15 de dezembro de 2012

OS BENEFÍCIOS DO IOGURTE

      Além de aumentar a longevidade o iogurte possui benefícios e propriedades nutricionais graças aos fermentos lácteos, como o Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus termophilus, aos quais se junta o leite, depois de homogeneizado e pasteurizado. Por ser obtido mediante fermentação láctea, o iogurte é muito fácil de digerir, o que o torna o produto ideal para pessoas com problemas gastrointestinais. 


      O seu consumo regula o sistema imunológico, e isso sem falar que se trata de uma excelente fonte de cálcio e, como tal, sua ingestão é uma fonte de ajuda no crescimento das crianças.

      A bebida possibilita a transmissão de várias vitaminas: a A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido pantotênico e ácido fólico.


PEPINO, O ALIMENTO MENOS CALÓRICO

      Entre os alimentos sólidos, podemos considerar que o pepino é o que contém a mais baixa densidade calórica, com apenas 10 Kcal a cada 100 gramas.

     Os frutos são longos, com casca verde e manchas escuras, polpa de cor clara e sabor suave, com sementes achatadas semelhantes às do melão, que é outro membro da família Cucurbitaceae.
      
    O pepino é um diurético natural e auxilia na dissolução de cálculos renais. Ele é rico em potássio, que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele, resultando no rejuvenescimento da epiderme, especialmente a do rosto.


BANANA

      É uma fruta tropical formada em cachos na árvore chamada bananeira.
     As bananas constituem o quarto produto alimentar mais produzido no mundo, em seguida ao arroz, trigo e milho.

      É originária do sudeste da Ásia, sendo atualmente cultivada em praticamente todas as regiões tropicais do planeta. Seu valor nutricional é constituído de proteínas, água, carboidratos, magnésio, sódio e potássio, entre outros. É uma fruta versátil, tanto que possui variedades como a banana-da-terra, banana prata, banana-maçã, e banana ouro. A banana nanica, mais consumida no Brasil, é muito utilizada em bolos, doces e outros pratos da culinária brasileira, recebendo o nome de nanica devido ao tamanho da bananeira e não do fruto.



9 de dezembro de 2012

MAPA CONCEITUAL


MODELOS DE COMPOSTEIRA








AVEIA: BOA PARA A SAÚDE


      A aveiaAvena L., faz parte da família Poaceae, está incluída na subfamília Poideae e gênero Avena. Este gênero engloba 450 espécies, sendo que as que recebem maior atenção pelos agricultores são Avena sativa e Avena byzantina. Os produtores de maior destaque no cenário mundial pela intensidade com a qual produzem a aveia são russos, canadenses, norte-americanos, alemães, australianos, finlandeses, poloneses e suecos.
       A aveia é um alimento cereal nutricionalmente rico. Possui muitos elementos fundamentais para se ter uma dieta alimentar saudável, como cálcio, ferro, carboidratos, vitaminas, minerais e, especialmente, as fibras. Por ser de fácil preparo e de muitas combinações alimentares já que não possui um sabor relevante, a aveia tem ainda esse apelo natural: as fibras. Esse elemento maravilhoso é um prato cheio para quem precisa regular o intestino, pois consumindo a dose certa indicada por um especialista em nutrição, é possível “fazer as pazes” com seu intestino, combatendo a constipação intestinal (ou “intestino preso”, ou “prisão de ventre”).


        A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio(Ca), ferro (Fe) e proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras. A aveia está em evidência atualmente pelo alto poder benéfico de sua fibra solúvel, que está relacionada a um bom funcionamento intestinal, à diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e à manutenção de níveis adequados dos mesmos. Ajuda, ainda, a reduzir o risco de doenças cardíacas.

Quantidade recomendada: 40 gramas por dia de farelo de aveia ou 60 gramas de farinha de aveia.

8 de dezembro de 2012



TIRIBA-DE-TESTA-VERMELHA

A tiriba-de-testa-vermelha (Pyrrhura frontalis) também é conhecida como tiriba, tiriva, tiribaí, tiribinha, fura-mato, periquito-tapuia, é uma ave encontrada desde a Bahia até o Rio Grande do Sul, bem como no Paraguai, Argentina e Uruguai.

Habita regiões florestais, geralmente em bandos. Mede cerca de 27 cm de comprimento. Tem coloração verde, com a zona auricular pardacenta, a fronte, abdome e face inferior da cauda são da cor vermelha. Alimentam-se de frutas e sementes.


Foto: Daniela Gonçalves Oliveira