Objetivo:
- Aprender a demarcar uma área de estudo e conhecer suas especificidades.
- Observar fatores bióticos e abióticos num "microecossistema".
- Elencar os fatores bióticos e abióticos.
- Identificar as possíveis relações ecológicas existentes nesse ambiente.
- Registrar as devidas observações.
Comentários:
O estudo de campo permite observar um determinado local e/ou situação, observando uma realidade e, se necessário, buscando soluções para um problema específico.
Durante o estudo de campo é imprescindível que ocorra a pesquisa de campo, que compreende a observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real, a coleta de dados referentes aos fatos e, finalmente, a análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado.
A pesquisa de campo exige que as técnicas de coleta de dados sejam apropriadas à natureza do tema e, ainda, à própria definição das técnicas que serão empregadas para registro e análise. Dependendo das técnicas de coleta, análise e interpretação dos dados, a pesquisa de campo poderá ser classificada como de abordagem predominantemente quantitativa ou qualitativa. Numa pesquisa em que a abordagem é basicamente quantitativa, o pesquisador se limita à descrição fatual deste ou daquele evento, ignorando a complexidade da realidade social.
Materiais:
- roteiro de estudo elaborado previamente pelo professor;
- prancheta;
- caneta;
- termômetro;
- barbante;
- vareta;
- luxímetro (se a escola possuir);
- sacos plásticos para as devidas coletas;
- etiquetas para identificação;
- pá de jardinagem;
- máquina fotográfica e/ou celular para registro;
- livros específicos sobre vegetação e animais encontrados nas áreas verdes.
Estratégias:
1. O professor deverá verificar previamente as áreas verdes em que os alunos trabalharão.
2. Organizar os alunos em grupos de 5 componentes.
3. Disponibilizar um roteiro para cada aluno. (Veja abaixo sugestão para elaboração do roteiro.)
4. Explicar os procedimentos durante a realização do trabalho:
a) Medir e marcar com barbante e vareta uma área de 1m2 (área de estudo de campo de cada grupo).
b) Verificar o que se pede no roteiro, executar e registrar de diferentes formas: por escrito, em desenhos, fotografando, etc.
c) Realizar a coleta de folhas caídas e/ou animais mortos, como insetos, por exemplo.
5. Organizar as diferentes informações e buscar alguns dados específicos nos livros disponibilizados pelo professor.
6. Pedir para que o grupo aponte brevemente o que foi mais significativo em seu estudo. Exemplos: uma planta que despertou a curiosidade, a sensação térmica, a quantidade de matéria orgânica no solo, animais encontrados, etc.
7. Organizar um cartaz coletivo com as informações obtidas sobre os fatores bióticos e abióticos, e também sobre supostas relações ecológicas observadas no ecossistema escolar.
Modelo de Roteiro:
Local pesquisado:_________________________________________
Fatores abióticos observados:_______________________________
________________________________________________________
Fatores bióticos observados:_________________________________
_________________________________________________________
Relações ecológicas observadas:_____________________________
_________________________________________________________
Observar e anotar se a vegetação foi introduzida ou é nativa:
________________________________________________________
________________________________________________________
Registro através de
desenho da disposição da vegetação:
Observar o solo, verificar se tem muita ou pouca matéria orgânica. (Para isso, cave um pequeno buraco).
________________________________________________________
Desenhar um animal observado e descrever suas características:
Animal:__________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
|
Dicas de trabalhos:
Os alunos podem:
1) Comparar a área verde da escola com o trajeto para sua casa ou bairro, por exemplo.
2) Caso o bairro não apresente muitas árvores, a escola poderá fazer uma proposta para arborizá-lo. Vale lembrar a importância de conscientizar a comunidade local sobre essa ação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: