Somos mais altos, mais fortes - e cada vez
mais gordos - do que nossos antepassados. Mas o quanto isso tem a ver com o
processo evolutivo pelo qual estamos passando? Discuta a evolução com a turma
Objetivos
- Estudar as teorias evolucionistas: Lamarckismo, Darwinismo e
Neodarwinismo
- Debater a evolução tecnofísica com os alunos
Conteúdo
Teorias da evolução
Tempo estimado
Duas aulas
Material necessário
- Computadores com acesso à internet
- Projetor multimídia para exibição do filme
- Cópias da reportagem "A evolução acelerada" publicada em Veja
(Edição 2266, de 25 de abril de 2012) para todos os alunos.
Introdução
Evoluir nada mais é do que um processo de transformações através
dos tempos. A alteração nas características hereditárias de uma população de
uma geração para outra caracteriza o processo da evolução humana. Para Darwin,
dessa transição surgem os indivíduos selecionados pelo meio e melhor adaptados
ao ambiente em que vivem, valorizando, assim, a permanência dos caracteres
especializados, os quais são constantemente melhorados na relação espécie -
espécie e entre espécie - meio ambiente.Nesta proposta, seus alunos estudarão
os conceitos das teorias evolucionistas e discutirão a concepção de um novo
campo de estudo: a evolução tecnofísica.
Desenvolvimento
1ªAula
Inicie a aula com uma discussão para verificar o quanto os
alunos já conhecem sobre o tema. O que é evolução? Como ela ocorre? Qual a sua
importância? Após a exposição das concepções dos alunos explique que evolução é
um processo de transformações ao longo do tempo e que essas modificações podem
originar novas espécies. Em seguida convide os alunos para assistirem ao filme
O desafio de Darwin.
Após a sessão, proponha uma discussão com a turma acerca das
teorias Lamarckista e Darwinista. Esclareça para a classe que o darwinismo é
cientificamente aceito e que hoje os estudos estão voltados para a chamada
Teoria Sintética da Evolução ou o chamado Neodarwinismo, o qual nada mais é do
que a incorporação dos conceitos modernos da genética às idéias de Darwin a respeito
da Seleção Natural. Porém, antes dos estudos e a publicação de Charles Darwin
no livro, a Origem das espécies, outro pesquisador deixou sua contribuição para
o atual conhecimento que temos hoje sobre evolução: Jean-Baptiste de Lamarck.
Lamarck postulou duas leis - apesar de não serem mais aceitas cientificamente-,
que ainda hoje são bastante conhecidas: a lei do uso e do desuso e a lei da
transmissão dos caracteres hereditários.
Para a primeira lei, Lamarck baseou-se no fato de que o uso
excessivo de determinadas partes do corpo, faz com que elas se desenvolvam
mais, enquanto o desuso levaria ao atrofiamento. Já na segunda lei, ele
acreditava que as mudanças que acontecessem no corpo devido ao uso ou ao desuso
seriam transmitidas para os descendentes.
Sobre a teoria da Seleção Natural pergunte aos alunos: por quem
ela foi postulada? Darwin? Caso eles respondam que sim, esclareça a turma que
essa teoria foi escrita por dois pesquisadores, Darwin teve a colaboração do
pesquisador Alfred Wallace. Peça que os alunos pesquisem em casa (em livros e
na internet) sobre os princípios da Seleção Natural - os quais serão
apresentados na próxima aula.
2ªAula
Comece a aula ouvindo o que os alunos trouxeram sobre a teoria da Seleção
Natural. Explique para a turma que nessa teoria os organismos que se
encontrarem mais bem adaptados ao meio no qual vivem têm melhores chances de
sobrevivência do que os menos adaptados. Aproveite esse momento para
desmistificar a ideia de que evolução é sinônimo de progresso. Isso porque uma
mesma característica que possibilita um maior sucesso, em um momento
específico, pode não ser tão satisfatória e favorável em outros momentos. Monte
junto com a classe na lousa, uma tabela contendo as diferenças entre evolução e
progresso, com exemplos.
Peça para que os alunos leiam a reportagem de Veja "A Evolução
Acelerada" na qual é relatada um novo campo de estudos na evolução humana:
a teoria tecnofísica. Explique aos alunos que não se trata de uma teoria
concorrente com a teoria darwinista e sim um novo olhar sobre estes estudos.
Enquanto a evolução darwinista é um processo lento, no qual são
exigidos milhares de anos para que as alterações sejam aprovadas e incorporadas
pela natureza, a evolução chamada de tecnofísica é muito mais rápida - e,
graças à tecnologia, as alterações são percebidas na mesma geração, e não são
transmitidas geneticamente para a próxima geração , não passando pelo processo
de aceite do ambiente.
Coloque o tema em debate na sala de aula questionando: quais são
as vantagens e as desvantagens da tecnologia para o homem? Discuta a relação
das adaptações ao meio, versus a tecnologia do mundo atual. Como é a evolução
dos tempos de hoje e as características do homem da nossa geração?
Discuta com a turma se existem diferenças entre a teoria de
Darwin e a teoria tecnofísica. Quais? O tempo e o ambiente influenciam essa
segunda teoria? Hoje o porte físico interfere na sobrevivência dos indivíduos?
Qual o papel dos avanços tecnológicos nesse processo?
Compare com a evolução que já ocorreu no ser humano e que levou
milhares de anos para chegarmos ao conjunto de características que temos hoje.
Vá, ao poucos, inserindo as ideias colocadas acima no plano de aula.
No final da discussão proponha que escrevam um texto opinativo com o tema
"Na trilha da Evolução" o qual compare a evolução darwinista com a
evolução tecnofísica.
Avaliação
Avalie a participação dos alunos em sala de aula, levando em
consideração o envolvimento com as discussões, a capacidade de posicionamento
frente a esse novo campo de estudo, a teoria tecnofísica. Avalie também a
pesquisa feita pelos alunos e apresentação da mesma, além do texto elaborado em
sala, o qual é, além de ótima forma de avaliação, uma boa oportunidade de
trabalhos interdisciplinares com a Língua Portuguesa, Sociologia e Filosofia.