Objetivos:
1) Compreender o conceito de relação ecológica;
2) Analisar os tipos de relação ecológica;
3) Identificar as relações ecológicas exemplificadas em imagens;
4) Desenvolver a capacidade de diferenciar e caracterizar as relações ecológicas;
5) Perceber a importância das relações ecológicas, tanto para a saúde dos ecossistemas como para as populações de seres vivos.
Comentários:
É importante que os alunos compreendam os conceitos sobre as relações entre os seres vivos, porém é fundamental que os estudantes percebam o quão interligado está o equilíbrio dos ecossistemas com as interações ecológicas — e quão delicada é essa ligação.
Obs.: Podemos chamar de relações/interações/associações ecológicas.
Procedimentos:
1) Inicie a aula com um diálogo sobre os tipos de sociedades que as pessoas estabelecem entre si, nos negócios. Esse tipo de abordagem tem finalidade de despertar e focar a atenção da classe nas relações humanas, que são mais fáceis de se compreender e que servirão como introdução ao tema dessa aula.
2) Comente que existem sociedades em que os sócios têm igual participação nos lucros da empresa, e outras em que uns levam vantagem sobre os outros. Em seguida, explique sobre as relações harmônicas e desarmônicas, que ocorrem na natureza.
3) Explique o conceito de interação ecológica e, em seguida, esclareça que as relações entre os seres vivos podem ser entre seres de mesma espécie (intraespecíficas) e seres de espécies diferentes (interespecíficas).
4) Agora, inicie uma apresentação de imagens, com um exemplo de cada uma das interações ecológicas e, explique-as para os alunos. Professor, se achar conveniente, estimule a participação dos estudantes com perguntas como: “Nesse caso, será que a relação é benéfica para ambos os seres vivos? Como vocês acham que essa interação se chama?”
5) Após explicar cada uma das interações ecológicas, peça para que os alunos trabalhem em duplas, o seguinte questionário, que deverá ser entregue na próxima aula:
Questionário:
1. Diferencie e explique, com exemplos, as relações intraespecíficas harmônicas e desarmônicas.
2. O que é simbiose? Dê um exemplo.
3. Explique o que é um predador, e o que é uma presa e, em seguida, explique como e quando um predador pode se tornar uma presa?
4. Qual a diferença entre mutualismo e de protocooperação?
5. O que você entende por neutralismo?
6. Defina e exemplifique:
a) parasitismo;
b) parasita;
c) ectoparasita;
d) endoparasita;
e) hospedeiro.
7. Diferencie uma orquídea de uma erva-de-passarinho quanto às interações ecológicas que elas estabelecem com outras plantas.
8. O inquilinismo e o amensalismo possuem características em comum, apesar de serem relações ecológicas distintas. Comente a semelhança dessas interações. E o que as diferencia?
9. O que aconteceria se um predador como o lobo (Cannis lupus) deixasse de existir? Isso seria benéfico para os animais que fazem parte de sua alimentação? E quanto ao seu habitat natural, quais seriam as consequências?
10. Qual a importância das interações ecológicas para a manutenção da vida?
11. Como o ser humano interfere no equilíbrio das interações ecológicas?
12. Na sua opinião, o que é preciso ser feito para mudar essa situação?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: