15 de dezembro de 2013

NA TRILHA DA EVOLUÇÃO

Somos mais altos, mais fortes - e cada vez mais gordos - do que nossos antepassados. Mas o quanto isso tem a ver com o processo evolutivo pelo qual estamos passando? Discuta a evolução com a turma

Objetivos
- Estudar as teorias evolucionistas: Lamarckismo, Darwinismo e Neodarwinismo 
- Debater a evolução tecnofísica com os alunos


Conteúdo
Teorias da evolução 


Tempo estimado
Duas aulas 



Material necessário 
- Computadores com acesso à internet 
- Projetor multimídia para exibição do filme 
- Cópias da reportagem "A evolução acelerada" publicada em Veja (Edição 2266, de 25 de abril de 2012) para todos os alunos. 



Introdução
Evoluir nada mais é do que um processo de transformações através dos tempos. A alteração nas características hereditárias de uma população de uma geração para outra caracteriza o processo da evolução humana. Para Darwin, dessa transição surgem os indivíduos selecionados pelo meio e melhor adaptados ao ambiente em que vivem, valorizando, assim, a permanência dos caracteres especializados, os quais são constantemente melhorados na relação espécie - espécie e entre espécie - meio ambiente.Nesta proposta, seus alunos estudarão os conceitos das teorias evolucionistas e discutirão a concepção de um novo campo de estudo: a evolução tecnofísica. 

Desenvolvimento 



1ªAula 
Inicie a aula com uma discussão para verificar o quanto os alunos já conhecem sobre o tema. O que é evolução? Como ela ocorre? Qual a sua importância? Após a exposição das concepções dos alunos explique que evolução é um processo de transformações ao longo do tempo e que essas modificações podem originar novas espécies. Em seguida convide os alunos para assistirem ao filme O desafio de Darwin. 


Após a sessão, proponha uma discussão com a turma acerca das teorias Lamarckista e Darwinista. Esclareça para a classe que o darwinismo é cientificamente aceito e que hoje os estudos estão voltados para a chamada Teoria Sintética da Evolução ou o chamado Neodarwinismo, o qual nada mais é do que a incorporação dos conceitos modernos da genética às idéias de Darwin a respeito da Seleção Natural. Porém, antes dos estudos e a publicação de Charles Darwin no livro, a Origem das espécies, outro pesquisador deixou sua contribuição para o atual conhecimento que temos hoje sobre evolução: Jean-Baptiste de Lamarck. Lamarck postulou duas leis - apesar de não serem mais aceitas cientificamente-, que ainda hoje são bastante conhecidas: a lei do uso e do desuso e a lei da transmissão dos caracteres hereditários.

Para a primeira lei, Lamarck baseou-se no fato de que o uso excessivo de determinadas partes do corpo, faz com que elas se desenvolvam mais, enquanto o desuso levaria ao atrofiamento. Já na segunda lei, ele acreditava que as mudanças que acontecessem no corpo devido ao uso ou ao desuso seriam transmitidas para os descendentes.


Sobre a teoria da Seleção Natural pergunte aos alunos: por quem ela foi postulada? Darwin? Caso eles respondam que sim, esclareça a turma que essa teoria foi escrita por dois pesquisadores, Darwin teve a colaboração do pesquisador Alfred Wallace. Peça que os alunos pesquisem em casa (em livros e na internet) sobre os princípios da Seleção Natural - os quais serão apresentados na próxima aula. 

2ªAula 
Comece a aula ouvindo o que os alunos trouxeram sobre a teoria da Seleção Natural. Explique para a turma que nessa teoria os organismos que se encontrarem mais bem adaptados ao meio no qual vivem têm melhores chances de sobrevivência do que os menos adaptados. Aproveite esse momento para desmistificar a ideia de que evolução é sinônimo de progresso. Isso porque uma mesma característica que possibilita um maior sucesso, em um momento específico, pode não ser tão satisfatória e favorável em outros momentos. Monte junto com a classe na lousa, uma tabela contendo as diferenças entre evolução e progresso, com exemplos.



Peça para que os alunos leiam a reportagem de Veja "A Evolução Acelerada" na qual é relatada um novo campo de estudos na evolução humana: a teoria tecnofísica. Explique aos alunos que não se trata de uma teoria concorrente com a teoria darwinista e sim um novo olhar sobre estes estudos.


Enquanto a evolução darwinista é um processo lento, no qual são exigidos milhares de anos para que as alterações sejam aprovadas e incorporadas pela natureza, a evolução chamada de tecnofísica é muito mais rápida - e, graças à tecnologia, as alterações são percebidas na mesma geração, e não são transmitidas geneticamente para a próxima geração , não passando pelo processo de aceite do ambiente.

Coloque o tema em debate na sala de aula questionando: quais são as vantagens e as desvantagens da tecnologia para o homem? Discuta a relação das adaptações ao meio, versus a tecnologia do mundo atual. Como é a evolução dos tempos de hoje e as características do homem da nossa geração?

Discuta com a turma se existem diferenças entre a teoria de Darwin e a teoria tecnofísica. Quais? O tempo e o ambiente influenciam essa segunda teoria? Hoje o porte físico interfere na sobrevivência dos indivíduos? Qual o papel dos avanços tecnológicos nesse processo?

Compare com a evolução que já ocorreu no ser humano e que levou milhares de anos para chegarmos ao conjunto de características que temos hoje. Vá, ao poucos, inserindo as ideias colocadas acima no plano de aula. 
No final da discussão proponha que escrevam um texto opinativo com o tema "Na trilha da Evolução" o qual compare a evolução darwinista com a evolução tecnofísica. 

Avaliação 
Avalie a participação dos alunos em sala de aula, levando em consideração o envolvimento com as discussões, a capacidade de posicionamento frente a esse novo campo de estudo, a teoria tecnofísica. Avalie também a pesquisa feita pelos alunos e apresentação da mesma, além do texto elaborado em sala, o qual é, além de ótima forma de avaliação, uma boa oportunidade de trabalhos interdisciplinares com a Língua Portuguesa, Sociologia e Filosofia.



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