10 de dezembro de 2013

AULA PRÁTICA: VERTEBRADOS

Objetivos:
1) Observar e identificar as características morfológicas de cada classe dos vertebrados;

2) Reconhecer e relacionar as características de cada grupo aos exemplares observados.


Comentário:
Os animais vertebrados apresentam algumas características em comum, enquanto outras são bem específicas. Por exemplo: os peixes são aquáticos, sua morfologia e suas adaptações para esse ambiente são determinantes para sua sobrevivência; os anfíbios dependem da água para respiração e reprodução; os répteis foram os primeiros a conquistarem o ambiente terrestre e, para isto, se adaptaram muito, como realizar reprodução sexuada com postura de ovos com casca. Já as aves apresentam penas, bico, adaptações para o vôo, enquanto os mamíferos apresentam glândulas mamárias, sebáceas, sudoríparas, pêlos, diafragma etc. 
As semelhanças e diferenças entre os grupos foram se aprimorando conforme sua adaptação ao ambiente e sua evolução. 
Algumas destas características podem ser observadas e comparadas nesta aula, despertando, assim, a curiosidade. 


Materiais:
O professor deverá pedir aos alunos para providenciar um exemplar, no mínimo, de cada classe. Por exemplo: 

a) Um peixe (observado em um aquário ou um inteiro do supermercado); 

b) Um anfíbio (rã); 

c) Um réptil (jabuti, tartaruga); 

d) Uma ave (periquito); 

e) Um mamífero (hamster, porquinho-da-Índia); 

f) Ração para os animais; 

g) Jornal e/ou serragem. 



Estratégias:
1) Levar os animais para o laboratório de ciências ou outro espaço da escola;

2) Colocar cada exemplar, providenciado previamente, em uma bancada;

3) Orientar os alunos, antecipadamente, sobre sua conduta em relação aos animais (barulho, movimento brusco etc.);

4) Elaborar um relatório para observação dos exemplares, a fim de que o grupo olhe, discuta com os colegas e registre suas descobertas;

5) Discutir, com os alunos, quais são as características marcantes de cada grupo, sistematizando as informações na lousa, certificando-se da realização do registro. 


Sugestões e dicas:

O professor poderá solicitar pesquisa em livros sobre alguns animais curiosos, como por exemplo, o ornitorrinco, a équidna, o morcego, a baleia etc. 

Também poderá propor uma pesquisa sobre algum animal pelo qual o aluno se interesse. Ele apontará suas descobertas, podendo trazer ilustração e outros dados interessantes. 

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