1) Observar e identificar as características morfológicas de cada classe dos vertebrados;
2) Reconhecer e relacionar as características de cada grupo aos exemplares observados.
Comentário:
Os animais vertebrados apresentam algumas características em comum, enquanto outras são bem específicas. Por exemplo: os peixes são aquáticos, sua morfologia e suas adaptações para esse ambiente são determinantes para sua sobrevivência; os anfíbios dependem da água para respiração e reprodução; os répteis foram os primeiros a conquistarem o ambiente terrestre e, para isto, se adaptaram muito, como realizar reprodução sexuada com postura de ovos com casca. Já as aves apresentam penas, bico, adaptações para o vôo, enquanto os mamíferos apresentam glândulas mamárias, sebáceas, sudoríparas, pêlos, diafragma etc.
As semelhanças e diferenças entre os grupos foram se aprimorando conforme sua adaptação ao ambiente e sua evolução.
Algumas destas características podem ser observadas e comparadas nesta aula, despertando, assim, a curiosidade.
Materiais:
O professor deverá pedir aos alunos para providenciar um exemplar, no mínimo, de cada classe. Por exemplo:
a) Um peixe (observado em um aquário ou um inteiro do supermercado);
b) Um anfíbio (rã);
c) Um réptil (jabuti, tartaruga);
d) Uma ave (periquito);
e) Um mamífero (hamster, porquinho-da-Índia);
f) Ração para os animais;
g) Jornal e/ou serragem.
Estratégias:
1) Levar os animais para o laboratório de ciências ou outro espaço da escola;
2) Colocar cada exemplar, providenciado previamente, em uma bancada;
3) Orientar os alunos, antecipadamente, sobre sua conduta em relação aos animais (barulho, movimento brusco etc.);
4) Elaborar um relatório para observação dos exemplares, a fim de que o grupo olhe, discuta com os colegas e registre suas descobertas;
5) Discutir, com os alunos, quais são as características marcantes de cada grupo, sistematizando as informações na lousa, certificando-se da realização do registro.
Sugestões e dicas:
O professor poderá solicitar pesquisa em livros sobre alguns animais curiosos, como por exemplo, o ornitorrinco, a équidna, o morcego, a baleia etc.
Também poderá propor uma pesquisa sobre algum animal pelo qual o aluno se interesse. Ele apontará suas descobertas, podendo trazer ilustração e outros dados interessantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para mim! Então, não deixe de comentar: