Objetivos:
1) Reconhecer uma célula eucariótica, identificando suas principais partes.
2) Elaborar uma célula eucariótica comestível, reconhecendo sua organização (núcleo) e suas organelas.
3) Diferenciar a célula eucariótica animal da vegetal.
Comentário:
Com exceção dos vírus, todos os seres vivos são formados por células. Existem seres formados por uma única célula, denominados unicelulares, e os pluricelulares ou multicelulares, que contêm duas ou mais células. A espécie humana tem cerca de alguns trilhões delas.
Há seres vivos que apresentam células procarióticas, como o caso dos organismos que pertencem ao Reino Monera (bactérias e cianobactérias), enquanto os organismos pertencentes aos outros Reinos (Protozoa, Fungi, Plantae e Animalia) apresentam células eucarióticas. Estas diferem quanto à organização do material nuclear e quanto às organelas citoplasmáticas.
Estratégias:
1) Após uma prévia explicação sobre células procarióticas e eucarióticas, suas semelhanças e suas diferenças, o professor pedirá aos alunos que desenhem em seu próprio caderno, uma célula eucariótica (animal ou vegetal). Neste desenho, os alunos identificarão a membrana plasmática, o citoplasma, o núcleo organizado e suas organelas citoplasmáticas.
2) Depois, os alunos devem pesquisar as respectivas funções de cada organela e quais destas são exclusivamente da célula eucariótica animal e quais as da célula eucariótica vegetal.
3) Dividir a classe em grupos de alunos, os quais podem decidir que ingredientes utilizarão para representar as estruturas das células, como o citoplasma, a membrana plasmática e as organelas. Doces podem ser utilizados: por exemplo, jujuba para representar a mitocôndria, fios de ovos para o retículo endoplasmático, etc.
4) O educador pode orientar o trabalho durante a aula e pedir para que o grupo execute sua obra em casa e a traga na aula posterior. Se a escola apresentar um espaço adequado, o trabalho pode ser executado durante a aula. Ao final, as células poderão ser saboreadas, claro.
5) É importante que os grupos façam uma legenda com os alimentos utilizados.
Materiais:
Desenho das células eucarióticas (animal e vegetal) realizada no caderno e a pesquisa sobre as diferentes funções de suas estruturas. Ingredientes alimentares diversos trazidos pelos alunos, depois de combinação prévia.
Sugestões e dicas:
1) Seria interessante que se realizasse uma aula prática de observação de células animais e vegetais, utilizando o microscópio, a fim de que os alunos observassem as diferenças básicas entre os dois tipos.
2) Durante ou após a degustação, o docente poderia estimular a oralidade, perguntando qual organela determinado aluno comeu, por exemplo, e pedindo para que explique sua respectiva função.
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