e trinta-réis) que vivem sobre duas pequenas ilhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: