25 de fevereiro de 2013

A INTRODUÇÃO DE ESPÉCIES EXÓTICAS É SEMPRE NOCIVA À NATUREZA?

    Espécies exóticas, não nativas ou introduzidas são aquelas que vivem fora da sua distribuição natural, em locais onde seria impossível encontrá-las sem a interferência humana. Praticamente todos os ecossistemas com os quais o homem mantém contato regular contêm seres vivos que foram transportados por ele. Uma espécie passa a ser considerada nociva (também chamada de peste e praga) quando causa um desequilíbrio no meio ambiente, prejudica a saúde humana ou leva a perdas econômicas. Um exemplo de espécie invasora que causou danos econômicos e ambientais é o do mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei), que chegou ao Brasil em navios vindos da Ásia. Ele foi identificado no Rio Grande do Sul, mas, após se transportar por diversos rios, já foi visto no Pantanal. O animal representa uma ameaça aos ecossistemas aquáticos e vem causando entupimento em tubulações de usinas hidrelétricas. Outro exemplo é o do caramujo-africano (Achatina fulica), molusco terrestre que foi introduzido no Brasil nos anos 1980 para consumo humano. Como a atividade não se mostrou lucrativa, os criadouros fecharam. Os animais foram descartados vivos e se multiplicaram rapidamente, invadindo vários tipos de ecossistema. Atualmente, esse caramujo já tem ocorrência registrada em todo o território brasileiro. Por devorarem folhas, flores e frutos de plantas de importância agrícola, ornamental e ecológica, causam estragos incalculáveis. Por lei, a introdução de espécies deve seguir a regulamentações do Ministério da Agricultura e de outros órgãos.

MEXILHÃO-DOURADO (à esq.) Da Ásia para o Pantanal, entupindo tubulações em hidrelétricas CARAMUJO-AFRICANO Chegou ao Brasil para servir de alimento, mas virou praga.

Fonte: www.revistaescola.abril.com.br

11 de fevereiro de 2013

O BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO

Pouco se fala sobre ele na mídia, mas o buraco na camada de ozônio ainda é preocupante e pode causar danos à saúde humana, como cegueira e câncer de pele. 

Saiba mais sobre o fenômeno:


LIGAS METÁLICAS



Procure na Tabela Periódica o bronze. Encontrou? Isso provavelmente não vai ocorrer, mas por que, se o bronze tem praticamente todas as características dos elementos do grupo dos metais?

O que ocorre é que o bronze não é um metal, muito menos um elemento químico. Na realidade ele é uma liga metálica.

Por exemplo, o bronze, citado anteriormente, é uma liga metálica em que se misturaram os metais cobre (Cu – 90%) e estanho (Sn – 10%).

A produção dessa e de outras ligas metálicas se dá normalmente pelo aquecimento conjunto dos metais, até que eles se fundam e se misturem completamente; seguido de seu esfriamento e solidificação.

No nosso cotidiano é muito comum a presença dessas ligas, pois elas podem ter suas propriedades amplamente alteradas por meio do processo utilizado na sua preparação e também pela proporção em que esses elementos são misturados. Em razão desse fator, as ligas muitas vezes acabam sendo mais eficazes que os metais puros e são preparadas com várias finalidades e usos.

Por exemplo, o ferro puro oxida facilmente com o ar, o magnésio é muito reativo e inflamável, o ouro e a prata são moles, etc. Assim, ao misturar esses metais com outros metais ou com outros elementos é possível conseguir materiais com as propriedades desejadas, como maior dureza, menos reatividade e assim por diante.

Vejamos alguns exemplos abaixo:

Fonte: Brasil Escola

Aplicações de ligas metálicas:


Fonte: www.alunosonline.com.br/quimica/ligas-metalicas.html

PARA SABER MAIS...

Ótimo material para aprofundamento do assunto, basta seguir o link:

ftp://ftp.unilins.edu.br/simone/Tecn%20dos%20Materiais%20(109.132)/Aula%203_22%20agosto_Cap%20III-Ligas%20Metalicas.pdf

ATIVIDADES

1. Leia as afirmações referentes as ligas metálicas e coloque V ou F, corrigindo as falsas:

(    ) aço é uma liga de ferro e carbono.
(    ) ouro 18K é constituído de 75% Au e 25% Zn.
(    ) no latão verifica-se principalmente chumbo e cromo.
(    ) o cobre é o principal constituinte do bronze.
(    ) o cobre é o principal constituinte do aço.
(    ) amálgamas são ligadas por Hg com outros metais.

2. Cite algumas utilidades ou objetos que contenham ligas metálicas.

CONHEÇA OS 10 PONTOS MAIS CRÍTICOS (HOTSPOTS) DE DEVASTAÇÃO DA NATUREZA:



      Considerando a porcentagem de vegetação original destruída, a bacia do mar Mediterrâneo é a região mais agonizante do planeta: apenas 4,7% da área original segue intacta e 32 espécies de animais endêmicas (que só existem no próprio lugar) estão ameaçadas de extinção. Mas neste ranking ingrato há outras nove regiões com mais de 90% do território original destruído.

      Elas fazem parte de uma lista de 34 regiões definidas por organizações ambientais como as mais importantes para a conservação da biodiversidade mundial. São os hotspots: locais que possuem ao menos 1 500 espécies de plantas endêmicas e já perderam 70% ou mais de suas áreas originais. Juntas, as 34 regiões ocupam menos de 3% da superfície do planeta, mas concentram 50% de todas as espécies vegetais e 42% de todos os vertebrados da Terra.

   "Você acaba com a força de evolução do planeta quando interrompe de maneira tão abrupta a existência dessas regiões riquíssimas", afirma a bióloga Monica Fonseca, da ONG Conservation International do Brasil. Duas dessas regiões estão no Brasil: a mata Atlântica, com 8% da cobertura original, e o cerrado, com 20%.

Fonte: Revista Mundo Estranho

9 de fevereiro de 2013

É POSSÍVEL CONSTRUIR UM ÁTOMO?

      Sim! É super fácil, quer dizer, desde que você tenha em mãos um acelerador de partículas (um aparelho enorme usado por cientistas para fazer os átomos colidirem uns nos outros a uma velocidade muito próxima à da luz).




      Para criar um elemento químico qualquer, basta jogar dois átomos diferentes num acelerador, um de encontro ao outro. A pancada fará com que o núcleo desses átomos se fundam (fusão nuclear). Como os elementos químicos se caracterizam pelo número de prótons no núcleo, o resultado da fusão é um terceiro tipo de átomo. Por exemplo, fundindo o núcleo do Deutério H-2 (Isótopo de Hidrogênio) com o núcleo do Trítio H-3 (outro isótopo de Hidrogênio), obtém-se o Hélio (He) com 2 prótons. A fusão nuclear também é utilizada para criar elementos novos, que não existem na natureza, como exemplo temos: amerício (Am 95), califórnio (Cf  98).


      O problema é que os átomos obtidos por fusão nuclear acumulam tanta energia que seus núcleos ficam instáveis e começam a perder partículas, tornando-se radioativos. 


A FRONTEIRA FINAL


               
http://planetasustentavel.abril.com.br/infograficos/popup.shtml?file=/infoIce


Nos pólos estão gravadas as informações que permitem entender o passado e fazer uma aposta segura de como será o futuro da Terra. O Ártico e a Antártica são ao mesmo tempo o termômetro das atuais alterações ocorridas no clima e um arquivo minucioso da história da atmosfera nos últimos milhões de anos. O que se ouve nos pólos agora é, infelizmente, um grito agônico: as mudanças que estão acontecendo por lá são mais rápidas e intensas do que as sentidas em qualquer outra parte do mundo.

No Ártico, o ritmo da elevação da temperatura na atmosfera é o dobro da média global. A calota gelada do Oceano Ártico deve desaparecer totalmente durante o verão a partir de 2060. Na escala geológica, meio século é um piscar de olhos. As crianças de hoje serão testemunhas dessa mudança brutal e talvez não possam ver ursos-polares fora de zoológicos.

A sobrevivência desse magnífico predador na natureza está ameaçada pela redução da área de mar congelado, seu território de caça. No sul, registra-se a formação de áreas verdes maior do que o comum na Península Antártica, antes predominantemente branca, como o resto do continente. Ninguém pode ficar indiferente diante dessas mudanças. O que ocorre nas regiões polares tem repercussão direta no equilíbrio climático em escala planetária. 

A compreensão do que acontece nos pólos se tornou tão crucial e urgente que mais de sessenta países, entre eles o Brasil, estão mobilizando 10.000 cientistas e vão dedicar 1,5 bilhão de dólares a 228 projetos de pesquisa no Ártico e na Antártica, como parte do Ano Polar Internacional 2007-2008, que começou em fevereiro.

O pano de fundo das pesquisas é o aquecimento global, que é causado pelo aumento dos gases do efeito estufa na atmosfera, principalmente o dióxido de carbono, resultado da atividade humana. Esses gases formam uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedindo que a radiação solar, refletida pela superfície em forma de calor, se dissipe no espaço. O efeito estufa é um fenômeno natural, que garante as condições de temperatura e clima necessárias para a existência de vida na Terra, mas agora se tornou sufocante.

Quando esse mecanismo delicado saiu dos trilhos é uma das perguntas às quais a Antártica começa a responder. Quando a neve se solidifica, pequenas bolhas de ar ficam presas no gelo. O exame dessas bolhas em gelo formado nos últimos 720.000 anos, extraído na Antártica, mostra que a concentração de dióxido de carbono na atmosfera tem oscilado para mais e para menos ao longo dos séculos, mas nunca foi tão elevada como hoje.

O terceiro relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), da ONU, divulgado na sexta-feira passada, coloca o Ártico no topo da lista das regiões sob pressão do aquecimento global, devido à elevação da temperatura superior à média mundial. As mudanças aceleradas na criosfera - como é chamado o conjunto dos ambientes congelados da Terra - terão repercussões dramáticas nas outras partes do mundo.

"As regiões polares são como gigantes adormecidos: seu despertar será sentido com violência em toda parte", disse a VEJA o oceanógrafo americano Paul Berkman, da Universidade da Califórnia, que há mais de vinte anos pesquisa as regiões polares.

Os pólos, devido a suas baixas temperaturas, ajudam a manter o clima global ameno, alimentando as correntes marítimas, resfriando as massas de ar e devolvendo ao espaço a maior parte da energia solar que recebem, graças a suas vastas superfícies brancas.

Por isso, mesmo alterações aparentemente pequenas nos ambientes polares podem quebrar o equilíbrio climático do planeta . "Algumas projeções indicam que a superfície do Oceano Ártico vai ficar 12 graus mais quente quando todo o gelo derreter, alterando dramaticamente o clima no Hemisfério Norte", disse a VEJA o australiano Tim Flannery, autor do livro Os Senhores do Clima (Editora Record).

Uma dificuldade para a humanidade se preparar melhor para as mudanças climáticas decorre da falta de conhecimento científico sobre o Ártico e a Antártica. Os modelos meteorológicos usados na previsão do tempo ainda não dão o devido peso à influência dos pólos.

"Uma melhor compreensão do complexo sistema climático das regiões polares faria a previsão do tempo de três dias de antecedência ser tão acurada quanto a de dois dias é hoje", afirma Rainer Vockenroth, chefe da base alemã de pesquisas polares em Ny-Ålesund, no arquipélago norueguês de Svalbard, localizada dentro do Círculo Polar Ártico, a apenas 1 200 quilômetros do Pólo Norte. O mesmo tipo de conhecimento é necessário para antecipar com maior precisão os efeitos do aquecimento global em todo o planeta.

Já se sabe que o nível dos oceanos está aumentando 3 milímetros por ano por causa do derretimento do gelo dos pólos e dos glaciares das montanhas. A Groenlândia e a Antártica, que acumulam 99% do gelo do planeta, por enquanto respondem por 30% da elevação dos mares.

Os glaciologistas estão tentando descobrir agora se - e quando - a perda de volume desses dois imensos reservatórios de água doce chegará ao ponto em que a elevação anual do nível do mar será medida em metros, não mais em milímetros. Nas páginas seguintes, o relato dos repórteres de VEJA enviados ao Ártico e à Antártica.

CADEIAS ALIMENTARES DA FLORESTA AMAZÔNICA


Neste link: http://www.recreio.com.br/licao-de-casa/animais-da-amazonia-conheca-as-cadeias-alimentares-dos-bichos-da-floresta  você encontrará uma página interativa contendo alguns animais da Floresta Amazônica, seus hábitos, cadeias alimentares, etc.

Uma boa alternativa para trabalhar no Laboratório de Informática com os alunos.

COMO APROVEITAR O CARNAVAL E CONTINUAR CONTRIBUINDO PARA UM MUNDO MAIS SUSTENTÁVEL?

O Carnaval está chegando! Para os foliões, diversão garantida nos blocos de rua, desfiles e bailes. Para quem gosta de sossego, um feriadão para descansar ou passear. Mas será que é possível aproveitar a festa e contribuir para um mundo mais sustentável ao mesmo tempo? Veja aqui dez dicas de consumo consciente, que valem para os foliões de carteirinha e para quem vai curtir outra programação nesse período. São dicas simples e práticas para festejar a data sem culpa.


Confira!

1. Mais luxo que lixo
O aumento do turismo e o consumo de bebida e comida no Carnaval geram mais lixo que o normal. O aumento do lixo gera impactos na coleta (que fica sobrecarregada) e no armazenamento nos aterros. Mas o consumidor consciente sabe que um Carnaval bom mesmo tem menos desperdício de comida e de bebida, e tem uso de embalagens retornáveis... Enfim, tem mais luxo que lixo!

2. E viva o lixo no lixo!
Os blocos e desfiles aumentam a concentração de pessoas nas ruas das cidades. Já imaginou o que acontece quando elas jogam seus papéis, copos, embalagens e tudo o mais na própria rua? O lixo acumulado entope os bueiros e aumenta o risco de enchentes. Nas estradas, os detritos jogados nos acostamentos agridem e colocam em risco o meio ambiente e os animais. Nas praias, o lixo se espalha pela orla, vai parar no fundo do mar e, além de contaminar a água e consequentemente fauna e flora que nela vivem, seu recolhimento é muito trabalhoso. O consumidor consciente pode evitar estes impactos se levar consigo um saquinho para guardar as sobras do que consumiu até encontrar uma lata de lixo.

3. Re-fantasie-se
As fantasias de Carnaval são usadas, em geral, apenas por um dia. Para chegar até o consumidor, uma fantasia utiliza matérias primas, água e energia em sua produção, distribuição e transporte. Que tal reutilizá-las, trocá-las com amigos ou reformá-las? Utilizando a mesma fantasia mais de uma vez, o consumidor consciente dilui ao longo do tempo os impactos negativos ocorridos na produção dos materiais que compõem a fantasia. Além disso, evita que ela seja jogada fora e, assim, aumente a quantidade de lixo produzido desnecessariamente.

4. Excesso? Só de alegria
A combinação entre calor, comida comprada na rua, álcool e multidão pode ser indigesta. Também o consumo excessivo de bebidas é responsável pela maioria dos acidentes de automóvel e pelo início de diversas brigas de rua. O limite é definido por cada um. O consumidor consciente aproveita a festa protegendo a sua saúde e a de todos.

5. Pé e consciência na estrada
O turismo aumenta muito nos feriados prolongados. As viagens de carro são bastante comuns e ampliam o tráfego nas estradas, o risco de acidentes e a emissão de poluentes. Mas o consumidor consciente pode se organizar para viajar com o maior número possível de pessoas no carro, diluindo os impactos da viagem. Pode também planejar sua viagem de modo a ter o motor regulado, reduzindo em até 5% o consumo de combustível e emitindo menos gases de efeito estufa. Além disso, pode programar a saída de casa em horários de menos trânsito, reduzindo desta forma o tempo em marcha lenta e emissão maior de carbono. O turismo também pode ter impactos positivos: respeitando os costumes dos lugares visitados e prestigiando a cultura e economia locais, o consumidor consciente contribui para o desenvolvimento da região visitada.

6. Pirataria só na fantasia
Quando o consumidor consciente compra artefatos de festa, CDs e DVDs, ele pode exigir dos fornecedores nota fiscal, evitando a sonegação de impostos e o estímulo à produção ilegal, que alimenta o crime organizado.

7. Desplugue-se
Antes de viajar ou sair de casa por períodos prolongados para se distrair, o consumidor consciente pode tirar os aparelhos elétricos e eletrônicos da tomada, tais como televisão, DVD, micro-ondas, computador e carregador de bateria, a fim de economizar energia. O modo “stand by” – acionado quando o aparelho está desligado, mas conectado à rede elétrica pela tomada – faz com que o aparelho continue consumindo energia, podendo chegar a até 25% do que consumiria se o equipamento estivesse ligado.

8. Mergulhe na folia, mas deixe a água de fora
O Carnaval é uma época em que as cidades turísticas enfrentam sérios problemas de abastecimento de água em função do consumo adicional das pessoas que elas recebem. O consumidor consciente pode evitar tais problemas redobrando os cuidados com a água: brincando sem gerar desperdícios, tomando banhos mais curtos e aproveitando o calor para desligar o chuveiro caso demore ao se ensaboar ou para aplicar cremes nos cabelos.

9. Eu quero sossego
Aqueles que moram em cidades que não são destino de foliões e que não vão viajar podem aproveitar a tranquilidade e o tempo livre em atividades que valorizam o maior convívio com os amigos e com a família. Caminhadas, piqueniques, visitas a parques, museus e centros culturais são algumas sugestões que estimulam o bem-estar e podem ter menos impactos negativos no bolso e no meio ambiente!

10. O bloco do consumo consciente
O consumidor consciente também pode divulgar estas dicas para os amigos e familiares, convidando-os a fazerem parte de um movimento por um Carnaval mais sustentável. Espalhar estes princípios é como puxar um trio elétrico, atrás do qual só não vai quem ainda não entendeu que consumo consciente é o jeito mais fácil e acessível a cada um para fazer do mundo um lugar melhor para todos!

Fonte: www.akatu.org.b

LIVRO: COMPRA SUSTENTÁVEL

O link abaixo permite baixar o livro COMPRA SUSTENTÁVEL em formato pdf, trazendo abordagens sobre consumismo e sustentabilidade.

http://www.gvces.com.br/arquivos/130/CompraSust_web_dupla.pdf


JOGO SOBRE MATA ATLÂNTICA

Descubra o quanto você sabe sobre MATA ATLÂNTICA, neste Jogo online pretende despertar entre os consumidores a curiosidade em conhecer, respeitar e preservar a biodiversidade brasileira.



Siga o link:

http://mataatlantica.wwf.org.br/mataemjogo/

COMO COMPREENDER UM BIÓLOGO:


Tenha paciência ao caminhar com ele na rua. É provável que ele faça paradas freqüentes … sempre há uma formiga carregando uma folha gigantesca nas costas ou uma samambaia disposta de uma forma estranha num buraco do muro.

Ele acha isso incrível!!!

Toda vez que vocês entrarem em qualquer assunto que envolva a área dele, ele se empolgará. Finja que presta atenção no que ele diz. Finja que está entendendo também.

Entenda que o conceito de beleza de seu amigo biólogo é um tantinho diferente do seu. Sapos verdes, gosmentos e verruguentos são lindos. Escorpiões, aranhas, opiliões (hein??), ay-ays são todos lindos.

Tente não vomitar quando ele te mostrar as fotos da última necropsia feita num golfinho.

Simplesmente ignore quando o encontrar de quatro, agachado sobre o musgo… e faça o possível para que ele não te veja, pois uma vez que isso acontecer ele começará o discurso em biologuês: “são briófitas! São as plantas mais primitivas! Você acredita que elas não têm nem vasos condutores? E elas ainda dependem da água para a fecundação e…”

É provável que ele prefira ir para o congresso de Mastozoologia em vez daquela viagem romântica. Você quer ajuda-lo? Mostre que há outras coisas no mundo, por exemplo… convide-o para ir a um museu de arte. Ou a um grupo de discussão sobre literatura.

Ele terá tendência a chamar pinheiros de gimnospermas. E a pinha (de onde vem o pinhão) de estróbilo.

Não, ele não é um maníaco suicida se decidir entrar numa jaula para mergulhar com tubarões-brancos. Mas também não deve estar em seu juízo perfeito.

É melhor você assistir filmes como A Era do Gelo e Procurando Nemo com amigos que não sejam biólogos. Caso contrário, você ouvirá, durante o filme: “ah, mas baleias não têm essa conexão entre a boca e o nariz, o Marlin e a Dori nunca poderiam ter saído pelo nariz dela!” E quem se importa??


QUESTÕES SOBRE ASTRONOMIA



1. Que cientistas desenvolveram a teoria da Nebulosa Solar primitiva?
2. Há quanto tempo o Sistema Solar formou-se?
3. Como é chamada a nuvem de gás e poeira cósmica que havia inicialmente no Universo?
4. Que corpo celeste se formou inicialmente, no Sistema Solar?
5. O que é o Sistema Solar?
6. O que diz o Modelo Geocêntrico?
7. Que filósofo da Grécia antiga acreditava que a Terra era o centro do Universo?
8. O que fez o astrônomo Cláudio Ptolomeu em relação às ideias de Aristóteles?
9. O que são corpos celestes?
10. O que diz o Modelo Heliocêntrico?
11. Que cientista apresentou, no século XVI, o Modelo Heliocêntrico?
12. Que cientista, em 1610, utilizando uma luneta, comprovou que o Sol era o centro do Sistema Solar?
13. Quais são os planetas que compõem o Sistema Solar?
14. O que é um planeta?
15. O que são planetas rochosos? Dê exemplos.
16. O que são planetas gasosos? Dê exemplos.
17. Qual é o menor planeta do Sistema Solar?
18. Qual é o maior planeta do Sistema Solar?
19. Que planeta encontra-se mais próximo do Sol?
20. Que planeta encontra-se mais afastado do Sol?
21. Qual é o terceiro planeta do Sistema Solar, a partir do Sol
22. Que planeta é conhecido como Planeta Vermelho?
23. Que planeta é conhecido como o Planeta Azul?
24. O que é um planeta extrassolar?
25. Por que Plutão não é mais considerado planeta?
26. O que é o movimento de Rotação da Terra? O que ele determina?
27. O que é o movimento de Translação da terra? O que ele determina?
28. O que é um satélite?
29. Qual é o satélite natural da Terra?
30. O que é um satélite artificial?
31. Que fatores determinam a formação das Estações do Ano?
32. O que determina a formação do Ano Bissexto?
33. Quais são as fases da Lua?
34. Que movimentos a Lua realiza?
35. Explique por que a Lua brilha no céu, se ela não emite luz.
36. O que um cometa?
37.O que são as chamadas “ estrelas-cadentes” ?
38. O que é um meteorito
39. O que é uma estrela?
40. O que são anos-luz?
41. O que é uma constelação?
42. De que maneira alguns povos utilizam as constelações em seu dia-a-dia?
43. O que são galáxias?
44. Em que galáxia vivemos ?
45. Para que serve um telescópio?



Fonte: http://cienciaskatiabio.blogspot.com.br

8 de fevereiro de 2013

DICA DE VÍDEO:

Este vídeo mostra o que acontece com três órgãos vitais do corpo humano após a morte.

http://www.youtube.com/watch?v=fRrTms6oJ1Y

4 de fevereiro de 2013


A CONSTRUÇÃO DA FLORESTA


Foi em um tempo muito distante. Nesta época, o desenvolvimento tecnológico, social e cultural eram tão altos, que a fome não existia. A Humanidade folgava em muito conforto, espaços sempre verdes e confortáveis, mas isto fez com que a população crescesse tanto que quase todas as florestas e superfícies do mar eram residências ou escolas. As partes mais atraentes, como o Cristo Redentor ficaram intactas permitindo que o Homem contemplasse toda a vegetação e paisagem natural. A agricultura era tão bem desenvolvida que apenas produzíamos os alimentos em prédios, não eram mais necessários campos ou lavouras já que estas ocupariam muito espaço e seriam demasiadamente caros. Os bois e cavalos eram criados para o conforto humano em prédios com ar condicionado e alimentação adequada. Também conseguíamos controlar a qualidade do ar, dos rios e dos mares. Apesar da grande devastação causada, a tecnologia para tratar era tão avançada que poderíamos poluir e despoluir sempre à vontade. A água não faltava, a vida era sempre farta.
Furacões e terremotos eram controlados facilmente. As discussões políticas falavam em um limite de seres humanos no planeta e em mantê-los aproximadamente constante, não porque o mundo iria acabar ou faltassem alimentos, mas porque as pessoas estavam cansadas de ter que morar cada vez em prédios mais altos.
Em uma época muito confortável para todos, onde o crescimento humano estava estabilizado, todos se surpreendem com terríveis destruições causadas pelas plantas. Com uma força tão propulsaste, as plantas crescem desde dentro de casas até nos mais estranhos locais, como redes elétricas, estradas e navios. Seu crescimento se torna tão rápido e intenso destruindo tudo que não conseguíamos impedir, nem com tanta tecnologia, que as plantas, desde os mais simples musgos, passando por algas e todo tipo de planta com flor destruíssem os espaços abertos para os seres humanos comerem, estudarem, se divertirem. Até mesmo os prédios que abrigavam as plantações para o abastecimento de todos os alimentos começaram a não mais produzir como antes, e como se fosse uma mágica ou bruxaria, os prédios de plantações eram tomados por plantas invasoras fazendo com que os humanos começassem a morrer de fome. Não era mais possível nem produzir um pé de feijão porque ele misteriosamente era morto por outras plantas invasoras que cresciam rapidamente e sufocava o feijãozinho até a morte.
Os humanos não paravam de pesquisar a provável causa deste crescimento desordenado até que descobrem que um organismo extraterrestre vivia de clorofila e precisava de todos os espaços para si. As forças humanas conseguem lutar contra ele e garantir a volta do conforto e segurança, mantendo cafeterias, shoppings, escolas e outras formas de lazer como a caça, pesca, estradas livres para os carros além de casas grandes e suntuosas. Os prédios de alimentos voltaram a ter suas respectivas safras, com todos os controles possíveis para pragas e terremotos. Desta época em diante, a humanidade se voltou para apenas um tema, uma paixão, um hobby. Todos os famosos e todas as músicas famosas falavam do espaço. Todos pagavam fortunas para viajar para o espaço em busca de outros seres vivos.

                                                                                Fradman Sampaio Bertucci