20 de outubro de 2011

CÃES CAPTAM E SENTEM AS EMOÇÕES HUMANAS

          Pesquisadoras do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazr, em Portugal, constaram que os cachorros parecem sentir empatia pelas emoções humanas, tanto que os animais usados em terapias podem até adquirir as emoções de seus donos. 

De acordo com o estudo, os animais não copiam simplesmente as emoções que estão ao seu redor. Cães podem ficar chateados como uma criança quando criados em um ambiente familiar com brigas. E podem pedir por ajuda no caso de emergências, o que sugere certo grau de percepção e empatia. Mas não é fácil enganar um cachorro. Em um experimento em que os donos dos animais fingiram um acidente ou um ataque cardíaco, os cães ficaram confusos e não prestaram socorro.   Para as pesquisadoras, isso acontece porque o cão tem que sentir outros sinais, como cheiro e sons. Outro estudo mostrou que cachorros usados em terapias são afetados emocional e fisicamente por seu "trabalho", se beneficiando de massagens e outras práticas calmantes. De acordo com as cientistas, os cães são afetados pelas emoções humanas por que são descendentes dos lobo, caninos sociais, cooperativos e que sentem empatia por outros lobos. A evolução e a domesticação teriam feito com que os cachorros conseguissem sincronizar suas emoções às humanas. Outro motivo seria a seleção artificial, que buscou animais cada vez mais inteligentes – e provavelmente capazes de “entender” melhor as pessoas. Segundo o Discovery News, mais pesquisas devem ser realizadas para entender a origem do comportamento canino, as diferenças entre raças e a possibilidade de treinamento para essas habilidades emocionais.

15 de outubro de 2011

DIA DO PROFESSOR - 15 DE OUTUBRO



O VALOR DE SER EDUCADOR

Ser transmissor de verdades, 

De inverdades... 

Ser cultivador de amor, 

De amizades. 

Ser convicto de acertos, 

De erros. 

Ser construtor de seres,

De vidas. 

Ser edificador.

Movido por impulsos, por razão, por emoção. 

De sentimentos profundos, 

Que carrega no peito o orgulho de educar. 

Que armazena o conhecer, 

Que guarda no coração, o pesar 

De valores essenciais 

Para a felicidade dos “seus”.

Ser conquistador de almas. 

Ser lutador, 

Que enfrenta agruras, 

Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos, 

Buscando se auto-realizar, 

Atingir sua plenitude humana.

 Possuidor de potencialidades.

 Da fraqueza, sempre surge a força 

Fazendo-o guerreiro. 

Ser de incalculável sabedoria, 

Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”. 

É... 

Esse é o valor de ser educador.





FELIZ DIA DO PROFESSOR!!!!!

25 de setembro de 2011

ANELÍDEOS









Aula sobre Anelídeos

Objetivos:
1) Verificar a importância ecológica dos anelídeos.
2) Observar e identificar a morfologia externa da minhoca, em especial o clitelo, associando-o a reprodução.
3) Assegurar o entendimento e o registro pelo aluno da digestão, a respiração, circulação, reprodução, locomoção e excreção dos anelídeos.

Comentário:
Os anelídeos são de suma importância no ambiente, pois se alimentam de restos de vegetais e animais mortos, reciclando assim a matéria orgânica. Ao final de sua digestão, liberam adubo orgânico, rico em nutrientes, necessários ao bom desenvolvimento dos vegetais, favorecendo assim a agricultura. Ao se movimentar no interior da terra, movimentam enorme quantidade de solo, fazendo com que este fique mais arejado, devido aos túneis e receba maior quantidade de água. Este intenso movimento permite a mistura do solo de camadas mais profundas, com camadas mais superficiais, incorporando gases atmosféricos.

Desenvolvimento:
1) Formar duplas, e solicitar que os alunos façam a leitura de um texto  sobre Anelídeos, previamente selecionado pelo professor e discutam suas informações.
2) O professor deverá explicar a morfologia externa e interna, bem como a fisiologia dos anelídeos.
3) Em seguida, a classe fará a construção de um "minhocário", a fim de os alunos observem algumas características. Para isso, devem-se seguir os seguintes passos:
a) No aquário, os alunos colocarão primeiramente a areia.
b) Depois colocarão a terra vermelha.
c) Por último a terra preta.
d) Acrescentarão um pouco de água e folhas de vegetais.
e) Colocarão as minhocas.
f) Fixarão o saco de plástico preto ao redor do aquário com a fita crepe.
g) Os alunos deverão registrar em seu caderno e/ou elaborar um relatório.
h) Após algumas semanas, os mesmos deverão retirar o saco plástico, observar o ocorrido e registrar novamente a sua conclusão.

Materiais:
Aquário de vidro, areia, terra vermelha, terra preta, minhocas, folhas de vegetais, saco de lixo preto e fita crepe.

Sugestões e dicas:
O docente poderá discutir também a importância medicinal da sanguessuga.

Elaborado por Cristina Faganeli Braun Seixas.


OUTRA SUGESTÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MINHOCÁRIO

    Um minhocário é um modelo que representa um ambiente em que vivem as minhocas.
    Para construir um e observar a atividade desses anelídeos, sugerimos dois tipos de montagem, uma utilizando um aquário ou vidro e a outra com garrafas PET.

    Material:

ü Um aquário pequeno ou um vidro de conserva grande e de boca larga.
ü Terra de jardim (terra escura)
ü Terra de cor diferente (marrom claro, avermelhada ou areia)
ü Pó de giz
ü Pó de carvão
ü Algumas minhocas - Peça aos alunos que busquem algumas minhocas no quintal de casa. Eles deverão acondicioná-las em potes de margarina vazios ou potes de vidro. Lembre-os de furar a tampa para a entrada de ar no pote.
ü Um pedaço de tule ou tela de náilon (pode ser usada, velha, etc.)
ü Um pedaço de tecido escuro ou cartolina preta

    Montagem:

ü No fundo do vidro, coloque uma grossa camada de terra escura
ü Alterne com uma camada de terra clara e depois uma de pó de giz
ü Comece novamente com uma camada de terra escura, terra clara e pó de carvão.
ü Vá repetindo as camadas até encher o vidro.
ü Regue a mistura, mas não encharque de água, deixe úmido.
ü Sobre a camada superior, solte as minhocas.
ü Feche o vidro com tela de náilon ou tule.
ü Envolva o aquário com pano escuro ou cartolina preta.
ü Coloque num lugar que não bata Sol.
ü Aguarde uma semana.


    DICA: Se o professor desejar fazer o minhocário com sucata, sugerimos a construção deste com garrafas PET.

     MATERIAIS NECESSÁRIOS:

• Uma garrafa plástica (PET) grande
• Uma garrafa plástica (PET) mais estreita (opcional)
• Tesoura
• Água
• Folhas secas
• Capim
• Cascalho
• Terra Vegetal
• Areia
• Um grande pedaço de plástico grosso e opaco (ex.: um saco preto de lixo) ou um pedaço de tecido escuro, para cobrir o minhocário.

    PASSO A PASSO:

1. Prepare o minhocário: Lave a garrafa mais larga e corte seu topo, transformando-a numa espécie de "grande copo". Caso tenha a segunda garrafa (mais estreita), lave-a também e encha-a até a metade com água, colocando-a dentro da primeira (que já está cortada). A garrafa menor com água servirá para diminuir a temperatura do minhocário.

2. Agora coloque uma camada de cascalho no vão entre as duas garrafas (caso não possua a garrafa menor, coloque simplesmente no fundo da garrafa cortada). Depois, vá colocando alternadamente sobre o cascalho - em camadas de aproximadamente dois centímetros - a terra vegetal e a areia, começando pela terra. Quando o minhocário estiver quase cheio, acrescente uma camada espessa de folhas mortas e capim.

3. Chame a atenção dos alunos para as camadas de areia e terra vegetal do minhocário. Elas estão uniformes formando um claro-escuro. Numere estas camadas para, no final da experiência, observar o que mudou. 

4. Coloque algumas minhocas sobre a camada de folhas mortas. Espere que penetrem na terra. Lave bem as mãos após a operação.

5. Após alguns minutos, cubra o minhocário, pois as minhocas estão acostumadas a viver dentro da terra. Para imitar o ambiente escuro, cubra com um pedaço de plástico preto ou tecido grosso escuro, que não deixe passar luz.

6. Manutenção: Coloque o minhocário em local fresco e protegido. A terra deve ficar úmida, mas não encharcada, pois as minhocas morreriam afogadas. Deixe o recipiente assim, coberto e em local protegido, por duas semanas.

7. Final: Após as duas semanas, traga o minhocário para o centro da sala e retire o plástico que o envolve. Compare o que estiver vendo, com o formato das camadas de terra e areia do início da experiência.  A mudança mostra como as minhocas revolveram a terra. Após o término da experiência, devolva estes animais ao local onde os pegou.

    OBSERVAÇÕES E QUESTÕES:
   
Após a realização da experiência, trabalhe questões relativas ao comportamento dos anelídeos e do que pode ser observado, tais como:

a) Houve modificação na estrutura da terra colocada no ínicio da experiência? Como você explica isso? 
b) O tempo foi suficiente? Você acha necessário observar por mais uma semana?
c) Por que foi preciso envolver o minhocário com pano escuro?
d) Por que o minhocário não deve ser colocado em local que bata sol?
e) Por que não podemos encharcar o minhocário de água?

    Outras atividades com as minhocas:
1) Com o uso de luvas, observe algumas minhocas e localize o seu clitelo.

2) Coloque uma minhoca sobre uma folha de caderno e outra sobre uma lâmina de vidro. Elas conseguem se deslocar igualmente em ambas as superfícies? Explique.

3) Acenda uma lâmpada próxima a uma minhoca. Como ela reage? Instrua os alunos para não aproximar demais a luz da minhoca, nem a machucar os animais de maneira alguma.

   Todas as observações, como o passo a passo da confecção do minhocário devem ser registradas em um relatório, a ser entregue para o professor.



12 de setembro de 2011

MISS UNIVERSO 2011

Sei que não tem muito a ver com o perfil e assuntos do blog, mas não poderia deixar de parabenizar aqui a belíssima, elegantíssima e simpática Leila Lopes, angolana e vencedora do Miss Universo 2011.

10 de setembro de 2011

REINO ANIMAL - PLATELMINTOS E NEMATÓDEOS






















COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS:  Neste ano de 2011, tenho em uma turma de 6ª série um aluno com deficiência visual (cego), isso fez com que eu me sentisse desafiada a encontrar alternativas que pudessem explorar o sentido do tato e facilitar a compreensão daquilo que ele não pode ver. No estudo dos platelmintos e nematódeos utilizei massa cozida dos tipos talharim (corpo longo e achatado como dos platelmintos) e espaguete  (corpo fino, cilíndrico e afilado nas pontas como nematódeos). Para minha surpresa não só o referido aluno aproveitou a atividade, como toda a turma que envolveu-se bastante. Anteriormente, quando estudamos os poríferos, utilizei uma berinjela para que manuseassem, sentido a forma e textura (veja descrição completa na postagem sobre Poríferos). Infelizmente este meu aluno está mudando para outra cidade, sentiremos muita saudade pois é um menino querido, inteligente, um exemplo de superação. Sou grata a ele por avivar em mim meu lado de improvisação que estava meio adormecido, continuarei buscando materiais alternativos e atividades práticas para incrementar minhas aulas, pois todos os alunos aprendem mais dessa forma, e a Ciências fica uma disciplina mais atraente e divertida. Cada vez que chego na aula, eles já perguntam: " O que vamos fazer hoje?" "O que a senhora trouxe para a gente ver e pegar?"